MITOLOGIAS E CRÔNICAS – Os Animais Fantásticos da Mitologia Chinesa

MITOLOGIAS E CRÔNICAS – Os Animais Fantásticos da Mitologia Chinesa

Olá, querido leitor, muito feliz por estar aqui, mais uma vez dividindo com você sobre mitologia!!

Na edição anterior tinha começado a falar sobre o povo Celta, mas como a revista nesta edição falará sobre a Dinastia Chinesa, não poderia de deixar de dar a minha contribuição nessa história riquíssima e que com certeza rendera muitas e muitas edições!!!

Mas não fique preocupado, apenas darei uma pincelada nessa mitologia que é extensa e cheia de detalhes. Na próxima edição voltaremos com nossa programação normal (rsrs) e trarei mais dos Celtas, por quem sou apaixonada, e na sequência trarei o restante das histórias fantásticas da mitologia chinesa.

Então sem mais delongas… Bem-vindo a Dinastia Imperial Chinesa!!

Pegue a sua bebida favorita, acomode-se e boa leitura…

 

Os Animais Fantásticos da Mitologia Chinesa

Até em então, de todas as mitologias que estudei, a chinesa é uma das que mais tem animais fantásticos e com muita representatividade em sua cultura. Inclusive temos o lindo horoscopo Chines que encanta povos do mundo inteiro, e principalmente pessoas mais ligadas a espiritualidade e ao misticismo.

Para quem gosta de acompanhar os signos, na astrologia chinesa, estamos no ano do Dragão, esse poderoso e misterioso ser que encanta a todos.

 

O ano novo Chinês

No dia quatro de fevereiro, teve início ao ano novo chines 2024. Neste ciclo, todos nós vivenciaremos sob a energia do signo do Dragão de Madeira Yang.

O ano do Dragão traz otimismo, disposição para realizar o impossível e foco na extravagancia, imaginação, responsabilidade e poder pessoal.

Imagem de IconO por Pexels

 

Este ano do Dragão promete dá um BOOMM, para as pessoas ligadas a arte, a cultura, teatro, cinema, música a expressão de forma geral. Para os profissionais da escrita e da imagem, o ano de 2024 é um ano de profunda mudança na sua prática artística.

Esse é o nosso ano escritores!!!

E para você que está curioso para saber qual é o seu signo chines e como usar isso de forma positiva em sua vida. Vou deixar um link para você conferir o seu signo.

Qual é o meu signo no horóscopo chinês? Calculadora (karmaweather.com)

Além dos animais pertencentes ao horoscopo, a China também possui outros animais incríveis. Como já falado o Dragão, que apesar de serem retratados como criaturas terríveis e assustadoras, para os chineses o dragão é símbolo de benevolência e sorte.

Imagem de Ecetugce por Freepik

 

A fênix que também é retratada em muitas lendas, na china ela também tem o seu lugar, que simboliza renascimento e imortalidade. Muitos acreditam, que a fênix é símbolo de prosperidade.

Também temos o Qilin: O Qilin é uma criatura mítica que possui características de vários animais, como o corpo de um cervo, a cauda de um boi e as escamas de um dragão. Ele é considerado um ser benevolente e traz sorte, felicidade e harmonia.

Mas nem sempre de benevolência e sorte vivera o homem!

Dentro da Mitologia Chinesa há também os animais que trazem maus presságios. Entre eles temos:

JIu Tou Niao (Pássaro de Nove Cabeças): Este é um pássaro mítico com nove cabeças que é considerado um presságio de desastres, como guerras, forme e pragas. Sua aparição é vista como um prenuncio de desgraça e calamidade.

Jiangshi (cadáver Saltitante): Embora não seja um animal, o Jiangshi é uma criatura reanimada similar a um zumbi na mitologia chinesa. Acredita-se que eles tragam má sorte, doença e morte para aqueles que cruzam seu caminho.

A Raposa de Nove Cauda, conhecida em chinês como Jiuweihi, é uma figura lendária e mítica na mitologia chinesa e em outras culturas asiáticas. Ela é retratada como uma raposa com nove caudas e possui características sobrenaturais. Sendo que para muitos ela possui poderes mágicos e de transformação. Sendo retratada em muitos animes ou quadrinhos orientais como um dos guardiões do mundo espiritual, dotadas de uma sabedoria e poder além da compreensão humana. Mesmo atualmente ela povoa o imaginário de criadores de história se seus leitores.  

Agora que já falei um pouco sobre os principais animais na mitologia chinesa, gostaria de apresentar os animais celestiais, guardiões do mundo e tudo que nele habita. Criaturas dotadas de poderes que apenas se pode comparar aos deuses.

Esses animais são a personificação dos principais elementos da terra e seus guardiões que regem o translado da Terra.

A seguir conheça um pouco mais desses poderosos animais celestiais!

 

Mitologia Chinesa: Os 4 animais celestiais

Na mitologia chinesa reza a lenda dos quatro animais celestiais, onde cada um é responsável por um dos pontos cardeais da Terra e responsável pelas estações do ano. Esses animais são dotados de muita sabedoria e poder, tornando-se guardiões de cada parte do mundo.

Os Animais Celestiais são temas comuns na arte chinesa, incluindo pintura, escultura, caligrafia e artesanato. Suas imagens são frequentemente representadas em uma variedade de formas, desde pinturas e gravuras até esculturas em jade e cerâmica, contribuindo para a beleza estética da cultura chinesa

A crença nos Quatro Animais Celestiais é profundamente enraizada na cultura chinesa, tanto que essa crença atravessa milênios. Além da simbologia dos pontos cardeais esses animais significam a espiritualidade e filosofia chinesa.

Os 4 animais; o Dragão Azul do Leste; a Ave Vermelha do Sul; o Tigre Branco do Oeste; e a Tartaruga Negra do Norte, representam os princípios fundamentais da cosmologia chinesa e os cinco elementos.

O Dragão Azul do Leste (Quinglong): O Dragão Azul é uma das figuras mais veneradas na mitologia chinesa. Ele representa o poder, a nobreza, a produção, e a boa sorte. É considerado uma divindade benevolente que traz chuvas para fertilizar a terra e garantir boas colheitas. Associado ao Imperador, o Dragão Azul também simboliza autoridade e governança justa. Na cultura chinesa, o dragão é um símbolo de grande auspício e está frequentemente associado à realeza e à prosperidade. A sua estação é a primavera e seu elemento a madeira.

Imagem de Freepik

 

O Pássaro Vermelho do Sul (Zhuque): Mesmo de forma errada esse pássaro é associado a Fênix, por causa de sua pelagem vermelha, por ser um símbolo de ressurreição renovação e harmonia. Mas o Zhuque está associado ao verão e ao Sul. Ela simboliza beleza, graça e felicidade, muitas vezes sua imagem eram bordados nos trajes das Imperatrizes como adorno por ter essas características femininas, assim como o Dragão Azul era bordado nas vestes dos Imperadores, por simbolizar a prosperidade do reino. Seu elemento é o fogo.

Imagem de Benzoix por Freepik

 

O Tigre Branco do Oeste (Baihu): Baihu é o deus do oeste e está ligado ao metal, por conta disso é associado aos líderes dos exércitos chineses. Sempre representando pela força, coragem, autoridade e proteção. Broches de jade eram confeccionados na forma de tigre e eram usados pelas mais altas patentes do exército chinês. Sua imagem também por muitas vezes era esculpida nas tumbas para proteger os mortos dos espíritos maus. A sua estação é o outono.

Imagem de Freepik

 

A Tartaruga Negra do Norte (Xuanwu): A Tartaruga Negra é uma figura associada à sabedoria, estabilidade, longevidade e proteção. Geralmente é retratada com uma serpente envolvendo seu corpo. Em algumas lendas chinesas por conta de sua sabedoria a Tartaruga Negra possui poder de ver o futuro. Para muitos é um símbolo de proteção contra desastres naturais. Por conta de sua longevidade é o animal celestial mais ligado a sabedoria ancestral. Sua estação é o inverno e seu elemento é a agua.

Imagem de Ibrachina

 

Na filosofia chinesa, como o Taoísmo e o Confucionismo, os Quatro Animais Celestiais simbolizam o equilíbrio entre forças opostas e complementares, como yin e yang. Eles representam a harmonia entre os elementos naturais e a importância de viver em conformidade com os ritmos naturais do universo.

Os Quatro Animais Celestiais são frequentemente considerados guardiões protetores capazes de afastar o mal, trazendo boa sorte e garantir a segurança. Suas imagens são comumente encontradas em templos, residências, palácios e outros locais importantes.

 A verdade que a cultura chinesa encanta o mundo inteiro por milênios. Sua sabedoria e conhecimento foi disseminada aos quatro cantos do globo. Seu conhecimento influencia várias civilizações. Sua ligação com o sagrado natural inspira a muitos a seguir o caminho da iluminação.

Não tem como resumir tanta historia em poucas páginas, seria até uma ofensa a tantos séculos de sabedoria. Apenas espero ter trazido uma ínfima parte dessa historia nessas linhas, pois o meu proposito é trazer cada vez mais um conhecimento através das sabedorias dos antigas e ninguém melhor para nos ensinar sobre isso do que a cultura oriental.

Nas próximas publicações irei trazer um pouco mais sobre essa tradição tão rica e que pode nos ensinar tanto.

Algumas culturas, assim como a chinesa tem uma ligação muito forte com a espiritualidade e com natural.

Essa conexão vem sendo ensinada no decorrer dos séculos e por algum motivo vem sendo ignorada. Temos que parar e nos absorver em nossa ignorância e escutar o ensinamento dos antigos, o natural e nossa mãe, nosso pai e será o nosso descanso eterno.

Aprender isso e incorporar isso em nossas vidas, quem sabe, alcancemos a superioridade que sempre buscamos e acima de tudo a paz que tanto nos faz falta….

Deixo para você querido leitor essa reflexão… Quem sabe o que nos falta é uma conexão, um entendimento do natural e aceitá-la como uma força que tem que ser respeitada.

Por LADYLENE APARECIDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo