COLUNA MYSTÉRIO RETRÔ – Homenagem à Agatha Christie: Moeda comemorativa de 100 anos de mistérios, por Chrystal Siqueira

COLUNA MYSTÉRIO RETRÔ – Homenagem à Agatha Christie: Moeda comemorativa de 100 anos de mistérios, por Chrystal Siqueira

Chrystal Siqueira É mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ e Bacharel em Letras e em Literatura Inglesa pela UFRJ. Criadora e articulista da blogazine Fã ardorosa da obra de Agatha Christie desde criança.

 

Homenagem à Agatha Christie: Moeda comemorativa de 100 anos de mistérios

Colecionadores e apaixonados, atenção!

Sabemos que o ano de 2020 não foi fácil para ninguém no planeta, à sombra da pandemia do covid-19. Muitos planos para celebrações do centenário de Hercule Poirot e da publicação do 1º livro de Agatha Christie, “O Misterioso Caso de Styles”, tiveram que ser cancelados. Mas um projeto persistiu e se tornou realidade!

Em setembro de 2020, foi lançada uma belíssima moeda de £2 em edição limitada, comemorativa dos 100 anos de mistérios de Agatha Christie pela Royal Mint do Reino Unido, a Casa da Moeda da Rainha da Inglaterra (fundada em 886 a. D – sim, há 1135 anos!). Essa foi a primeira vez que a Rainha do Crime foi homenageada em uma moeda oficial do Reino Unido.

A moeda comemorativa dos 100 anos de mistérios de Agatha foi produzida em quatro tipos diferentes de acabamento: em ouro polido (250 exemplares), prata polida piedfort (duas vezes mais pesada que a normal – 2250 moedas), prata polida (800 peças) e o assim denominado brilliant uncirculated .

Conforme o tipo de moeda, elas são adornadas com imagens alusivas aos livros de Agatha Christie e de objetos típicos de suas histórias, como o frasco de veneno e o revolver, além da caneta-tinteiro clássica, símbolo de Agatha, e uma réplica exata de sua assinatura.

Imagem de Agathachristieobraeautora

A inscrição da borda traz a frase icônica “little grey cells” (pequenas células cinzentas), usada pela primeira vez pelo personagem Hercule Poirot em “O Misterioso Caso de Styles”.

Elas também apresentam peças de um quebra-cabeças, aludindo aos enredos de suas histórias, difíceis de se premeditar, repletos de pistas, reviravoltas e surpresas. O design reverso habilmente apresenta uma peça faltando no quebra-cabeça, que é um símbolo de uma narrativa de Agatha.

Por CHRYSTAL SIQUEIRA   

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo