MITOLOGIAS E CRÔNICAS – O Poderoso Hércules

MITOLOGIAS E CRÔNICAS – O Poderoso Hércules

 Sua trajetória foi marcada de traumas, fúria, vingança e claro, gloria!

 Sua história começa antes mesmo de seu nascimento, Zeus o deus dos deuses se interessou pela bela e jovem Alcmena, contudo, Alcmena era casada com Anfitrião, um rei que estava no campo de batalha. Zeus que não era bobo, aproveitou a oportunidade e se configurou em Anfitrião e engravidou a jovem, achando que seu amado marido tinha voltado da guerra.

 Quando realmente o marido volta, desconfia da traição da esposa e manda excuta-la, Zeus mais do que de pressa intervém e se declara pai do filho que Alcmena carregava em seu ventre. Anfitrião feliz da vida por saber que foi agraciado por ser padrasto de um filho de um deus, perdoa a esposa e vida que segue na calorosa Grécia, só que não! Hera não gostando nada da traição do marido, envia duas serpentes para matar a criança enquanto dormia tranquilo ao lado de seu irmão. Mas desde bebê Hercules já demonstrava força e esperteza, pegou as duas cobras e as matou. Sua mãe apavorada com aquilo e temendo que a deusa da maternidade tentasse novamente contra a vida do garoto, foge para uma floresta e o abandona a própria sorte. Era cada ideia sem noção que esse pessoal tinha…

 Sozinha, a criança se põe a chorar chamando a atenção de Hera e Athenas, mas por algum motivo as deusas não reconhecem o menino. Vendo que ele chorava muito, Hera o amamenta de seu leite materno, porém o garotinho mama com muita força, fazendo que a deusa sentisse muita dor e o lançasse longe, fazendo seu leite jorrar dando origem a Via Láctea.
Athenas sabendo do ocorrido, pega a criança e consegue devolver a sua mãe, Hera percebendo que tinha amamentado o filho de sua rival, quer vingança a todo custo.

 Após uma profecia falando que o jovem seria o maior herói da Grécia, que enfrentaria os maiores monstros já visto e por recompensa se sentaria invicto ao lado de seu pai, no monte Olimpo, Anfitrião, seu pai adotivo, tratou logo que assim que ele tivesse idade aprenderia sobre batalhas, andar de carruagem, se tornou um exímio arqueiro e aprendeu a lutar com várias armas, contudo era indisciplinado e não aceitava ser reprendido.

 Após ser enviado para as fazendas, Hércules se redime de seus maus atos e segue o caminho da virtude, e assim começa a sua jornada em prol daqueles que necessitavam de sua ajuda.

 Seguindo seu caminho rumo a Tebas, Hercules se depara com um coletor de impostos que cobrava valores absurdos dos tebanos, a cidade tinha perdido a guerra para o rei Erginio, que cobrava tributos humilhantes. Indignado com a situação Hercules intervém, provocando a ira de Erginio, levando Tebas mais uma vez aos campos de batalhas, entretanto, desta vez, além de estarem com Hercules, eles usavam armas e armaduras consagrada pela deusa da estratégia, Athena. Tebas sai vitoriosa. Creontes feliz por ter seu reino libertado, entrega em casamento a sua filha Mégara, por quem Hércules se apaixona completamente. E com sua bela esposa, o jovem herói teve três filhos.

 A deusa Hera vendo tamanha felicidade percebe a oportunidade perfeita de consumar sua vingança.

 Euristeu e Hércules eram primos, mas, por uma manobra maldosa de Hera, Euristeu assume o trono de Micenas, fazendo que com Hércules seja servo de seu primo, coisa que ele não gostava muito pois ele achava um absurdo obedecer a alguém que ele julgava inferior a ele. Com ódio da situação ele resolve procurar ajuda dos oráculos de Delfos para se livrar dos mandos e desmandos do primo-rei, para sua infelicidade os oráculos revelam que o herói ainda deve obediência ao rei e que só realizando as tarefas que lhe foi proposta o poder de Euristeu diminuiria.

 Hercules transtornado volta para casa, mas antes disso, aproveitando a fúria do guerreiro, Hera o enfeitiça e faz com que ele trave uma batalha sangrenta com os mais terríveis monstros, entretanto não passava de uma ilusão. Ao despertar, Hercules percebe que assassinou brutalmente toda a sua família e cai em desespero.

 Hera finalmente tem sua vingança e de seu trono no monte Olimpo se delicia com a desgraça do homem…

 Retornando anos depois de seu exilio, imposto a si mesmo, Hércules busca redenção pelos seus pecados dando início aos 12 TRABALHOS DE HÉRCULES.

Os 12 trabalhos de Hércules

 1 – Leão de Neméia
 Um leão gigantesco, quase invulnerável, devastava a região de Neméia próxima à cidade de Micenas. Hércules encurralou o animal e o estrangulou. Como apenas suas próprias garras era capaz de matá-lo, ele as arrancou e matou o animal, assim cumprindo a sua primeira tarefa.

 2 – Hidra de Lerna
 Na cidade de Lerna vivia uma enorme serpente com nove cabeças, uma delas imortal. Hércules decepou oito cabeças e Iolau, seu sobrinho, queimou as feridas para elas não nascerem mais. A cabeça imortal foi enterrada debaixo de rochedos e o herói usou seu sangue venenoso para banhar suas flechas. Transformando-as em um perigo mortal aos seus inimigos.

 3 – Javali de Erimanto
 Um javali aterrorizava as vizinhanças do monte Erimanto, no noroeste da Arcádia. A criatura era feroz, matando quem se colocasse em seu caminho. Como as ordens era capturar o javali vivo, Hercules teve que deixar o bicho cansado para poder carregá-lo até a cidade Micenas, para o seu primo, já que era para ele que Hércules devia obediência.

 4 – Corça de Cerinéia
 No monte Cerinéia – também próximo da região da Arcádia – havia uma corça com chifres de ouro e pés de bronze. Por ser um animal protegido pela deusa Artêmis, a corça teve que ser capturada viva, assim Hercules caçou-a por um ano, até a beira de um rio, onde ele a feriu levemente com uma de suas flechas.

 5 – Aves do Estínfale
 Num bosque às margens do lago Estínfale, no norte da Arcádia, escondiam-se aves que, além de devorar as colheitas da região, também atacavam os homens. Para matá-las, Hércules primeiro usou um címbalo (antigo instrumento de cordas) para atraí-las. Assim que as aves saíram do bosque o herói pôde atingi-las com suas flechas venenosas.

 6 – Cavalariças de Áugias
 Áugias, rei da Élida, região a oeste da Arcádia, tinha grandes rebanhos de cavalos (ou gado, conforme a versão), mas não cuidava de seus estábulos que acumularam uma colossal quantidade de estrume ao longo dos anos. Hercules conseguiu limpar tudo em um só dia, usando as águas de dois rios.

 7 – Touro de Creta
 Por vingança, Poseidon, deus dos mares, havia deixado louco o touro pertencente ao rei de Creta. O animal devastava os campos da região e Hércules foi até lá para dominá-lo. Após dominar o animal, Hercules teve que levá-lo de volta a nado de Creta até o continente.

 8 – Éguas de Diomedes
 Diomedes – filho de Ares, deus da guerra – vivia na Trácia. Ele tinha quatro éguas ferozes e carnívoras que se alimentavam com os estrangeiros que apareciam em suas terras. Hércules capturou as éguas e, notando que elas estavam famintas, serviu-lhes Diomedes como refeição. Isso só deve ter provocado um pouquinho a ira de Ares.

 9 – O conto de Hipólita
 Hipólita, a rainha das famosas guerreiras amazonas, possuía um cinto cuja filha de Euristeus desejava muito. Para satisfazer a vontade de sua rebenta, o rei envia Hercules para buscar o cinto. Hipólita até cogita em entregar o artefato de bem grado ao herói, pois havia escutado sobre suas aventuras, porém Hera incitou as bravas guerreiras a ir à guerra contra o semideus, que levou a rainha das amazonas a morte, fazendo com que Hercules tivesse o objeto de qualquer maneira.

 10 – Os bois de Gerião
 Gerião era um gigante de três cabeças que possuía várias cabeças de gado, mas para conseguir esses bois, Hercules teve que matar o gigante e seu monstruoso cão pastor que Gerião.

 11 – Pomos de Ouro
 Hercules foi incumbido de pegar algumas maças de ouro. Parecia que seria a tarefa mais fácil, só que não. Os pomos ficavam no jardim secreto das Hespérides, cuja localização apenas o titã Atlas sabia. Então após vagar pelo mundo e não encontrar o tal jardim, o semideus resolve pedir ajuda ao Titã que carrega o mundo em seus ombros, castigo que pagava por contrariar o todo poderoso Zeus. Após uma breve negociação, Atlas decide ajudar o herói, enquanto ele buscava as maças, Hercules segurava o mundo nas costas.

 12 – Cérbero, O cão de Hades
 Para completar as doze tarefas, o rei de Micenas envia o filho de Zeus ao submundo na esperança que ele falhe nessa missão. Para finalmente ser redimido de seus pecados Hercules tem que capturar o temível Cérbero, o cão de três cabeças e cauda de serpente, que guardava os Portões do reino dos mortos. Após ganhar uma aposta contra Hades, o herói de Olímpio, retorna com o cão para Tristeza de Euristeus e Hera.

 E assim realiza suas árduas tarefas, retorna a Grécia como grande herói por seus feitos e orgulho de seu pai Zeus.

Por LADYLENE APARECIDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo