AS CORES DA SOCIEDADE – China Antiga e suas produções artísticas

AS CORES DA SOCIEDADE – China Antiga e suas produções artísticas

Dos registros mais antigos da produção da arte chinesa constam a cerâmica e a escultura, em períodos de até 10.000 anos A.C.

As obras artísticas foram evoluindo e criando um leque inconfundível desde o seu surgimento até os dias atuais.

A China está entre as civilizações mais antigas do mundo, quase tão antiga quanto as que existiram no Egito e Mesopotâmia.

Imagem de Chinaantigua

 

A riqueza cultural chinesa passeia pela arte, caligrafia, culinária, dança, música, literatura, artes marciais, medicina, religião e comportamento.

 

 

Riqueza Cultural

As artes tradicionais chinesas são consideradas riquezas culturais.

A China antiga é conhecida mundialmente pela sua contribuição nas mais diversas manifestações artísticas e literárias.

Sua porcelana é reconhecida mundialmente pela perfeição, qualidade e beleza.

A caligrafia chinesa tradicional é uma vertente artística que prima pela elegância na sua expressão.

A cultura milenar da China possui enorme influência na modernidade no país e fora dele. Seus reflexos permanecem vivos e notórios, citando agora a medicina chinesa conhecida nos quatro cantos do mundo, trazendo seus benefícios da antiguidade à era moderna.

A filosofia é outro destaque que quero mencionar por aqui.

Pensadores como Confúcio e LaoZi transmitiram pensamentos e ensinamentos aplicados até os dias de hoje, e sabemos, perdurarão por muitas e muitas décadas. Confúcio e Laozi moldaram crenças e valores que continuam a permanecer nos ramos de estudos profundos na filosofia moderna, corroborando para a expansão e realização do ser em sua completude.

Suas ideias sobre ética, moralidade e governança são motivo de estudo e debate até hoje.

Imagem de Latercera

 

Cultura Chinesa: A Língua

A língua oficial da China é o mandarim. A cultura milenar chinesa influenciou profundamente sua língua, esta possui uma complexa estrutura gramatical com um diferencial encantador na sua expressão que é a ênfase na tonalidade de cada palavra, o que pode mudar seu significado, isso faz lembrar a diferença que cada nota musical com seus tons e semitons proporciona na composição de uma melodia.

Este rico diferencial, se me permitem dizer, traz-me uma sensação de puro encantamento.

Vale ainda ressaltar que a diversidade linguística da língua chinesa proporcionada pelos seus dialetos e língua oficial, reflete a riqueza cultural do país. É vasto e belo o universo da língua chinesa…..

A base caligráfica da escrita chinesa é assentada nos pictogramas e ideogramas, cujo refinamento é visível e admirável. Possui no mínimo 60 mil caracteres utilizados desde a dinastia Shang até a atualidade.

Além de ser uma forma de arte, a caligrafia chinesa tem um significado cultural na vida dos chineses desempenhando um papel importante no cotidiano dos chineses. A caligrafia chinesa oferece uma conexão com a história do seu povo e permite que sua criatividade e beleza estética sejam expressadas no seu dia a dia.

Imagem de Pixabay

 

A Literatura

¨A Arte da Guerra¨, de Sun Tsu, ¨O Romance dos Três Reinos¨, a literatura chinesa reflete a profunda sabedoria, delicadeza artística do povo chinês, sua perfeição e magnitude chegam ao redor do mundo nos trazendo lições de encantamento estético e cultural.

Vale ressaltar a importância da Poesia clássica chinesa, uma riqueza inefável que ousou desafiar os limites do tempo e as barreiras da sua interpretação.

A produção poética da Dinastia Tang (618-915), considerada o ápice da Poesia Chinesa Clássica surpreende pela quantidade e qualidade, com formas fixas altamente codificadas.

A popular antologia Poemas Completos da Dinastia Tang, reúne aproximadamente 50.000 poemas escritos por 2200 autores.

A Poesia desempenha um papel significativo na literatura chinesa. Grandes poetas como Li Bai e Du Fu, usaram a poesia para trazer beleza ao cotidiano na sua maneira de expressar as emoções e retratar a natureza.

O universo literário chinês abarca valores de conduta, filosofia, história, sabedoria e profundas reflexões sobre a natureza da vida.

Trago aqui um poema de Li bai, um dos mais renomados poetas da China;

¨Eu ergo meu cálice em direção à lua minguante

Mas a sombra de minha forma faz com que ela pareça turva.

Desejaria que nós, juntos, pudéssemos nos embriagar

E então, através dos céus, flutuar sem rumo¨.

 

 

A Modernidade e a Cultura Milenar Chinesa

Existem paralelos bem definidos entre a modernidade e a cultura milenar chinesa.

Na antiguidade a China trouxe ao mundo importantíssimas invenções, como a pólvora, a bússula e a impressão.Na atualidade a China lidera o mundo na tecnologia, com empresas de ponta e avanços em Inteligência Artificial e energia renovável.

Valores familiares, tradição e respeito pelos mais velhos sempre foram enfatizados pela cultura chinesa, isso se nota pelos reflexos que incidem na sociedade, como o senso de coletividade valorizando a comunidade como um todo.

Em síntese, a modernidade r a cultura milenar chinesa buscam por inovação o que nos leva a refletir sobre a importância do conhecimento para o bem comum de um povo.

A história e a tradição se unem ao futuro. Uma coisa não entra em conflito com a outra o que torna ainda mais fascinante o universo da cultura chinesa.

Por ELKE LUBITZ LAUTERT

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo