ARTIGOS – Cultura milenar chinesa por Thiesca de Oliveira

ARTIGOS – Cultura milenar chinesa por Thiesca de Oliveira

A cultura china é a cultura mas milenar do mundo, com mais de cinco mil anos de historia!E dentro de suas celebrações ancestrais, arte e cultura, existem uma série de festividades e tradições como:

 

Calendário lunar chinês

O calendário lunar chinês,é do tipo lunisolar  e é chamado lunar porque se alinha às fases da lua.

O zodiaco chinês  associa um animal  que são: rato, boi, tigre,coelho, dragão, serpente,cavalo, cabra, macaco,cachorro e porco, segundo o ano de nascimento em doze ciclos anuais e que segundo a cultura, influi no destino e na  personalidade de cada pessoa associado ao ano que nasça.

Cada animal reina por um ano e tem seu significado zodiacal.

A caligrafia chinesa,se remonta a mais de 3.000 anos, na anistia dos Shang.Segundo a tradição o legendário inventor da caligrafia china: CANGJIE, obteve sua ideia ao observar as marcas das pisadas dos animais sobre a areia ou o lodo.

São em média mais de 50.000 caracteres  inventados ,mas nem todos são utilizados.

Temos também o turismo que é simplesmente maravilhoso conhecer,citamos aqui a famosa Ponte de Vidro sobre Altura,com 300 mts de largura, suspendida a 180mts sobre um carretilhado e a mais de 1.000 mts sobre o nível do mar, batizada também como ” A ponte dos homens corajosos”.

 

As artes marciais

As artes marciais têm como principal objetivo a defesa pessoal,possui cerca de 2.000 anos ,desde sua criação à sua evolução, o KUNG-FU, que hoje se denomina WUSH CONTEMPORÁNEO, ha logrado representação organizada em mais de 100 paises dos cinco continentes.

 

 Festas tradicionais

Das mais numerosas festas tradicionais da China, a festa do Barco do Dragão, é uma das mais importantes do país e se celebra desde mais de 2000 mil anos.

Essa festa  é celebrada  no dia 5  do quinto mês do calendário lunar chinés.

Sua origem se explica por meio de lendas,sendo a mais popular e conhecida pelo povo chiñês, que se comemora ao poeta patriota QU YUAN, onde desastrosamente o poeta soube que sua terra cairia em mãos de invasores e se suicidou, lançando-se ao Rio Miluo.

Ao passar dos anos, a população começou a comemorar esta data como uma grande festividade, realizando disputas deportivas em que participam  grandes barcos  com forma de dragão.

Además da competição, durante a celebração se comem os famosos ” zongzi,” pratos preparados com arroz glutinoso e diferentes tipos de carne, envolvidos em folhas de bambú ou de cana.

Um espetáculo maravilhoso onde a história, a  arte, a cultura  e a culinária desse país milenar, continuam vivas e presentes a cada geração!

Fonte de pesquisa:Instituto Confucio

Por THIESCA DE OLIVEIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo