Querido leitor,
Antes de discorrer sobre a temática desta edição, cumprimento-o pelo ano novo que iniciou desejando que seja repleto de conquistas e bem singelo quanto às tribulações.
Aproveito para lançar alguns questionamentos típicos deste momento: o que nos reserva 2025? Sucesso? Saúde? Amores? Despedidas? Prosperidade? Ganhos? Perdas? Aprendizagens? Desafios? Renovação?
E por conta dessas questões, ando pensativa quanto ao futuro, algo totalmente sem propósito, aliás, porque o futuro não nos permite nada senão suposições. Como vou virar a década, muitas mudanças ocorrerão no meu caminhar. O fato é que vou mudar de faixa e é impossível não pensar nela.
60.
Liga a seta, troca de marcha e engata a categoria idosa! Sexta marcha…

Sensações começam a vir à tona. Embarca nessa comigo? Vou lançar o top 10 e você, gentil leitor, ao final, vai me dizer sua opinião. Vem…
- Alegria por me sentir viva, pulsando a vida, com planos e querendo oferecer meu melhor ao mundo. Pronta para mergulhar nas vontades antes sepultadas e nos desejos deixados para depois.
Imagem de User17581499 por Freepik
- Respeito pela casa onde meu espírito habita. Ela sente o peso dos anos, mas também aceita os limites e acautela-se com as ousadias impensadas da mocidade. Quer dançar, mas também adora o silêncio e os dias modorrentos; quer gritar poesias declamadas, mas entende o lamento dos aflitos.
- Fé na vida e na humanidade. Acredito com todas as forças do meu coração que o bem existe. Ainda existem pessoas com alma linda, com sorrisos sinceros e abraços onde queremos ficar guardados. Uns dizem que é positividade tóxica. Ingenuidade. Prefiro afirmar que é acreditar no possível, já que o impossível é apenas 50% das possibilidades
- Educação com e para todos. Estar à frente de alunos por tantos anos ratificou uma ideia que sempre me moveu: a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo. Nunca desisti dessa crença e lancei sementes que hoje são árvores frondosas. Valeu muito a pena.
- Paciência… “ando devagar porque já tive pressa”. Tenho exercitado essa virtude, porém sei que ainda há um longo caminho a percorrer, principalmente quando se trata de pessoas ignorantes, preconceituosas e arrogantes. Mas eu não desisto fácil, um dia, elas mudarão. Pode ser que eu já não esteja aqui; isso não importa e é assunto para outra edição. Deixemos para outro momento.
Imagem de Krutarthdabhi1112 por Freepik
6.Honestidade porque fazer o certo quando ninguém vê é princípio. Mostrar-se honesto só para fazer marketing pessoal de nada vale na sua sacolinha do bem. É propaganda vazia que enobrece os incautos e transborda a soberba de um coração cheio de orgulho. Não sou melhor, nem pior que ninguém, mas chegar nessa década tem lá as suas vantagens, não acha? Principalmente no quesito fazer escondido pois ninguém está vendo. Ora, você está vendo. Isso não conta? Não é sabotar-se a si próprio?
-
- Responsabilidade que aprendi desde bem pequena pois tive pais que me ensinaram o quanto é digno ser e mostrar-se responsável diante da vida e dos desafios que ela colocou no meu caminho e isso não é mérito nenhum. É o certo. Apenas o certo.
- Gentileza em todo tempo e com todas as pessoas. A semeadura opcional que para mim é regra caminha ao meu lado nos lugares aonde vou e pequenos gestos me permitem construir bons ambientes para estar e ser quem sou, simplesmente porque gentileza gera gentileza. Isso basta.
- Empatia porque quando me disponho a sair do meu lugar para me colocar no lugar do outro, sou mais humana. Creio que a energia vital que percorre as minhas células, também está em você e não é possível ficar alheio ao sofrimento ou dificuldades das outras criaturas, sejam pessoas, animais ou qualquer ser vivo. Compadecer-se da dor do outro é um ato de amor e isso, quem quer, oferece sem restrições, concorda comigo?
- E, sem mais delongas, a esperança. Esperança em dias melhores porque como anônimos labutamos em silêncio para que haja um novo amanhecer. Dedicamo-nos incansavelmente à fraternidade como voluntários, trabalhadores em diversas frentes, com diferentes formações e histórias, mas unidos num único ideal: edificar um novo tempo com a convicção de que a vida é soberana e todos têm direito à dignidade e ao amor.

Enfim, despida do verniz social que calcificou diferentes camadas em mim e já na contagem regressiva para a nova década, ousei mostrar-lhe que sou tão imperfeita quanto você, que somos todos aprendizes do sagrado que nos habita e que essas dez estrelas que espero um dia alcançar plenamente possam ser metas para nossa transformação em pessoas mais felizes. Nem todo dia será reluzente, mas acreditar que podemos fazer a diferença na vida das pessoas é um presente da fé.
Cuide-se com carinho e vibre bem-querer na frequência da sua paz interior.
O tempo passa por nós independente da nossa vontade; é preciso, pois, aceitar que ele leva umas partes e nos acrescenta outras. Simples assim.
Todos os dias falo para mim mesma “Há preocupações maiores para ocuparem seus pensamentos, querida. Apenas viva!”
Envelhecer com gratidão é escolha.
Fica bem
Imagem de Tsyhun por Freepik
Por CRIS GOMES