DESENHO – A Capa de Acã por Valter Roberto de Moura

DESENHO – A Capa de Acã por Valter Roberto de Moura

O desenho intitulado como “A Capa de Acã” é uma ilustração que está presente em uma das páginas do livro “Memórias Excêntricas”, de minha própria autoria (Valter Moura Neto). E, trata-se de uma imagem obtida mediante um processo de revelação, em que eu estava tendo alucinações, devido ao fato de ter passado três dias consecutivos sem dormir ou me alimentar (jejuando), devido a uma crise de bipolaridade, doença da qual sou portador e que fui diagnosticado em dezembro de 2016.

Assim, existem vários elementos presentes no desenho que fazem referência a cultura do Brasil, como também símbolos na Nova Era e, principalmente, o Evangelho de Jesus Cristo. Além disso, há uma trama incutida neste desenho que remonta a história do leão da tribo de Judá; em que se pode ver, também, símbolos da astrologia e tudo que, de alguma forma, fazia sentido para mim, num momento de “surto” ou processo de criação. O desenho tem, no seu centro, o formato de mandala com uma cabeça de leão com olhos de serpente, testa de sapo e uma coroa de paz na cabeça. Há ainda outros elementos, tais como: trombetas tocando, tambor, berimbau e pandeiro, os quatro pontos cardeais, uma espaçonave, a estrela de Davi, símbolos do sagrado masculino e feminino, entre outras referências. Ou seja, na profunda trama ilustrativa de “A Capa de Acã”, cada imagem desvela um enigma entrelaçado com as Memórias Excêntricas, revelando camadas de significados e misticismo.

O título do desenho deve-se a uma história da Bíblia, em que a Capa de Acã, é mencionada no Livro de Josué. Acã foi um personagem do Antigo Testamento. Basicamente, a história relata que, após a conquista de Jericó, Deus havia ordenado que todos os despojos da cidade fossem consagrados a Ele, e ninguém deveria tomar para si qualquer coisa. Acã, por sua vez, desobedeceu a essa ordem e escondeu alguns objetos valiosos, incluindo uma capa babilônica, enterrando-os em sua tebda. Assim, devido à desobediência de Acã, o povo de Israel enfrentou dificuldades em batalhas subsequentes. Mais tarde, quando a traição de Acã foi revelada, ele e sua família foram apedrejados como punição pelo pecado de desobediência.

O nome “A Capa de Acã” evoca palavras como autoridade, proteção, honra ou luto, trazendo à tona significados que se entrelaçam na trama misteriosa de Memórias Excêntricas e uma relexão subjetiva frente aos significados de cada elemento deste desenho que fiz, num momento de angústia e dor.

Ademais, o desenho foi criado muito tempo antes da obra literária Memórias Excêntricas ter sido publicada pela primeira vez. Todavia, a ilustração foi incorporada no livro obra em seu primeiro lançamento, no final do ano de 2019 (antes da pandemia).

Por VALTER ROBERTO DE MOURA

Pular para o conteúdo