PROSA POÉTICA – Sistema (Des)umano por Jaíris Cecília

PROSA POÉTICA – Sistema (Des)umano por Jaíris Cecília

Eu poderia jogar esse sistema, poderia dizer que ele é e está errado. Eu poderia falar o quanto esse sistema é nojento por reduzir mulheres incríveis a literalmente nada, poderia dizer o quão desumano ele é mesmo sabendo que o dito cujo foi criado pelos seres da mesma espécie que a minha. Eu poderia, e passaria horas falando disso, mas, é como eu disse: poderia.

Porém, não acho que as palavras fariam qualquer sentido se fossem ditas por mim, pois, faço parte desse mesmo sistema que tanto insisto em julgar e, quando eu digo que faço parte desse sistema, não estou dizendo que julgo as mulheres pelo que elas são, longe de mim fazer uma coisa dessas, afinal de contas, eu integro essa classe.

O que estou tentando dizer é que fui criada nesse sistema que me induziu a me importar com o que os garotos vão pensar referente a quem sou. Fui ensinada a me vestir corretamente, a sentar feito mulher e me manter calada, simplesmente porque não tenho direito de fala. Fui criada sabendo que a única coisa que tenho de interessante é o que há entre as minhas pernas, e que o único lugar para mim é uma cozinha brincando de casinha com um homem que não sabe sequer metade do meu valor.

Por JAÍRIS CECÍLIA

 

Pular para o conteúdo