MOMENTO RESENHA – A menina que pedia livros

MOMENTO RESENHA – A menina que pedia livros

 

Resenha: “A menina que pedia livros” nos conta a história de uma turma de alunos do oitavo ano que participou de um estudo, quase uma gincana, sobre a vida e a obra do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e do pintor e inventor renascentista italiano Leonardo da Vinci. A turma é dividida em dois grupos, onde cada um tem uma função participativa e como tudo que envolve essa dinâmica escolar sabemos que será diversão garantida! Mas como será que os alunos e alunas trabalharam em seus trabalhos visto a importância desses artistas para a história? Vem conferir para saber.

Só posso adiantar que o livro é maravilhoso! Trouxe as melhores recordações do meu tempo de escola. A história carregada de diversão, alegria e brincadeiras; jovens curiosos, ansiosos para desbravarem e conhecerem tudo. Salientando que, o livro é baseado em fatos e personagens reais, após uma observação cuidadosa da turma que o mesmo acompanhou do sexto ao oitavo ano do Ensino Fundamental. Trazendo ainda lições de amizade, respeito, acolhida e principalmente bom humor. Me deliciei com as pegadinhas e gracinhas dos alunos. Fiquei encantada com a riqueza de detalhes e descrições, você que lerá se sentirá dentro daquele ambiente escolar, até o sinal conseguirá ouvir. Espetacular!

Sinopse: Esta é uma obra de ficção com personagens e cenários reais. É o resultado de uma longa e cuidadosa observação acerca do comportamento e atitudes de alunos que acompanho desde o sexto ano até o oitavo ano do Ensino Fundamental. A narrativa trata de um estudo da vida e da obra do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e do renascentista italiano Leonardo da Vinci, numa história contada por alunos do oitavo ano. O bom humor está bem presente em toda a narrativa na tentativa de deixar a história o mais real possível. São charadas, pegadinhas, gracejos que ocorrem em toda sala de aula, em todo ambiente escolar saudável. O bom humor, levando em conta o respeito ao próximo é, com certeza, um dos mais certeiros indicadores de que o ambiente escolar está em plena harmonia.

Sobre o autor: Natural de Teresina, PI, Paulo Goudinho é graduado em Música e pós-graduado em Musicoterapia. Membro da Coudelaria Chapada do Corisco. Coautor das obras Toda Versidade, Une Versos e Palavra Andante. Autor do cordel intitulado Alguns artistas que mudaram o mundo e das obras A menina que pedia livros, O menino que não era gente e Velhos Poemas Novos e De Médico e de Louco Todos Nós Temos um Pouco. Paulo Godinho é músico, produtor musical e compositor.

Por CARLA SANTIAGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo