MOMENTO RESENHA – O futuro dos que ardem por um passado melhor

MOMENTO RESENHA – O futuro dos que ardem por um passado melhor

LIVRO – O futuro dos que ardem por um passado melhor

 Venho desta vez, trazer para vocês esse livro S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L (sem exageros!) “O futuro dos que ardem por um passado melhor”, do autor @danielfalconlins que aproveito e convido vocês a acompanharem seu ig para conhecer seu trabalho.

 O livro está disponível em formato digital no Amazon Kindle e no Kindle Unlimited e em formato físico lançado de forma independente e agenciado pela parceira @oasyscultural

 Bom, vamos ao livro… “O futuro dos que ardem por um passado melhor” se passa em um Brasil do século XXII, e nos contas as desventuras de Viterley Phivo, que busca, em meio a um país assolado por uma devastação climática e uma quase “contaminação” de estimulantes químicos, mudar aquele cenário, entretanto, as alianças que Viterley fará, serão decisivas para o futuro, ou são as mesmas (ou parecidas?) feitas em um passado não tão distante? Lembrando que futuro sempre é construído hoje, no presente.

 “O futuro dos que ardem por um passado melhor” é uma distopia bem caricata, com uma pitada de humor e sátira mas com uma visão talvez mais aguçada de um real futuro, que poderemos vivenciar (quem sabe!) Daniel, nos agracia com uma escrita sublime, clara e direta, cheia de imaginação e imensamente repleta de ironias e reflexões. Exibe novas minorias e novas e velhas correntes políticas, que como na realidade ambientam a trama encorpando personagens comuns e poderosos. Descreve tecnologias que jamais imaginaríamos os dias de hoje, ou estamos enganados? Na escrita do autor é bem possível identificar as influências de Dostoiewski e Kafka, no viés do existencialismo, conduzido filosoficamente a solidão do personagem principal, bem como a descrença com a humanidade. Super indico essa leitura!

 Sinopse: Em seu primeiro romance, o escritor e diplomata Daniel Falcon Lins, baiano educado em diferentes localidades e realidades, e que viveu em países tanto distantes quanto díspares como Malásia, Alemanha, Índia e Argentina, constrói uma ficção distópica permeada de humor e ironia para falar de problemas da contemporaneidade e do Brasil atual.
O anti-herói Viterley Phivo, rapaz de origem humilde em Pernambuco, vai parar em Brasília pelas mãos de uma família de políticos que empregam seus pais. No século vinte e dois, a capital brasileira é varrida pela poeira vermelha do cerrado arrasado e assombrada por gente que perdeu o juízo por exagerar nos estimuladores químicos e outros aparatos tecnológicos – verdadeiros zumbis. O cenário mudou, mas o arcabouço político não. Frustrado em suas ambições pessoais, Viterley conhece “o Satanista”, figura controversa que o incentiva a se envolver em circunstâncias cada vez mais perigosas e arriscadas, em um processo que definirá os rumos da nação brasileira. Ele também se envolve com a sedutora Mirleyne, cujas verdadeiras intenções são uma incógnita.

 “O futuro dos que ardem por um passado melhor” está em sintonia com as melhores distopias ao estilo de “1984”. O enredo original é narrado de forma vívida e envolvente por Daniel Falcon Lins, que através das “mentiras” da ficção, nos conta verdades. Um livro que instiga, desperta e nos dá muito em que pensar.

 Sobre o autor: Daniel Falcon Lins nasceu em Salvador, Bahia, em 1973. É escritor e diplomata em serviço, atualmente, na Itália. Realizou seus estudos na Espanha, Alagoas e Paraná. Serviu na Índia, Alemanha, Argentina e Malásia. “O Futuro dos que Ardem por um Passado Melhor” é seu primeiro romance.

Por CARLA SANTIAGO

Pular para o conteúdo