CRÔNICAS – Apenas respire. Um recorte sobre a ansiedade por Flaviana Paula Mota

CRÔNICAS – Apenas respire. Um recorte sobre a ansiedade por Flaviana Paula Mota

Ela me falou que eu precisava mudar. Ela me garantiu que existia um problema, e eu precisava prestar mais atenção. Ela já sabia que não ia dar certo, então não adiantava eu continuar tentando.

A mente é assim: ela tem a capacidade de imaginar e tornar real o que ainda não aconteceu. Chamam isso de proteção. É como se algo dentro de nós evitasse a todo o custo a decepção.

O problema é que é impossível não se decepcionar. E com evidências ou não, diante de algumas situações criamos cenários alternativos como defesa, e contamos para nós inverdades só para tornar a dor mais suportável.

E são as dúvidas, a insegurança e o receio que persiste em ficar, que nos tornam inimigos capazes de sabotar o momento mais singelo de felicidade. O mundo lá fora está repleto de intenções ruins, mas permitimos que os nossos pensamentos assumam o controle e se tornem ainda mais ameaçadores, e é aí que tudo começa a dar errado.

É um estado primitivo, o de antecipar as coisas ruins e preparar a melhor defesa. Eu não sei como era definido antes, mas a ansiedade se tornou uma extensão do ser humano. E quando em sua bagagem existem perdas, rejeições e acontecimentos ruins, as memórias são ajustadas e retornam, junto com a dor e a certeza de que tudo acontecerá de novo e de novo.

E aí, é fácil não conseguir respirar. Quanto existe uma confusão dentro de você. E no próximo segundo, você não está bem, a roupa não está legal, estavam falando de você, aquela notificação foi suspeita.

Estamos todos em uma constante desordem, e nos protegendo de tudo que pode nos ferir, mesmo sendo o principal motivo de nosso próprio ataque.

E mesmo que falte o ar, mesmo que as palavras não saiam, mesmo que só tenha lugar para a ansiedade, é importante acima de tudo aceitar a crise, aceitar a desordem e simplesmente RESPIRAR.

Quando doer, e dentro de você uma verdade começar a ser contada, RESPIRE. Quando tiver certeza que algo está errado e só você não sabe, RESPIRE. A respiração é a resposta ao seu cérebro, é a pausa para dizer que você está no controle, é a maneira de fazer as pazes com a inquietação.

Leves ou perturbadores, respire. Os seus pensamentos estão em você, mas não são você. Você está no comando, e só você pode fazer isso por si mesmo. Então apenas RESPIRE.

Por FLAVIANA PAULA MOTA

Pular para o conteúdo