Nosso país carrega em si um vasto campo de oportunidades, desde a sua colonização com seus primeiros habitantes até a chegada de imigrantes de outros países na era colonial. A partir daí, ao longo da história, muitos grupos migraram para o Brasil.
Posso dizer que somos este mix maravilhoso de culturas, etnias e religiões, cujo resultado provê este amplo guarda-chuvas cultural que conhecemos hoje.
Barreiras Enfrentadas Pelos Escritores No Brasil
Com tanta diversidade e riqueza cultural que o país agrega, é imperativo concluir que os talentos artísticos sejam vicejantes e dignos de reconhecimento. Falando especificamente dos escritores no Brasil, a profissão ainda não é regulamentada, o que representa um grande desafio para esta classe artística.
Há várias causas que contribuem para este dilema, uma das mais importantes é a baixa média de leitura no Brasil.
Preciso ressaltar que a infinidade de vozes, a saturação de informações e entretenimento, a rapidez na comunicação e o acesso ilimitado a informações online contribuem para a dificuldade de destaque e reconhecimento dos autores emergentes e amadores.
Com a assombrosa multiplicação de vozes na escrita nacional, torna-se um verdadeiro herói aquele que consegue manter o interesse do público por intermédio da literatura pela originalidade.
A missão de divulgar o próprio trabalho e por intermédio dele obter o reconhecimento é tarefa do autor.
Qualquer pessoa que se encontra apta para escrever um livro, tem o direito de trabalhar e buscar algum retorno financeiro, entretanto não há apoio ou garantias por lei.
Os escritores, muitas vezes, encontram dificuldades em acessar editoras e espaços de publicação, fato que resulta em uma significativa barreira para o compartilhamento de suas obras.
Agentes de Apoio
Políticas de apoio seriam bem vindas para a sustentabilidade deste grupo especial que promove o senso crítico e dissemina o valor cultural do país, bem como a sua história.
Apesar das inúmeras dificuldades que a literatura contemporânea tem enfrentado, há muitas oportunidades que a tecnologia oferece. Na contramão do modo clássico, há maneiras incríveis de acesso nas plataformas online. Facilidades que o escritor contemporâneo pode utilizar e promover os seus escritos. Essas inovações permitem novas maneiras de envolver o público e expandir os limites da narrativa.
Algumas editoras independentes são agentes de apoio ao escritor amador e corroboram para a construção de um público leitor.
Editoras de grande porte junto a veículos de divulgação mais amplos estimulam grandemente o hábito da leitura.
Reconhecimento
A falta de reconhecimento e valorização implica na falta de motivação do escritor, fato que desestimula sua criação literária.
Celebrar as conquistas e destacar suas obras por meio de incentivos e oportunidades auxiliará a comunidade literária do país.
A criação de espaços inclusivos, revistas literárias, digitais e impressas, como a revista internacional ¨The Bard¨, são essenciais na abertura de oportunidades para muitos escritores e artistas das mais variadas vertentes. Meios como este propiciam uma troca benéfica e importante entre escritor e leitor, expandindo a visão de mundo e dando voz a quem por vezes encontra-se desestimulado.
Que novos meios de divulgação possam abrir suas portas e que novas políticas públicas sejam integradas para que haja fortalecimento na preservação da cultura e identidade nacional.
Pensamentos sobre o ato de escrever
¨ Tantas pessoas que escrevem e tão poucas que leem.¨ Jules Renard (1864-1910)
¨ Cada escritor cria os seus precursores.¨ Jorge Luís Borges (1899-1986)
¨Não se faz uma frase. A frase nasce.¨ Clarice Lispector (1920-1977)
¨Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros.¨ Eugène Ionesco (1912-1994)
Um Vislumbre Esperançoso
Oportunidades emergentes soam e ecoam como um vislumbre de esperança a toda classe literária do país.
Espaços virtuais como revistas digitais, sites, blogs, redes sociais e outros, trazwm um novo vigor aos amantes da escrita. Concursos literários e programas de apoio visam nutrir e estabelecer novos rumos aos novos talentos da escrita.
Oficinas de escrita, eventos literários, palestras entre outras atividades incentivadoras da escrita e leitura, crescem e provocam mudanças gradativas no rumo da nação.
Há que plantar sementes no vasto campo de estrelas. Há que escrever com cintilância na ponta dos dedos.
A colheita é o lume das galáxias verbais. Há um cosmo inteiro em cada ser, cada
expressão de si reverbera na expressão do outro, e assim seguimos numa atmosfera de trocas e encantamentos mútuos.
A agridoce vida de quem pertence ao mundo da escrita.
Por ELKE LUBITZ LAUTERT