SEMEANDO A ESCRITA – Colheitas da Colunista – Carta a uma adolescente do passado

SEMEANDO A ESCRITA – Colheitas da Colunista – Carta a uma adolescente do passado

Carta a uma adolescente do passado

 

Imagem de Pezibear por Pixabay

 

Destinatário: Lilian Barbosa

Endereço: Coração de uma adolescente do passado 

Brasília, 18 de maio de 2065.

Querida Lilian,

 

Não estranhe esta carta, tampouco a data em que a envio. Sei que, como eu, você adora escrever. Esta também foi uma das razões que me motivou a lhe enviar uma carta.

Para você, hoje ainda é 27 de abril do ano de 2003. Trata-se de um domingo, por volta das 19:40 horas, horário em que você costuma navegar na internet, olhar seus e-mails e conversar com os colegas enquanto seus pais assistem TV no sofá. E você já está pensativa nas aulas de amanhã, lembrando-se de que toda segunda-feira você precisa passar o dia inteiro na escola já que, além das aulas matutinas, há aula vespertina no laboratório de química. Inclusive já colocou o seu jaleco na mochila.

Não se assuste, Lilian! Sei que na sua cabeça muitos receios e inseguranças estão presentes. Receia não dar conta do 1º ano do ensino médio, dada a transição de sair do ensino fundamental e começar a estudar novas matérias. Mas, fique tranquila, pois você se sairá muito bem e ainda será elogiada!

Seus pais começaram a incutir na sua cabeça a importância de ser aprovada em um Concurso Público. Mas, para eles, o primordial é o nível superior. Escute-os! Eles sabem o que dizem! Você saberá, ao final do ano de 2005, que iniciará um curso superior no início de 2006. E que o “projeto concursos” ficará em “stand by” por um tempo, já que seus pais alimentam a ideia de que podem te proporcionar um ensino superior que facilitará o seu ingresso no mercado de trabalho. Seus pais te darão os subsídios para o sucesso profissional. Lembre-se, apenas, de valorizar os esforços deles!

Claro que, na sua cabeça, começam a vir turbilhões de pensamentos de como será daqui para a frente. Afinal, você não é mais criança. Mas também não pode se dizer que é adulta. Você já percebeu que a sua trajetória começa a ser traçada por você mesma a partir de agora. Uma série de escolhas virão e você não terá como correr delas! Você terá que aprender a decidir o caminho a ser trilhado, por mais que isso lhe assuste. E vai assustar por um bom tempo. Você só se dará conta de que poderá agir por si mesma após alguns anos.

Sinto lhe dizer, mas você passará por um fato traumático que a deixará em crise. Não saberá se conseguirá seguir adiante – sentir-se-á perdida por não ter mais a presença e a opinião de alguém muito importante para você. Você que sempre foi tão dependente, que apresentou gestos sutis de independência, terá que lidar com a quebra dessas amarras que tanto lhe limitavam e lhe deixavam em uma zona de conforto.

Sei que está assustada, mas posso garantir que você passará bem, surpreendentemente bem, por tudo isso que está por vir. Você ainda não confia em sua capacidade e, mesmo adulta, relutará a acreditar nisso. Mas posso afirmar com propriedade que você sairá mais forte e mais madura a cada empecilho que surgir em seu caminho.

Apenas entenda, Lilian: se você permanecer no caminho que está trilhando, as coisas darão certo. Não deixe de ser responsável! Sei que você é deveras preocupada com tudo e com todos, com uma ansiedade acima do padrão (herança de seu querido pai). Em momentos de extrema preocupação, lembre-se de respirar! E por mais que você não acredite que o seu empenho esteja sendo suficiente, o esforço que você faz traz um retorno positivo. Portanto, chamo novamente a atenção: Acalme-se! Nem tudo é um bicho de sete cabeças como você costuma intensificar.

No final das contas, com o passar dos anos, você perceberá que todos esses seus medos e preocupações excessivas não passam de um senso de responsabilidade muito aguçado em você. Entenderá, também, que isso é fruto daquele seu receio de decepcionar as pessoas que você ama.

Você entenderá que o seu estilo é o de preferir sofrer a ver o outro sofrer. Isso lhe acompanhará o resto da vida. Então, prepare-se para alguns sacrifícios! Isto é da sua personalidade, então, apenas encare os fatos! Porém, não se esqueça: nenhum sofrimento é insuportável ou eterno. Você atravessará crises, mas será resiliente e sua vida seguirá. Por mais que pareça árduo; ainda que você imagine que não possua mais forças, conseguirá continuar a sua trajetória. E continuará não só por você, mas por outras pessoas pelas quais atribui incomensurável importância em sua vida! Ah, um segredinho: você será predominantemente feliz!

Lilian, Lilian… Hoje percebo o quão evoluímos com o passar dos anos! Experiências são ressignificadas. Vejo toda a sua “meninice” e percebo que você a carregará por anos, mesmo após ser mãe. Sua meninice não a torna imatura, apenas doce. Não perca esse encanto! Preserve-o! Isso lhe faz única.

Você não entenderá, agora, boa parte do que estou falando. Se bem a conheço (e olha que conheço!), você ficará um pouco impressionada, apreensiva, mas depois pensará que esta carta é uma brincadeira de mal gosto ou algo que não mereça tanta atenção. Você irá ignorá-la e, em pouco tempo, esquecê-la. Mas isso ficará em seu subconsciente. Sem que perceba, tomará essas “instruções” como um norte. Talvez isso aconteça intuitivamente.

Receba esta carta, minha querida! Assimile-a, digira-a por um tempo, depois a deixe no campo do esquecimento (embora eu saiba que o tal campo seja relativamente paradoxal)! Apenas se lembre de se manter tal qual você é. Seja responsável, seja justa; e o caminho certo surgirá para você!

Aproveito o embalo para lhe desejar uma excelente jornada no espetáculo da vida!

Abraços afetuosos de alguém que aprendeu a lhe admirar após uma intensa e mais longa análise…

Lilian Barbosa

 

Remetente: Lilian Barbosa

Endereço: Algum lugar do futuro

Por LILIAN BARBOSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo