Valquiria Imperiano Guillemin nasceu em 18 de novembro de 1953 em João Pessoa, Paraíba. Desde 1997 vive em Genebra, naSuíça, país onde se naturalizou. É formada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Mandaguari, no Paraná, fez aperfeiçoamento de Redação e Estruturação da Língua Portuguesa e reingressou na Faculdade de Letras Francês na UFSC, em Florianópolis, dando seguimento aos estudos do idioma em Genebra. Foi secretária e orientadora educacional no Jardim de Infância Dra. Renata, em Mandaguari, Paraná. Lecionou Língua Portuguesa em escolas públicas e privadas de Florianópolis.
Valquiria Imperiano – Foto divulgação
Em 2017 criou a Revue Cultive on-line e é proprietária e diretora da revista impressa Artplus na Suíça, exercendo a função de redatora nas duas publicações. É diretora das Editions Cultive com selo suíço e fundadora e presidente do Institut Cultive Suisse Brésil – Littérature Art et Solidarité em Genebra – Associação cultural e filantrópica. Membro de várias academias e associações culturais, da Associação Portuguesa de Poetas em Lisboa – APP, Membro do Lyceum International Club de Genebra, onde exerceu o cargo de Presidente da Sessão Letras. É membro do Conselho do Cidadão Brasileiro da Suíça Romande. Escreveu nove livros e participou de mais de 50 antologias. É embaixadora cultural e recebeu prêmios culturais e literários nacionais e internacionais. É artista plástica com exposições no Brasil, na Suíça e nos Estados Unidos. Criou e desenvolveu inúmeros projetos culturais e literários em diversos países.
Valquiria Imperiano – Foto divulgação
ENTREVISTA
REVISTA THE BARD Como nasceu o Institut Cultive Suisse Brésil?
VALQUIRIA IMPERIANO A partir de criação do projeto filantrópico Um dia de Felicidade, que unia filantropia, cultura, difusão das Artes e da Literatura, surgiu o desejo de criar um projeto que divulgasse diversas dessas iniciativas. Cultura e a educação são fundamentais para o espírito humano.
REVISTA THE BARD Como acontecem as iniciativas literárias voltadas aos países lusófonos?
VALQUIRIA IMPERIANO Organizamos eventos de lançamento, entrevistas, salões de livro, saraus e antologias. Convidamos autores e artistas dos países lusófonos, que participam presencialmente ou enviando suas obras. Hoje usamos a Internet, o que aumenta a capacidade de participação nos eventos. Nos últimos encontros tivemos autores de vários países do continente africano e do europeu, além do Canadá, Estados Unidos e Japão. Para a comunicação não há fronteiras.
REVISTA THE BARD Uma das frentes do Instituto é a de incentivar a participação da mulher na cultura, na história e na economia. De que maneira fomentar a atuação feminina de forma mais expressiva na sociedade contemporânea?
VALQUIRIA IMPERIANO Apoiando os projetos das mulheres, divulgando, trazendo-as aos painéis de debate e expressão, motivando-as a publicarem, realizarem seus projetos, motivando-as também a se darem as mãos, a se apoiarem e estimulando-as a ajudarem aquelas que precisam de apoio emocional, cultural e financeiro. Se possível, planejando projetos que auxiliem as mulheres em situação de abandono e pobreza, para que elas tenham condições de produzir seu sustento e procurem o saber e a educação. Dessa forma, elas se estimulam e transmitem aos filhos o despertar da esperança. De 26 a 28 de novembro de 2021, o ICSB está organizando o 1° Congrés Cultive International Culturel de la Femme de forma virtual. Serão três dias de atividades apresentadas em painéis sobre literatura, saúde, meios de combate ao câncer, autoestima, liberdade feminina, reaproveitamento e reciclagem, língua e cultura para os filhos, arte, música e alternativas econômicas, tudo em torno da realidade da feminina. Todos os temas informam, e formam, a mulher para a vida prática. A Cultive também está organizando a IX Antologia Cultive As Vakyries visitam o Brasil. Nessa antologia, as mulheres e os homens poderão reverenciar as histórias de tantas mulheres que são heroínas anônimas.
REVISTA THE BARD Quais os objetivos da Instituição?
VALQUIRIA IMPERIANO A Instituição tem como objetivo reunir autores e amantes da cultura para difundir seus trabalhos no Brasil, na Suíça e em outros países, assim como promover meios para auxiliar os desmunidos. Como ação direta, criamos a Biblioteca Cultive de Genebra e o Centro Cultural Cultive na biblioteca Incentiva de Bom Lugar, no Maranhão. Levamos autores para comunidades e escolas de difícil acesso no Brasil, além de promovermos o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Suíça, realizando encontros literários, salões do livro, exposições de arte e levando obras para bibliotecas em vários países europeus.
REVISTA THE BARD Em 2014, houve uma ação do Instituto na aldeia indígena de Camurupim, na Paraíba. Conte-nos sobre a experiência na comunidade.
VALQUIRIA IMPERIANO Em 2014, iniciamos o projeto Um dia de Felicidade. Organizei a distribuição de brinquedos enviando recursos para um sobrinho executar a tarefa. Eu estava doente e não podia me locomover, mas meu sobrinho realizava conforme podia. Em 2017, visitei a aldeia e convidei autores infantis para fazerem oficinas de contação de história e para doarem livros para o projeto. Promovemos um ateliê artístico, atividades de cozinha, desenho, criação de cadernos de desenhos com a participação de mais de 100 crianças. O evento durou três dias e se encerrou com e distribuição de brinquedos. A última edição foi em 2019.
REVISTA THE BARD O Projeto Cultive Verde está alinhado à tendência mundial de atenção ao meio ambiente. Sendo uma área ampla, qual a estratégia e as ações do Instituto nesse segmento?
VALQUIRIA IMPERIANO Nossa estratégia resume-se em reunir pessoas com o mesmo objetivo, abrir discussões sobre o tema, trazendo todos que tenham alguma experiência para proporcionar troca de conhecimentos. Estamos formando grupos de pessoas motivadas para executar e orientar com plantações comestíveis e medicinais. Na prática, criamos um projeto para transformar matérias de recuperação em objetos de consumo, promovendo assim uma forma de renda para muitas mulheres, além de estímulo para a plantação de horta familiar. Esses projetos estão em fase de realização e já temos um grupo de mulheres muito envolvidas, uma professora agrônoma está responsável por mobilizar e coordenar a iniciativa no Ceará.
REVISTA THE BARD Conte-nos sobre a história e o funcionamento da Biblioteca Incentiva e do Espaço Cultive. É possível enviar livros para o acervo?
VALQUIRIA IMPERIANO A Biblioteca Incentiva foi criada há 17 anos pelo Padre Ernane na comunidade de Bom Lugar. Ao tomar conhecimento da biblioteca e da forma como ela é administrada pelo Padre Ernane, imediatamente nós abraçamos a causa e procuramos apoiar, estimulamos os Cultivadores (Membros Internacionais da Cultive) e os amigos da Cultive a doarem livros para a biblioteca. Ao realizarmos o Salão Internacional do Livro e da Cultura de Genebra Cultive em maio, revertermos o recurso para a construção do Centro Cultural, previsto para inaugurar em dezembro. O Espaço Cultive vai atender às necessidades da biblioteca e faremos a utilização de comum acordo com a direção da biblioteca. Para enviar livros, basta entrar em contato conosco.
Valquiria Imperiano camurupim. Um dia de felicidade – Foto divulgação
REVISTA THE BARD Fale-nos sobre a Revista Cultive. Ela é aberta a novos colaboradores e participantes pontuais?
VALQUIRIA IMPERIANO Eu criei a Revue Cultive em 2017, quando criei as Editions Cultive. A revista tem registro na Biblioteca Nacional Suíça, é editada em Língua Portuguesa e é trimestral. Quando eu a criei tive o objetivo de divulgar as atividades da Cultive, as obras dos autores e dos artistas de todas as áreas do Brasil, da Suíça e dos diversos países que nos contatarem. Hoje, a revista tem também um catálogo literário e uma galeria de Arte com autores e artistas fixos (membros da Cultive), mas temos colaboradores e participantes pontuais. Procuramos trazer ao público assuntos variados sobre história, geografia, bien-être, literatura, artes e temas da atualidade. Porém, os participantes são livres para escolherem sobre o assunto que desejar. A exceção cabe apenas a produções sobre política e que disseminem a discriminação, a violência, o racismo etc. A participação é gratuita para os membros Cultive e para autores convidados e participantes dos projetos Cultive. A revista é uma grande parceira do ICSB. Devido aos muitos pedidos para ter revistas em papel, criei, em 2019, a Revue Artplus impressa e bilíngue (francês e português), cujo conteúdo também traz um resumo das atividades da Cultive e apresenta aspectos culturais obrigatoriamente sobre a cultura e a literatura da Suíça e do Brasil; pontualmente sobre Portugal, França e outros. Também gosto de abordar aspectos turísticos histórico/geográfico porque são temas que interessam aos leitores de todos os países. Completo a edição com literatura e arte. A Artplus é anual e aberta a quem desejar publicar seus textos e obras. A Artplus tem custo de participação para todos. Os Cultivadores sempre recebem promoções e facilidade de pagamento. Estamos na 3ª edição. É uma revista linda e bem elaborada, distribuída no Brasil/ Suíça, enviamos para Portugal e França Alemanha, Suécia, Estados Unidos, Canadá e Japão. Para participar de qualquer uma das nossas publicações, entrar em contato pelo endereço: edicaocultive@gmail.com
Genebra, Valquiria Imperiano – Foto divulgação
REVISTA THE BARD Como contribuir com o Institut Cultive Suisse Brésil?
VALQUIRIA IMPERIANO Uma maneira de contribuição é associando-se ao ICSB. Para isso, há uma seleção e avaliação do dossiê, também via e-mail. Outra maneira é participando ou apoiando os nossos eventos, que sempre apóiam um projeto solidário ou cultural. Os interessados também podem colaborar com os projetos solidários da Cultive. No momento, precisamos de máquinas de costura, tecidos, linhas e tesouras para a implantação do projeto ABEELHA em Bom Lugar, no Maranhão.
REVISTA THE BARD Quais os projetos para 2022?
VALQUIRIA IMPERIANO Iremos realizar o II Salão Internacional do Livro e da Cultura de Genebra Cultive no mês de maio, e o II Congresso da Mulher, em dezembro. Também está programado realizar projetos presenciais em Genebra e no Brasil, a III FECC, a III FECCAN, o 2° ICCSB e Um Dia de Felicidade. Também prevejo uma viagem de visita aos 15 Núcleos Cultive no Brasil realizando encontros e saraus. Organizaremos, ainda, a X Antologia Cultive, o lançamento da IX Antologia Cultive As Valkyries Visitam o Brasil, o 4° Concurso de Literatura Infanto-Juvenil, o 5° Concurso Literário Cultive – adulto, o Grand Prix 2022, o II Concurso Poético África, entre outros.
REVISTA THE BARD Reservamos o espaço para que possa deixar uma mensagem aos leitores da The Bard.
VALQUIRIA IMPERIANO Cultivar a cultura é fundamental para a melhoria social de um povo. Atrás da cultura e da educação, nós e nossos filhos, viveremos em um mundo mais seguro e mais tranquilo. É importante nos empenharmos para que o nosso próximo consiga evoluir intelectualmente e economicamente, assim ele aprende sobre os valores, a necessidade do trabalho, o respeito pela liberdade e pelo direito individual. As divergências exacerbadas são decorrentes de uma falta de sensibilidade pela vida do outro e por si mesmo. Quando promovemos o bem-estar do próximo e auxiliamo-lo a encontrar os meios suficientes para se alimentar e de ter conforto, a ponto de não invejar o vizinho, estamos promovendo a paz. Hoje temos acesso à Internet, nos informamos com facilidade, conhecemos os problemas que nos cercam. Então, temos que deixar a posição de espectador e participarmos da busca de soluções para esses problemas com ação, com determinação e responsabilidade. Nós somos o outro e, quando jogamos a responsabilidade dos problemas sobre o outro, estamos jogando sobre nós mesmos. Precisamos ser criativos e auxiliar com ideias, criando projetos comunitários ou auxiliando os projetos sérios existentes dirigidos por pessoas sérias. E são muitos nesse Brasil gigante. Com boa vontade, determinação e união podemos limpar e arrumar a nossa casa, e cultivar a esperança nos seus moradores. Ajudar o próximo é ajudar a nós mesmos. Cultivar é preciso.
Valquiriai Imperiano, FECCAN – COLÉGIO VILETA COSTA DE SOUZA – Foto divulgação
Por Juliana Feliz