Entrevista feita pelo Chabir Tadeu com o convidado Poeta e Radialista Zainadine Nauaga.
Félix Taiob Samundine “Mr. Criativo” Artísta plástico (Pintura e dístico), escultor e produtor de várias obras contemporâneas. Residente no distrito de Morrumbala-Zambézia, nascido em Mafambisse-Dondo-Beira.
ENTREVISTA
1-Chabir Tadeu: Em poucas palavras, me fale um pouco sobre o Félix Taiob.
Félix Taiob: Eu sou Félix Taiob Samundine, mais conhecido pelo meu nome artístico “Mr. Criativo”. Atualmente morando em Morrumbala-Zambézia, sou amante das artes, em especial arte contemporânea. Nela tenho navegando nas áreas arte plástica (Pintura e dístico), artesanato em madeira ( Escultura e entalhe), vasos de pano e concreto.
2-Chabir Tadeu: Como você começou sua jornada como Escultor?
Félix Taiob: Bem, tudo começou em 2014 quando terminei os estudos e tinha muito tempo livre, fazendo pinturas não era suficiente então tomei a iniciativa de aproximar um velho escultor do bairro pra poder aprender com ele. Fiquei quase 2 meses só a observar a ele e tomei coragem e pedi pra que ele me ensinasse. Quando eu apreendi com ele na verdade, não levei muito tempo e abandonei porque ja era um artista plástico e ja fazia muitos trabalhos de pintura. Quando eu sai para outra província para me formar, depois de 3 anos eu decidi tentar fazer os trabalhos de escultura e hoje sou considerado uns dos melhores na minha cidade.
3-Chabir Tadeu: Quais são suas principais influências artísticas?
Félix Taiob: Na área de escultura tenho esse velho, de nome Lázaro João e os makondes de Cabo delgado.
4-Chabir Tadeu: Quais foram as dificuldades que tiveste ao iniciar com os seus trabalhos?
Félix Taiob: A dificuldade foi de ter material e instrumentos de trabalho. Eu ja estava a trabalhar no aparelho de estado e quando tentei falar com o meu mestre para me produzir algumas ferramentas de trabalho, por ele saber que já trabalho e tenho salário cobrou um preço muito alto. Daí decidi fazer as minhas próprias ferramentas, visto que essa área exige muita criatividade porque muitas ferramentas cá em Moçambique não vendem e o artista deve ser capaz de produzir sozinho tudo que necessita foi o que fiz e até hoje faço. A outra dificuldade foi na aquisição de material prima como o pau preto.
5-Chabir Tadeu: Atualmente, como a escultura se encaixa em seu contexto artístico mais amplo? (Alguma mensagem que transmite com suas esculturas?)
Félix Taiob: Sim, na verdade eu procurei muito aprofundar na escultura e criei minha própria identidade. E é por isso que sou Mr. Criativo. Eu trago uma mensagem sempre nas minhas obras. Como agente da educação tento incentivar aos de mais a apostar na educação e que a educação é o melhor curandeiro. Em partes eu sou muito fã do meu continente africano por conta disso trago sempre algo contemporâneo.
6-Chabir Tadeu: Qual é o seu processo criativo ao trabalhar em uma escultura?
Félix Taiob: Na verdade a criatividade é meio assustadora, porque parece que tudo que faço eu sonho. E quando é para trabalhar não ha nada que me impeça, mesmo nas noites eu trabalho e não deixo para depois porque a inspiração vem com vontade e força. Eu não desperdiço as oportunidades. Antigamente eu fazia um esboço num papel, mas agora já faço diretamente no material.
7-Chabir Tadeu: Enfrenta desafios ao criar esculturas? Quais são?
Félix Taiob: Os desafios são comigo mesmo. Sempre falo que sou capaz e faço a coisa acontecer mesmo que repita várias vezes. Eu só descanso após alcançar o objectivo.
8-Chabir Tadeu: Quais são seus planos e aspirações futuras como escultor?
Félix Taiob: O meu maior plano desde então é expandir, formar novos escultor no distrito, visto que sou único cá e quero fazer com que as pessoas valorizem mais os artistas e seus trabalhos.
9-Chabir Tadeu: Já participou de alguma exposição? Se sim, qual foi e como foi a experiência?
Félix Taiob: Ja participei em várias exposições a nível Distrital e fase provincial. Ainda não tive a oportunidade de participar na fase nacional, mais as minhas obras estão espalhadas em todo Moçambique. A experiência sempre é boa, há muita troca de experiências entre os artistas.
10-Chabir Tadeu: Durante as suas atividades, já apareceram crianças/jovens que se interessaram em aprender?
Félix Taiob: Na área de escultura nunca tive algum interessado em aprender até o fim. Logo de vista dizem que não vão conseguir. Este é o maior problema dos jovens, o Imediatismo.
11-Chabir Tadeu: Como você vê o papel da escultura no mundo da arte contemporânea?
Félix Taiob: Vejo como uma bênção, a escultura é uma expressão artística muito profunda.
12-Chabir Tadeu: Uma mensagem pra quem pretende ser escultor um dia ou pra quem está iniciando.
Félix Taiob: Antes de tudo é importante agente saber que tudo na vida exige sacrifício e entrega. Diante de várias dificuldades foque apenas nos teus objectivos, se um dos objectivos é ser escultor, avance. Avance sempre um dia as dificuldades seram histórias pra contar no meio de várias conquistas.
Artes feitas por Mr. Criativo (Félix Taiob)
Por CHABIR TADEU