Livro: O Peso do Pássaro Morto
Autor: Aline Bei
Alguns livros devem ser degustados, outros, por sua vez, devem ser digeridos. Esse é o caso do O Peso do Pássaro Morto onde o título é tão poético quanto o livro, um romance em versos com uma carga emocional densa, cruel e verdadeira.
A narrativa começa singela e ingênua como a própria personagem que tem apenas oito anos. E vai acompanhar toda a evolução dessa menina até ela se tornar uma mulher de cinquenta e dois anos. Uma vida toda tentando se encontrar em um mundo cruel onde a morte está sempre presente, onde a realidade é complexa e pesada. Tudo isso vai destruindo sua capacidade de amar e de ver alguma beleza na vida.
A história de uma mulher sem nome, que pode indicar ser a história de tantas outras mulheres que amadurecem diante de tantas perdas, de tantas violências, de tantos abandonos…
Em meio à tanta tristeza aparece um sopro de esperança, um sopro mesmo, na verdade ele se chama VENTO, ele chega pra resgatá-la e aparece no livro como um alívio, um respiro um breve sinal de que o amor existe.
O final é devastador, é preciso estar preparado. Impressionante a forma com que a autora pode te tocar tão profundamente em alguns pontos.
O livro é curtinho mas é grandioso!
“…é um bibelô de deus que deixa acontecer qualquer coisa no planeta Terra e assiste…”
Por PATRÍCIA SOUZA