Donatien Alphonse François de Sade, mais conhecido nobremente pelo título de Marquês de Sade ( Paris , 2 de junho de 1740 – Charenton -Saint-Maurice , Val-de-Marne , 2 de dezembro de 1814 ) , foi um escritor , ensaísta e filósofo francês , autor de inúmeras obras de vários gêneros que o tornaram um dos maiores e mais cruéis escritores da literatura mundial. Entre suas obras estão Amor, Aline e inúmeras obras de vários gêneros. Também lhe são atribuídas Virtude, Julieta ou a Prosperidade do Vício e Boudoir, entre outros.
A ele também é atribuído o famoso romance devassidão, que só foi publicado em 1904 e seria sua obra mais famosa. Foi adaptado para o cinema em 1975 pelo autor e cineasta: https://es.wikipedia.org/wiki/Neorrealismo_italianoPier Paolo Pasolini , que mais tarde seria assassinado por filmar no final daquele ano.
Característicos em suas obras são os anti-heróis, protagonistas de estupros e dissertações em que justificam suas ações, segundo alguns pensadores, por meio de sofismas. A expressão de um ateísmo radical, além da descrição de parafilias e atos de violência, são os temas mais recorrentes de seus escritos, nos quais prevalece a ideia do triunfo do vício sobre a virtude.
Frases de Marquês de Sade:
Se não sabes viver de pecados só te resta viver de vontades.
Só me dirijo às pessoas capazes de me entender, e essas poderão ler-me sem perigo.
Por TÔNIA LAVÍNIA