NAU LITERÁRIA – Entrevista com Lucas Felix

NAU LITERÁRIA – Entrevista com Lucas Felix

Professor, escritor, pesquisador, psicólogo, escritor, palestrante graduado em Psicologia, pós-graduação em Administração dos Serviços de Saúde pela UFRP; Mestre em Ciências e Valores Humanos pela Uniube; doutor em Ciências da Saúde pela USP-SP, publicou vários, artigos científicos. Atuou como, psicólogo e Consultor da Comunidade Terapêutica Nova Jerusalém. Atuou como professor de pós-graduação das Faculdades Santo Agostinho (Montes Claros), UFTM, Uniube, Unipac, UFU e IFET (CEFET) (ensino superior), e Anglo e Objetivo (ensino fundamental e médio). Membo efetivo da Academia de Letras do Brasil,Seccionl Uberaba-MG.

ENTREVISTA

 

1

REVISTA THE BARD – Quem é Lucas Felix?

LUCAS FELIX – Lucas Felix é um psicólogo que se aventurou a escrever sobre a sua visão de mundo. Suas obras visam o encantamento e a audácia para enfrentar desafios com a maior leveza e empatia possíveis. É sua marca ser bem humorado, otimista e afetuoso em suas relações pessoais, profissionais e em suas obras.

 

2

 

REVISTA THE BARD – Como se deu sua entrada no mundo literário?

LUCAS FELIX – Em 1995 surgiu uma ideia de passar a um livro a experiência que obtive em uma dinâmica de grupo apresentada em inúmeros locais com diferentes amostras populacionais: adolescentes, jovens, adultos, secundaristas, universitários e profissionais de diversas áreas de atuação.Tomei as discussões e compilei uma amostra das principais respostas ao desafio e transformei isso em uma aventura, um romance, uma história de superação e coragem.

 Adorei a criação daquele primeiro livro e senti que poderia se transformar em algo maior, pois a repercussão foi incrível e em pouco tempo já tinha praticamente esgotada essa edição. Não encontrei incentivo então levei um bom tempo para lançar a segunda edição e o próximo livro. Depois de muitos anos reencetei a marcha e relancei os dois livros que já possuía, com atualizações e revisões, tornando-os mais comerciais. Lancei um terceiro livro que foi sucesso desde a produção e posteriormente participei de três antologias.Hoje já tenho mais três livros prontos para serem lançados e mais cinco sendo gestados.

 

3

 

REVISTA THE BARD – É notívago ou só cria à luz do dia?

LUCAS FELIX – Grande parte dos livros são escritos durante as pequenas lacunas que tenho no dia a dia, nos feriados e nas férias. Mas quando surge a oportunidade escrevo à noite também.

 

4

 

REVISTA THE BARD – Tem sonhos literários? Quais?

LUCAS FELIX – Adoro a ideia de me transformar em um escritor profissional. Tenho muitos projetos já iniciados e três livros praticamente prontos. Meu sonho é conseguir divulgação desses livros e torná-los conhecidos em todo território nacional, principalmente em escolas de ensino fundamental e secundárias.

 

5

 

REVISTA THE BARD – Literatura como risco ou libertação?

LUCAS FELIX – Meus livros tem um conteúdo didático e otimista diante dos desafios da vida. Espero poder transmitir a ideia de que o ser humano vale a pena; que a vida é digna de ser vivida; e as pessoas possuem um lado confiante, positivo e afetivo.

 

6

 

REVISTA THE BARD – Além da psicologia, quais outras formações acadêmicas você possui?

LUCAS FELIX – Picologia,Administração dos Serviços de Saúde pela UFRP; Mestre em Ciências e Valores Humanos pela Uniube; doutor  em Ciências da Saúde pela USP-SP, especialização em psicologia Transpessoal. Entretanto, sou amante do conhecimento, da arte, da cultura, da religião e da vida de modo geral. Busco incessantemente o conhecimento em diversas áreas e vejo-me como um “buscador”.

 

7

 

REVISTA THE BARD – Sabemos que Castanheda é referencial para suas obras. De que maneira ele entrou na sua vida?

LUCAS FELIX – Na minha formação acadêmica fiz um curso de especialização em psicologia Transpessoal com a célebre psicóloga Alci Cabral. Em meio ao curso, Alci sugeriu a leitura de livros de Carlos Castaneda. Isso foi por volta do ano de 1988. Desde então me tornei um devorador de suas obras e ensinamentos. Já li os 12 livros de Castaneda mais de seis vezes e investigo todas as obras e informes sobre sua obra, sua vida e seus ensinamentos.

Coloquei os ensinamentos de Castaneda em minha vida pessoal e profissional, e acredito que sejam o alicerce de minhas buscas e aprimoramento pessoal.

 

8

 

REVISTA THE BARD – A psicologia perpassa por várias vertentes, uma delas é psicologia reversa,  qual sua opinião obre ela?

LUCAS FELIX – A psicologia reversa pode auxiliar o profissional a obter respostas mais adequadas para o seu cliente, posicionando-o de maneira diversa a que estava acostumado. A ideia é mostrar ao cliente que é possível obter melhores resultados se a sua atitude se modificar. Porém a estratégia é de uso terapêutico, e sua utilização precisa de um contexto ético e profundamente profissional, para não se incorrer em manipulação e desvio de conduta moral.

 

9

 

REVISTA THE BARD – Quais os títulos de sua obra e qual te identifica?

LUCAS FELIX – São três livros já publicados: “Um olhar com coração” é baseado em minha dissertação de mestrado e propõe uma maneira diversa de se olhar para o ser humano, principalmente em contexto terapêutico.

“Desafio” é um romance que propõe uma reavaliação de conceitos, preconceitos e valores, sendo apresentado sob a forma de uma história que possui suspense, humor e afeto. É o primeiro livro que escrevi, por isso tenho uma paixão mais longa e duradoura com o título, mesmo porque já tenho finalizado o Desafio 2, que a meu ver está sensacional!

“Fábulas” é um livro infantil para crianças de todas as idades. É leve, de fácil leitura e fácil digestão, mas nem por isso, menos intenso. São pequenas histórias que trazem em seu bojo lições para a vida, para os desafios diários, para uma melhor interpretação do mundo que nos cerca.

 

10

 

REVISTA THE BARD – Deixe uma mensagem para os leitores da Revita The Bard.

LUCAS FELIX – Gostaria que ficasse a impressão de que o mundo é um celeiro de boas vibrações, de boas energias, de boas pessoas. Sempre é possível escolher o lado bom, positivo, divertido, mesmo diante de situações complexas e ameaçadoras. O cuidado com o outro, o carinho e a ternura devem preencher aquelas lacunas de desalento, desespero e angústia.

Muito obrigada pel sua participação!

Boas Festas!

 

LIVROS

Por MAGNA ASPÁSIA

 

Pular para o conteúdo