TUDO SOBRE CINEMA – Todo dia a mesma noite

TUDO SOBRE CINEMA – Todo dia a mesma noite

 

FILME: Todo dia a mesma noite

 

A frase “Quem não conhece a história corre o risco de repeti-la” faz todo sentido quando a gente fala dessas duas séries que abordam o mesmo caso, só que de formas diferentes.

No aniversário de 10 anos do ocorrido, duas grandes plataformas resolveram fazer produções que remetessem à tragédia da Boate Kiss.

Na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, 242 pessoas morreram e outras 636 ficaram feridas na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.  A maioria eram jovens universitários.

A Netflix optou por adaptar o livro Todo Dia A Mesma Noite, de Daniela Arbex, que tem um enfoque maior nas famílias das vítimas e produziu a série Todo Dia a Mesma Noite com 5 episódios.

A série foi bem-produzida, tem um excelente roteiro, é extremamente comovente e tem atuações incríveis, o foco maior é para o ator Thelmo Fernandes, que me emocionou muito no seu papel de pai e ser humano lutador e guerreiro, características dos pais brasileiros.

Porém, a série da Netflix, que está em primeiro lugar no Brasil não agradou alguns pais das vítimas.

O que foi alegado é que a plataforma estaria explorando comercialmente a tragédia. Além disso, o grupo – formado por cerca de 40 familiares – alega que não foi comunicado sobre a produção.

Segundo a CNN Brasil, os pais não querem indenização, mas sim que sejam feitas adequações, como no trailer que mostra corpos enfileirados no ginásio, local para onde os mortos foram levados para identificação. Porém, muitos pais não tiveram estrutura para entrar e fazer o reconhecimento e até hoje não têm para ver a cena.

Já a Globoplay seguiu o caminho jornalístico investigativo e produziu um documentário também com 5 episódios que mostra a ótica da informação e é fiel ao registro histórico, sem esquecer que esse fato foi o que vitimou 242 vidas jovens e que isso é, sem dúvida uma linha tênue, já que estamos falando dos sentimentos das famílias das vítimas.

A série da Netflix vale a pena ser assistida e a série da Globoplay também, as duas são um tapa na cara da sociedade e abordam com sucesso a questão da impunidade no nosso país.

Para você ter uma ideia, aconteceu um caso idêntico na Argentina e todos os envolvidos foram presos, entre eles, bombeiros, músicos e donos da boate. O prefeito, além de ser exonerado do cargo ficou impedido de entrar novamente na vida pública.

No Brasil apenas dois integrantes da banda e os donos da boate Kiss foram indiciados pelo Ministério Público, uma pena…

Beijos!

 Clique aqui para assistir

 

Por CLAUDIA FAGGI

Pular para o conteúdo