Quem não gosta de histórias que te enlevam, te tiram da realidade dura do dia-dia e por um momento fugas nos levam para uma realidade maravilhosa, onde o impossível pode acontecer? Este é o sentimento ao se abrir um livro de fantasia.
O gênero literário fantasia faz parte da Ficção especulativa, que é o gênero de ficção que especula sobre mundos que diferem do mundo real. Junto com a fantasia, também estão contidas na ficção especulativa a ficção científica e o terror.
“Se a ficção científica é considerada o gênero do que podia ser/poderá ser, a fantasia é o gênero do que não é/não foi.”
Para conhecer melhor o gênero de literatura fantástica, precisamos conhecer como ela se difere dos outros dois gêneros.
- A Ficção Científica, em sua grande maioria, engloba o impacto da ciência na sociedade literária criada. Se baseia em teorias científicas comprovadas ou aquelas que ainda estão sendo especuladas.
- Já o Terror se utiliza dos elementos próprios da literatura fantástica para criar o sentimento de medo
- Por fim, a fantasia é aquela que carrega como característica mais forte uso de magia e elementos sobrenaturais em sua narrativa, cuja fuga da realidade é, geralmente, explicada por intervenções de divindades, magia, forças ocultas ou sobrenaturais.
Porém, em muitos casos, as divisões entre os gêneros não são muito nítidas, e assim são subdividas estas misturas nos subgêneros da fantasia.
Vamos conhecer os subgêneros da fantasia?
Fantasia capa, espada e feitiçaria
Fazem parte desse subgênero livros que descrevem um mundo totalmente novo, normalmente com um grande conflito que põe em risco o mundo literário criado uso de elementos éticos e políticos existentes entre os extremos de ‘bem versus mal’ abusando de elementos como a coragem e a força de seus personagens.
Fantasia urbana
É o subgênero fantástico em que a história ocorre no mundo real (ao menos em parte), causando no leitor o reconhecimento do nosso muito, e ao mesmo tempo o maravilhamento perante a situações inusitadas envolvendo magia, deuses, seres místicos.
Fantasia romântica
É um subgênero da fantasia com grande enfoque nos temas românticos, geralmente amor ou drama, em meio á batalhas épicas, mundos alternativos, dragões e outros elementos fantásticos.
Fantasia sombria
É o subgênero fantástico que envolve elementos do terror, do gótico e do sobrenatural. Vampiros, castelos são elementos corriqueiros neste subgênero da fantasia.
Fantasia científica (fantasia com ficção científica).
Subgênero que une fantasia com ficção científica. Pode ou não substituir a ciência pelo uso da magia, ou comparando as duas forças.
Conto (ou reconto) de fadas
Este subgênero da fantasia são histórias que se baseiam em contos folclóricos, tradições culturais e narrativas fictícias. Não abrangem necessariamente o mundo das ‘fadas’, mas podem dar ênfase na fantasia folclórica desse grupo de seres sobrenaturais.
Nos dias atuais, são feitas diversas releituras destes contos de fadas atualizando-os para os cenários contemporâneos, colocando os personagens em situações do nosso cotidiana, revendo conceitos que para nossa época não funcionam tão bem, como machismo, preconceito, relações abusivas, recontando essas histórias clássicas com um viés consciente e moderno.
Fantasia mítica
É o subgênero que mistura fantasia com mitologias e/ ou folclore, por vezes, colocando esses deuses e seres míticos no cenário moderno. Normalmente se mistura com a fantasia urbana.
Bônus:
Fantasismo do Brasil
pesquisadores de literatura propõem uma revisão do elemento insólito na tradição literária brasileira e concebem uma nova configuração da literatura contemporânea do país, dando a surgir um novo movimento: o Fantasismo. (veja mais da pesquisa em Fantástico Brasileiro – O Insólito Literário Do Romantismo Ao Fantasismo)
Realismo mágico
A corrente literária denominada realismo mágico deu-se no começo do século XX. Também conhecida pelos nomes: realismo fantástico ou realismo maravilhoso (Espanha), é considerada uma característica própria da literatura latino-americana.
A principal particularidade desta corrente literária é fundir o universo mágico à realidade, mostrando elementos irreais ou estranhos como algo habitual e corriqueiro. Além desta característica, o realismo mágico apresenta os elementos mágicos de forma intuitiva (sem explicação).
Qual o seu subgênero favorito de literatura?
“A Fantasia é escapista, e essa é a sua glória. Se um soldado é aprisionado pelo inimigo, não consideramos que é seu dever escapar?… Se valorizamos a liberdade da mente e da alma, se somos partidários da liberdade, então é nosso óbvio dever escapar, e levar conosco tantas pessoas quanto conseguirmos!”
J.R.R. Tolkien
Por JOSI GUERREIRO