TUDO SOBRE CINEMA – Einstein e a Bomba

TUDO SOBRE CINEMA – Einstein e a Bomba

FILME: Einstein e a Bomba

O documentário Einstein e a Bomba está na Netflix e com certeza veio para agradar os fãs de temática histórica.

O filme retrata o conflito moral sofrido pelo cientista alemão Albert Einstein ao se envolver com a criação da bomba atômica. A arma de destruição em massa foi usada pelos Estados Unidos contra o Japão durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

A produção conta com a direção de Anthony Philipson e o ator Aidan McArdle no papel de Einstein.

Além de momentos encenados por McArdle e outros atores, o documentário também apresenta imagens de arquivo e citações ditas pelo próprio cientista alemão, e é exatamente isso que faz toda a diferença nesta produção!

Em 1933, Albert Einstein já era o cientista mais famoso do mundo, mesmo assim se viu ameaçado pela perseguição sistemática de judeus que começava em seu país. Ele decide se refugiar em uma cabana na Inglaterra.

A relação do cientista com o Projeto Manhattan e com o criador da bomba, Robert Oppenheimer, já foi abordada pelo filme de Christopher Nolan “Oppenheimer” que levou o Oscar de 2024 de melhor filme entre outras premiações.

O documentário aprofunda as razões e os arrependimentos de Einstein na época, em uma mescla de imagens de arquivo e recriações.

 

A carta assinada por Einstein

A beira da Segunda Guerra, a descoberta da divisão do átomo fez com que a comunidade científica percebesse o potencial devastador da tecnologia nuclear.

Em 1938, Albert Einstein e Leo Szilard, um físico húngaro radicado na Alemanha, enviaram uma carta ao então presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, para alertar sobre o potencial militar dessa descoberta e a possibilidade de que a Alemanha nazista conseguisse desenvolver uma bomba atômica.

Os dois cientistas haviam saído da Alemanha após a ascensão do nazismo e atualmente trabalhavam em universidades americanas. Seu alerta fez com que o governo americano tomasse medidas: em outubro do mesmo ano, os Estados Unidos passaram a destinar os primeiros fundos para pesquisas nucleares com fins militares.

Tais pesquisas dariam origem ao Projeto Manhattan e, consequentemente, à devastação de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, matando mais de 110.000 pessoas.

Se você assistiu Oppenheimer, assistir Einstein e a Bomba oferece um plus a mais no conhecimento histórico do que realmente aconteceu na época. 

Vale cada segundo!

Beijos

Clica aqui para assistir

Por CLAUDIA FAGGI

Pular para o conteúdo