HOLLYWOOD E SUAS MAGIAS – Como tudo começou

HOLLYWOOD E SUAS MAGIAS – Como tudo começou

Os pioneiros de Hollywoodland, fundando a Meca do cinema — Foto: Divulgação

 Assistir ao seu filme favorito, com a celebridade que você admira pode te fazer lembrar de memorias imperdíveis, ou até mesmo te trazer a um momento Nostalgia, porém, nem todo mundo sabe como tudo surgiu em Hollywood e muito menos como surgiu a primeira câmera, os primeiros movimentos, quando o som foi inserido. Por isso eu te convido a vir comigo nessas próximas colunas a mais de 100 anos atrás e mergulhar nessa máquina do tempo para entender como tudo começou, e entender todo o processo que Hollywood teve que enfrentar para se tornar a capital do cinema mundial.

 Do cinema mudo, ao primeiro filme com música, a Era de Ouro de Hollywood, a chegada da tv e sua crise, a década de 60 e 70, a chegada do DVD e todas as mudanças tecnológicas que Hollywood passou durante mais de um século de história.

 Convido você agora a voltar comigo para 1891 quando surgiu um instrumento de projeção interno de filmes chamado Cinetoscópio criado por William Kennedy Laurie Dickson, chefe engenheiro da Edson Laboratories de Thomas Edison.

Edison em seu laboratório. — Foto: Divulgação

 O Cinetoscópio possuía um visor individual que permitia assistir, mediante à inserção de uma moeda a exibição de um pequeno filme em Lopping, na qual tinha imagens em movimentos, como por exemplo, animais amestrados e bailarinas.

O Cinetoscópio é um instrumento de projecção de filmes — Foto Divulgação

 Os filmes eram todos produzidos pelo Cinetógrafo, outra invenção de William Dickson e sua equipe de técnicos que estavam encarregados de fazer as tais invenções. Entretanto, Thomas Edison que patenteou ambos. Tendo a patente de Cinetógrafo solicitada em 24 de agosto de 1891 e formalizada em 31 de agosto de 1897, e do Cinetoscópio em 24 de gosto de 1981, tendo sua formalização em 14 de março de 1893.

 Com essas invenções fez com que Edison criasse posteriormente os Nickelodeos que seriam pequenas primitivas salas de cinema do início do século XX, onde tinha um piano ou um órgão que tocava músicas que combinavam com a cena fazendo a alegria da audiência e a fortuna de Edison.

Teatros Nickelodeon em Chicago — Foto Divulgação

 Por outro lado, Edison estava tão envolvido com suas invenções que não prestou atenção com o que estava acontecendo no resto do mundo, principalmente na França com os irmãos Lúmiere que fizeram a exposição do Cinamatógrafo em 1985 e no mesmo ano o britânico Robert William Paul criou o Teatógrafo (Teatrograph), um aparelho que projeta a imagem na tela.

 Mas os irmãos Lúmiere não pararam no Cinamatógrafo, e ainda em 1895 fizeram a primeira exposição cinematográfica do mundo. Em 28 de dezembro no café “Grand Café” em Paris eles exibiram 10 curtas para os convidados, sendo um deles o primeiro que se chamava L’Arrivée d’un Train à La Ciolat, com 52 segundos. O preço da entrada foi de um Franco.

 Porém, a França não para pôr aí, George Méliês que também estava na exposição dos Lúmiere, era iluminista, ator e o primeiro diretor no mundo com o filme Uma Viagem para a Lua (1902). O filme fez a audiência ficar impressionada com os efeitos visuais que mostravam muito verdade para a época. Entretanto somente em 1910 que Hollywood terá seu primeiro curta que será produzido pelo diretor-produtor D.W.Griffith para a Biograph Company.

 Em 1903, o filme The Great Train Robbery, o filme começou a mudar a linguagem de cinema colocando pela primeira vez o cross-cutting em cena, mudando de locações.

 Mas foi D.W.Griffith que moldou Hollywood para ser o que Hollywood é. Um dos diretores mais importantes, senão o mais importante para a historia do cinema mundial. Porém aqui eu vou trazer as 5 principais coisas que Griffith fez para o mundo fazer de Hollywood a capital mundial do cinema.

 Com uma carreira tão grandiosa, Griffith teve um currículo de mais de 450 filmes, entre curtas e longas. Mas foi com ‘O Nascimento de Uma Nação’ de 1915 que ele trouxe para o mundo controvérsias onde ele retrata a guerra civil nos Estados Unidos. Mas seu maior feito no cinema provavelmente foi Intolerância (1916). O filme tem uma narrativa diferente e com uma edição revolucionária contando 4 histórias ao mesmo tempo fazendo cortes entre uma história para a outra.

 Abaixo segue as 5 formas que Griffith fez que revolucionou o mundo do cinema;

 *Desenvolvimento de montagem

 Griffith não inventou essas técnicas, porém soube usar muito bem e aperfeiçoar ainda essas técnicas que antes era usada somente para montagem, Griffith usou essas técnicas para criar tensão e colocar suspense para a audiência. Para chamar ainda mais a atenção da audiência Griffith acelerava as transições para aumentar a tensão, principalmente quando o filme estava para chegar a seu clímax.

 *O primeiro blockbuster:

Ao longo da década de 1910 a maioria dos filmes eram curtos e muitos diretores e criadores de filmes tinham receio em fazer algo maior por medo da audiência não prestar atenção. Entretanto, Griffith não teve medo e fez o “Nascer de uma Nação’ que foi muito divulgado fazendo o filme ser um sucesso e tendo uma música orquestrada impecável. Muito falam que esse tenho sido o filme que mais deu lucro até a estreia de ‘Tudo o Vento Levou’ (1959). Com o seu trabalho de idealizador e inovador Griffith incentivou outros diretores como Cecil B. DeMille (Os Dez Mandamentos).

 *Aceitação do cinema como arte:

 Nos primeiros anos do cinema que coincidiram com os primeiros anos de carreira de Griffith, e nessa época o cinema era apenas uma curiosidade e não a sétima arte como temos hoje. Entretanto Griffith nunca se preocupou com isso e fez de cada filme uma verdadeira obra de arte, principalmente em seu filme Intolerância onde ele trazia 4 linhas de narrativas diferentes e em períodos diferentes na história fazendo a história se ligar. Infelizmente Intolerância não teve uma bilheteria suficiente que pagasse seus custos, mas até hoje é conhecido como um dos primeiros filmes visionários da arte e muito usado por escolas de cinema para diretores iniciantes analisarem as técnicas que Griffith utilizou naquela época.

 *Aperfeiçoamento de técnicas de filmagem importantes;

 Apesar do close-up já ser utilizado na época, Griffith usou dessa técnica para mostrar as expressões dos atores e dar mais emoção ao filme fazendo com que a audiência entenda melhor o propósito do filme e a narrativa ficava mais limpa e impactante. Mas o que marcou Griffith foi a câmera em movimento, mesmo que essa técnica também já fosse usada desde o início de 1900, Griffith aperfeiçoou de um jeito que é como se ele tivesse a feito. Um exemplo disso é no filme que já foi anunciado acima “O Nascer de uma Nação” onde Griffith usa a técnica com tanta perfeição que é comparada a uma obra de arte de acordo com o crítico de cinema norte-americano Roger Ebert.

 *Cinema enquanto agente de mudança social;

 Griffith sempre esteve envolvido com movimentos sociais e em todos os seus filmes terá alguma coisa que represente, especialmente em ‘O Lírio Quebrado (1919), o filme foi lançado em uma época que que os Estados Unidos da América estavam tendo comportamento racista contra os chineses. Esse também foi o primeiro filme de romance inter-racial da história de Hollywood.

 Se você tem curiosidade em assistir a filmes dessa era vou deixar abaixo uma lista deles onde estão disponíveis no Youtube;

 O Nascer de uma Nação

 Intolerância

 The Great Train Robbery

 The Trip to the Moon

 Luzes da Cidade

 A Caixa de Pandora

 Metropolis

 

 Curiosidades de Hollywood

 O primeiro beijo em filme foi no filme ‘Kiss’ que teve duração de 26 segundos, filmado por Thomas Edison e protagonizado por John C. Rice e May Irwin.

 

 As tretas por trás das câmeras

 Muito se falou sobre a separação de Kim Kardashian e Kanye West, entretanto depois de um tempo em silencio Kim abre o jogo e fala o real motivo que fez ela se separar do Rapper. Ela disse em entrevista que cansou de ter sempre alguém mandando em sua vida e que ela queria ser feliz, dando a entender que o tempo em que esteve junto com Kanye West ela tinha que fazer todas as vontades do rapper e isso a deixava muito infeliz.

Por BEATRIS HOFFMANN

Pular para o conteúdo