Livro: Caim.
Autor: José Saramago.
Sim, esse é aquele Caim, primogênito de Adão e Eva que, por desobediência, foram expulsos do paraíso. Os irmãos Caim e Abel, crescem e trabalham para seu sustento, e como prova de amor ofertam o fruto de seus respectivos trabalhos ao senhor, esse por sua vez, aceita sempre os frutos do trabalho de Abel, e nunca as ofertas de Caim. Começa aí uma rivalidade que vai acabar no assassinato de Abel pelas mãos de Caim.
Segundo o autor, o senhor aparece para Caim assim que ele mata Abel. E num diálogo repleto de acusações deus expulsa Caim da cidade, mas para assumir parte da sua responsabilidade na morte de Abel, promete proteger Caim de uma morte cruel.
Caim então parte para uma viagem muito maluca e acaba visitando, entre passado, presente e futuro, os principais eventos dos primeiros livros da Bíblia.
Do Éden ao Dilúvio Caim passa por diversos lugares, em diferentes épocas, onde pode testemunhar as ações de deus, que em sua opinião, são um tanto duvidosas e inescrupulosas.
Os diálogos são reflexivos de uma forma criativa e divertida.
Saramago, ateu declarado, levanta questões bastante pertinentes sobre como algumas histórias passadas de geração pra geração, através de livros sagrados, às vezes, não fazem o menor sentido.
Enfim, um livro muito divertido, reflexivo, bem escrito, de leitura agradável e repleto de ações.
Dica de livro bom pra caramba
Por PATRÍCIA SOUZA