MÃE ÁFRICA – Introdução às línguas nacionais angolanas

MÃE ÁFRICA – Introdução às línguas nacionais angolanas

 O português é a língua oficial de Angola, mas a maioria da população fala, como primeira língua alguma das línguas africanas de Angola ou simplesmente (línguas nacionais). Nas quatro regiões do país, estão distribuídas as oito (8) principais línguas africanas de Angola (línguas nacionais), que são: Umbundu, Kimbundu, Kikongo, Fiyote, Côkwe, Nganguela, Kwanhama, Nhanheka. Além destas, são faladas dezenas de outras línguas africanas e dialectos em Angola como Luvale, Bángala etc. As mesmas além de não constarem na escala das “línguas principais,” carecem de uma ampla pesquisa e estudo. É importante dizer que em alguma província de Angola, pode se falar mais de duas línguas nacionais, além da língua predominante daquela cidade.

 Os poemas angolanos aqui escritos, foram traduzidos em duas principais línguas africanas de Angola; Côkwe e Kimbundu.

 

 CÔKWE

 A língua Côkwe, se concentra sobretudo no nordeste de Angola e numa larga faixa que se estende até ao sul do país, mas também no extremo sudoeste da República Democrática do Congo (RDC) e no noroeste da Zâmbia. Os Chokwes destacam-se pela sua tradição artística particularmente pelas suas esculturas e máscaras; de destacar a famosa estatueta do pensador (SAMANYONGA) que se tornou um símbolo de Angola, a mesma está posta na nota da moeda nacional (Kwanza).

 O nome Côkwe apresenta algumas variantes (Tshokwe, Tchokwe, Chokwe, Batshioko) e entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos. Sua escrita é rica, apresentando algumas equivalências na escrita, mas com a mesma forma de leitura:

 A letra C tem equivalência com TX, CH, TSH, TCH; por isso, podemos escrever o nome da língua em muitas formas mas com mesma pronúncia (Côkwe, Txokwe, Chokwe, Tshokwe e Tchokwe).

 A letra N + J tem equivalência com NDJ, por exemplo, Hanji ou Handji.

 A letra L + i tem a pronúncia de R + i, por exemplo Linene (Rinene).

 

 KIMBUNDU

 É uma das línguas Bantus mais faladas em Angola, onde é uma das línguas nacionais. Kimbundu é uma língua relacionada as línguas Songo, Sama, Bolo, Bali, e ao dialecto Mbamba, é uma língua com grande relevância, por ser a tradicional língua da capital de Angola – Luanda, hoje provavelmente com mais de cinco milhões de falantes; é falada maioritariamente na região centro-norte nas províncias de Luanda, Malanje, Bengo, Cuanza-sul, Cuanza-norte e uma pequena parte do Uíge . O kimbundu, emprestou muitas palavras a língua portuguesa e importou desta alguns vocábulos.

 O decreto de 1919, durante o período colonial português proibiu o uso das línguas locais nas escolas e tornou obrigatório o português; isso reduziu fortemente o uso de kimbundu entre as populações educadas e urbanas a favor do português. Por outro lado, o kimbundo foi aprendido por uma parte significativa da população portuguesa da região, e muitas palavras em kimbundu passaram para o quotidiano português falado lá. Nos anos 60 e 70, até os grupos musicais brancos e racialmente misturados costumavam a cantar canções em kimbundu, por exemplo, “Monami e Kamba iyami.”

Por ALEGRIA MAURO T. MANUEL

Pular para o conteúdo