CALDEIRÃO CULTURAL – Um lugar chamado África

CALDEIRÃO CULTURAL – Um lugar chamado África

A África é um país que nos encanta pela sua beleza, cultura e histórias. Formado por 58 países o continente africano é uma verdadeira joia que trago a vocês leitores essa cultura apaixonante.

 

Angola

A Angola é o vigésimo oitavo maior país do mundo e o sétimo maior da África e o quadragésimo mais populoso com quase trinta milhões de habitante.

Sua capital é Luanda com sua população beirando 2,6 milhões de pessoas, é a maior cidade do país.

O nome Angola, deriva de “NGOLA” títulos dados aos reis do reino de N’dongo que foi fundado em 1500 no período pré-colonial.

O país é dividido em 18 províncias e o mais curioso é que uma delas não está ligada ao país. A republica democrática do Congo separa a província de Cambida do resto do país.

Sua língua oficial é o português de Portugal falada por 71% da população, já 20% fala o “UMBUNDO” uma das diversas línguas nacionais do paìs.

Sua moeda local é o quanza em média um quanza equivale a menos de um centavo brasileiro. Lembrando também que “QUANZA” é o principal rio do país.

Em 2010 sua capital foi considerada a cidade com maior custo de vida do mundo e hoje ainda está uma das mais caras.

O símbolo do país é a palanca negra que está seriamente ameaçada de extinção e só existe na Angola.

A Angola só conseguiu sua independência de Portugal em 1975 e o Brasil foi o primeiro país a reconhecer sua independência, o reconhecendo completamente de forma instantânea no entanto; a independência originou uma guerra civil entre os dois grupos que lutavam pela libertação.

A guerra durou de 1975 á 2002 deixando 1 milhão de mortos e 4 milhões de refugiados.

Agora os esforços são para reconstruir o país.

Os estilos musicais mais famosos são o semba, o kuduro e o kizombo.

Imagem Nino3 por Freepik

 

O samba brasileiro é praticamente filho do semba angolano.

Além do samba outras palavras no português brasileiros são originarias de línguas nativas angolanas como: muleque, cachimbo, cafuné, caçula, axé, abadá e muitas outras.

O respeito aos mais velhos é um traço marcante na cultura angolana. É costume cumprimentar os anciãos curvando o corpo em uma reverencia em sinal de respeito. Além disso para alguns povos não é muito bom olhar diretamente nos olhos de idosos, governante e de mulheres.

Em sua bandeira o vermelho representa o sangue dos angolanos derramados durante as lutas pela independência, enquanto o preto simboliza o continente africano.

No centro estão uma roda deitada que simboliza a indústria e uma catana que simboliza campo. Além disso tem uma estrela que simboliza os trabalhadores.

Essa bandeira foi inspirada na bandeira da união soviética isso porque até 1992 o governo do país era mono partidário de influencia comunista.

Angola é o maior produtor de petróleo da África e rico em recursos minerais como, diamantes, ouro e ferro.

A exploração desses recursos faz do país o mais próspero do continente. Porém é o mais corrupto do mundo chegando a décima terceira posição.

Seu ex-presidente José Eduardo Santos ficou vinte e sete anos no poder e hoje sua filha é a mulher mais rica da África.

O país é muito rico mais possui mais de vinte milhões de pobre.

O Brasil e Angola tem uma relação muito boa.

Os angolanos são extrovertidos e ousados em suas vestes, tecidos coloridos com estampas extravagantes marcam a moda angolana entre homens e mulheres com cores vibrantes e fortes. 

Por PATRÍCIA NASCIMENTO

Pular para o conteúdo