VIDA DE AUTOR – Feiras e mais feiras na Literatura Brasileira

VIDA DE AUTOR – Feiras e mais feiras na Literatura Brasileira

Para iniciarmos este ano de 2024 com a coluna Vida de Autor, vamos conversar mais sobre os desafios de ser um autor independente. Já conversamos sobre diversos temas importantes nessa coluna exatamente com o intuito de desmistificar o mundo dos autores e os bastidores da escrita. Esse ano vamos nos aprofundar ainda mais, buscar o que nos move, o que nos conecta, quem pode nos ajudar a dar o passo seguinte e assim construir nossa carreira. Vamos conhecer detalhadamente essa rede de apoio fantástica que tantos autores utilizam para mostrar sua história ao mundo. E para começar, que tal falarmos das feiras literárias? Me acompanhem. Vamos desvendar os mistérios dos bastidores da escrita nacional juntos!

 

Feiras e mais feiras na literatura brasileira 

Quem nunca foi a uma feira do livro levante a mão. São espaços fantásticos onde podemos conhecer novos autores, conversar, falar sobre histórias, personagens, ouvir palestras, assistir a debates sobre a literatura, nacional. Posso dizer que temos feiras para todos os gostos. E se aventurar nelas sempre é uma ótima opção para conhecer melhor o mercado literário. Não importa se a feira é gigante, grande, pequena ou mini. O que mais importa nessa questão não é necessariamente o tamanho e sim as oportunidades que você pode descobrir em cada uma delas.

Quem nunca quis ter seu lançamento na Bienal do Livro, com uma tarde de autógrafos, fotos e muitos leitores? É fantástico com certeza, mas muitas vezes feiras menores atraem mais leitores voltados para o seu tipo de escrita do que você possa imaginar, Em feiras de grande porte as editoras disputam entre si o espaço e os leitores. Muitas vezes, aquela feira que ocorre uma vez por mês na praça da sua cidade, pode permitir que você encontre muito mais leitores fiéis ao seu livro, do que uma feira maior com mais publicidade.

Isso não quer dizer que você deva deixar de ir em uma feira, devido a sua publicidade ou tamanho. Pelo contrário, isso lhe diz que você deve entender melhor as oportunidades que cada local e cada porte de feira pode oferecer.

Quando você planejar ir a uma feira literária, pense da seguinte forma:

 

1  – Eu vou a entretenimento ou a negócios?

Aproveite as feiras maiores que ficam abertas durante vários dias ou as feiras menores, mas que se repetem periodicamente uma vez por mês, para dividir suas visitas para negócios /captação de novos leitores ou entretenimento. Tire um dia e vá conhecer a feira, veja as editoras, o que elas estão oferecendo, de que maneira, observe os clientes de cada estande, converse, consuma, viva a experiência como “Leitor”. E aproveite uma segunda visita para prospectar você como escritor, leve

 

informativos, ou brindes sobre seu livro, se possível consiga um lugar para realizar sua tarde de autógrafos, faça publicidade positiva nas redes sociais e distribua brindes dos seus livros. Existem diversas empresas que trabalham com esse nicho de brindes que pode te ajudar e até te surpreender com a quantidade de materiais diversos que você pode oferecer aos seus futuros leitores.

 

2  – Quais os nichos literários essa feira trabalha?

Aqui a questão é simples. Não vá a uma feira literária de ficção científica se você só escreve poesia romântica clássica. Agrupe-se. Quanto mais próximo do seu nicho o seu leitor estiver, será melhor.

 

3  – Crie Autoridade!

Vá com frequência às feiras literárias as quais você tem mais fácil acesso. Ser reconhecido pelos frequentadores, editoras, vendedores faz parte do negócio também. Ser conhecido no meio literário é tão importante quanto escrever bem e para isso você terá que sair do seu cantinho criativo e ganhar o mundo. Apareça! Deixe que as pessoas possam te conhecer melhor como “Autor”, sua vida pessoal o nome já diz é pessoal só diz respeito a você.

 

Quais feiras eu posso me aventurar e explorar novos leitores e territórios?

Ficam algumas dicas abaixo do que está para acontecer em 2024, só para vocês terem uma ideia de quantas oportunidades podem estar aí pertinho de vocês:

 

Fevereiro

  • Feira do livro infantil afro-americano – Filadélfia Exposição Internacional de Livros de Taipei – Taiwan

 

Março

  • A Feira do Livro de Londres

 

Abril

  • Feira do Livro Infantil de Bolonha – Itália Festival do Livro Adolescente do Norte do Texas
  • Feira Internacional do Livro de Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos Festival Internacional Literário de Gramado
  • Bienal do Livro da Bahia
  • Feira Nacional do Livro & Flipoços Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP Feira do Livro da Unesp

 

Maio

  • Feira Internacional do Livro de Salónica – Grécia LER – Salão Carioca do Livro – RJ
  • Bienal do Livro do Sul de Minas

 

Junho

  • Feira do Livro de Joinville

 

Julho

  • Feira do Livro de Hong Kong Feira do Livro de Brasília

 

Agosto

  • Rocky Mountain Book & Paper Fair – Colorado, EUA Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
  • Feira Literária Negra – Mairiporã

 

Setembro

  • Feira internacional do livro em Havana Feira internacional do livro – Madri Feira do Livro de Goteborg – Suécia
  • Bienal Internacional do Livro de São Paulo Feira do Livro de Guaxupé – FLIG

Outubro

  • Feira Literária de Tiradentes Feira Literária de Caraguatatuba

 

Novembro

  • Feira Literária de Campina Grande Festa Literária de Piracicaba
  • Festa Literária de Cametá reúne escritores, artistas e … FLISGO – FESTIVAL LITERÁRIO DE SÃO GONÇALO
  • Feira Literária Internacional do Xingu Feira do Livro de Florianópolis
  • FLIP – Festa Internacional do Livro de Paraty LER – FESTIVAL DO LEITOR

Dezembro

  • Feira do Livro de São Luís – FELIS
  • Balada Literária Recife / Teresina / São Paulo

 

A lista é grande e essas são só as que eu conheço, imagine se cada leitor dessa revista compartilhasse uma feira literária da sua região. A lista ficaria gigantesca e as oportunidades também. Se você tem uma feira que ainda não está aqui na lista, envie para mim o nome da feira pelas redes sociais. Assim podemos divulgar as feiras de sua região.

Vendo todas essas opções, digo a você leitor, a você escritor… Aproveite! Conheça cada feira que for próxima de você, converse com pessoas, conheça escritores, editoras, leitores e interaja. Essa é a palavra da vez, interaja.

E aí? Gostaram das dicas? Isso é só o comecinho, mas na próxima matéria podemos continuar falando mais sobre a vida de autor.

Aguardo vocês na nossa próxima edição!

Por LILIAN STOCCO

Pular para o conteúdo