Nos nossos dias muito se fala em ressaca literária. É um fenômeno que atinge o leitor após uma leitura densa que não lhe sai dos pensamentos. Mas na vida moderna, nem tudo é ressaca literária?!
Já ouviu falar em bloqueio?!
Já ouviu falar em estafa mental?!
Se tem uma coisa que as recentes descobertas de saúde me fizeram entender é que o meu desenvolvimento cognitivo neurológico pode sim afetar minha assimilação das leituras.
Pode ser que a capacidade de interpretar do meu cérebro fique “embotada” às vezes, e por isso nem sempre eu esteja “inclinada” a ler ou mesmo organizar as leituras.
Por causa da pequena Esther e seus desafios eu comecei tratamento para compreender o funcionamento do cérebro dela, e com isso descobri muito sobre o meu!
Descobri que tem momentos que não vai adiantar eu tentar ler, porque o meu cérebro não vai estar disponível. As vezes, como que um computador vou precisar:
1. Limpar o lixo;
2. Abrir espaço para novos armazenamentos;
3. Trabalhar temas diferentes para “descansar” o cérebro;
4. DORMIR (sim, pasme, o cérebro precisa de descanso para “reiniciar”);
5. Organizar o que leio pra organizar o armazenamento.
Flavia, mas eu não consigo sequer me organizar. Eu aposto que consegue! Eu tive que adquirir esse hábito, pra regenerar a estafa mental e emocional. LIMPAR é um dos maiores bens que o ser humano pode conquistar para si!
Então, separe um lugar pra ler que seja livre de outros estímulos e bem iluminado. Separe metas. Treine a ansiedade para focar e se envolver com a leitura. Use um bloco de anotações!
Se sentir que não está focando mais, troque a leitura.
E ouse CONHECER O TEU CÉREBRO!
Cada um tem um programa pra funcionar. É importante entendermos como memorizamos e interagimos com o conhecimento, para que não seja apenas uma leitura qualquer que estamos engolindo como se fosse Fast Food.
Por FLÁVIA ADINE