Eis a estreia do FORUM DO SONETO, com muita satisfação e agradecimento aos gestores deste projeto literário, que nos ofereceram este nobre espaço da revista no qual eu, Ricardo Camacho, e os demais sonetistas, membros do grupo ou possíveis convidados, em revezamento nos periódicos, trataremos do assunto “Soneto”, o seu fazer poético requintado e polêmico, os detalhes técnicos que o promovem e diferenciam como a composição poética mais culta do mundo, as informações técnicas, doutrinárias e tudo que envolve essa modalidade poética especial, única, que não só marcou a história da literatura como, também, transcende no tempo.
O Soneto, brevemente falando, foi criado, na sua forma fixa e consagrada, pelo italiano Franscesco Petrarca (1304 – 1374), considerado pela história o inventor do soneto, mas antes já era cultuado por Dante Alighieri (1265 – 1321).
É de conhecimento geral que inúmeros poetas contemporâneos, comumente, durante o processo de composição no soneto, contentam-se em dispor os versos com frágil métrica, quando apenas considerada a oralidade e a pronúncia, sem levar em conta a linguagem escrita (elemento parnasiano), pois o Soneto não é poesia popular, sem jamais desmerecer a cultura poética de cada povo ou região. A verdade é que grande parte dos poetas da atualidade apenas se preocupa em encaixar as sílabas tônicas, no verso decassílabo (o metro mais clássico), por exemplo, na sexta e na décima, e isso quando demonstra compreender bem a aplicação técnica da métrica, caindo num carrossel aleatório de tônicas em outras sílabas do verso, ensurdecendo, desta forma, a sonoridade do verso de acordo com o nosso idioma e, este comportamento, a certo ponto, desleixado, silencia a melodia total do soneto, a sua maior beleza, concedida pelo ritmo e seu compasso, valendo lembrar que, hoje, dispomos de diversos materiais que colaboram na ampliação do conhecimento literário acerca da lapidação e o aperfeiçoamento do Soneto Clássico.
Aproveitando esta primeira abordagem, apresento ao público o grupo, para que os amigos leitores possam melhor conhecer não só sobre o que será explicitado doravante na coluna, a partir de hoje, mas, também, por quem é dito e, sobretudo, o motivo pelo qual impulsiona ativamente o grupo, seu propósito literário e alcance em nome da bandeira do Soneto Clássico.
O FÓRUM DO SONETO é formado por um grupo de Sonetistas que têm como principais objetivos a revitalização e o resgate do Soneto Clássico, primando sempre pela técnica e estrutura tradicionais, com base nos principais Tratados de Versificação, apreciação nas obras dos Imortais e incorporando técnicas de estudos implementados pelos mais famosos Tratadistas na matéria de Versificação, assumindo e consolidando, desta forma, um padrão próprio de compor Sonetos através das produções acadêmicas pelos seus membros.
O grupo não se prende particularmente a nenhuma Escola ou Corrente Literária e procura, além de incessante produção em nome da bandeira do FÓRUM, através de debates, estudos, pesquisas, aprimorar e ampliar os conhecimentos técnicos no fazer poético no Soneto, respeitando o estilo de cada membro, levando em consideração o contexto da produção literária de cada um, mas, ao mesmo tempo, mantendo o seu padrão.
ATRIBUTOS DAS PRODUÇÕES NO FÓRUM DO SONETO:
Quanto à forma:
Estrutura de Versificação – rígida e clássica, de 14 versos isométricos, em dois quartetos e dois tercetos;
Métrica – metro uniforme no soneto, em culto à forma parnasiana: septassílabo ao dodecassílabo (na forma clássica do Alexandrino);
Ritmo – criterioso, na busca pela sonoridade, com capricho melódico das batidas concedidas pelas sílabas tônicas, em regra, favorecendo o compasso pelo uso dos versos binários e seus critérios de variações, e a presença preponderante de composições com único ritmo, evitando o soneto polirrímico e sem contundência melódica;
Recursos de Versificação – os patenteados pela doutrina (Tratados e Teorias de Versificação), auxiliando, desta forma, convenientemente, na métrica e na musicalidade do verso;
Rimas – quanto à natureza (grafia e sonoridade): perfeita (consoante), respeitando os casos específicos de exceção, conforme percepção singular e fundamentada do membro, proveniente de sua cultura poética;
Estrutura Rímica – alto rigor, sonetos com apenas 4 ou 5 pares de rimas, no uso dos seguintes esquemas rímicos, nos quartetos ABBA/ABBA, ABAB/ABAB, ABBA/BAAB e ABAB/BABA; e nos tercetos: CDC/DCD, CCD/EED, CDE/ CDE, CCD/EDE, CDE/DCE, CCD/DEE, CCD/DCC, CDE/ EDC, CDE/DEC, CDD/CEE e CDC/EDE;
Temática – variada, em permanente valorização da poesia;
Quanto à linguagem:
Estilo – que eleve a essência poética no contexto abordado, em busca de genuína poesia e expansão da percepção do Belo, respeitando o estilo literário de compor de seus membros;
Instrumento – respeitando a língua portuguesa como valioso instrumento do verso, discorrida com polidez e na sua forma culta;
Vocabulário – por tratar-se da composição poética mais culta do planeta, o mais refinado possível, sendo bem aceito o rebuscamento e o resgate de vocábulos, até então, em desuso, desde que venha a elevar o nível imagético e melódico da poesia escrita;
O FÓRUM DO SONETO é composto atualmente por (13) membros: Adilson Costa, Aila Brito, Douglas Alfonso, Edy Soares, Elvira Drummond, Geisa Alves, Gilliard Santos, Janete Sales Dany, Jerson Brito, José Rodrigues Filho, Luciano Dídimo, Plácido do Amaral e Ricardo Camacho.
Amigos leitores,
Sejam sempre bem-vindos ao FÓRUM DO SONETO!
Por RICARDO CAMACHO
Idealizador, Fundador e Presidente do FÓRUM DO SONETO