MOMENTO RESENHA – O silêncio dos livros

MOMENTO RESENHA – O silêncio dos livros

LIVRO – O Silêncio dos Livros

 Agora, falarei do livro incrível do @faustopanicacci ”O silêncio dos livros”, disponível em formato digital e físico no Amazon e no Kindle Unlimited, no ig do autor (anteriormente mencionado) e no ig da editora @editorapandorga

 “O silêncio dos livros” nos conta a história de Alice, uma distopia, onde os livros são proibidos e tê-los é um crime quase que hediondo, os que existiam eram queimados. As pessoas são obrigadas a denunciar. Naquele momento, Alice ainda mantém um livro, escondido, tinha uma dedicatória da vó, o que aumenta o cuidado e o valor. Mas, sua mãe descobre o esconderijo do livro e destrói ele na frente da menina. Os pais, como toda a sociedade estavam cada vez mais aprisionados as tecnologias, já não tinham tempo nem paciência com a menina, aumentando assim a saudade que a pequena sentia de sua avo e seu tio, que lhe contavam muitas histórias, até a chegada de Santiago. Santiago, é um homem solitário, que muda pra casa ao lado de Alice, e é a favor da volta dos livros. Os argumentos dos que lutavam contra os livros eram os mais absurdos: ninguém tem tempo de ler livros, eles não são nada “democrático” pois, teriam que ”ficar presos” na visão do autor do livro. A história é dividida em partes e juntas criam um belíssimo enredo. Nele conheceremos Alice, uma menina curiosa e que adora histórias; Hilário, um homem que sofre uma grande transformação após ser preso e tudo por aprender o valor dos livros e Santiago, um senhor recém-chegado à vila onde mora Alice, que tem muitas histórias a contar e quem sabe a esclarecer… Como um grande quebra-cabeças, a história se desenrola e as vidas dos personagens se entrelaçam e conseguimos entender os motivos e razões dos eventos.

 Gente, pára o mundo, que livro é esse? Juro que muitas vezes me sentia sem ar e ansiosa porque parecia que estava lendo a próxima notícia a ser dada no jornal, pois estamos em meio a tantas propostas de aumento de taxação do valor dos livros, então não há exagero em pensar que possam vir a querer proibir ler e ter livros. E sobre a escrita e linguagem utilizada pelo Fausto? F-A-N-T-Á-S-T-I-C-A! Poética, lúdica, riquíssima de detalhes e significados, além de ser cheia de referências maravilhosas! Estou encantada! Sem modismos e respostas fáceis. É um livro sobre livros, idealizado com certeza por alguém que certamente os ama, dirigido àqueles que compartilham do sentimento que trata-se de um real prazer. É lindo identificar as dezenas de citações aos clássicos, algumas de maneira explícitas e incorporadas à própria narrativa, outras ocorrem de maneira bem mais sutis, fazendo críticas à nossa sociedade atual, que não lê, que não enxerga a importância dos livros. Magnifico!

 Sinopse: Numa época em que os livros são proibidos, o misterioso Santiago Pena acaba de chegar a Portugal, onde conhecerá Alice, menina desprezada pelos pais. O encontro de um antigo caderno trará questões intrigantes. Que relação haveria entre um jovem acusado de crime que alega não ter cometido, suntuosos projetos arquitetônicos e a descoberta de uma biblioteca abandonada? Por qual razão alguém usaria o lema “festina” lente (“apressa-te lentamente”)? E por que o estrangeiro Santiago parece despertar nos familiares de Alice perigosos anseios?
Suspense e aventura misturam-se a profundas reflexões sobre os paradoxos da condição humana nesta arrebatadora história que trata de amizade, loucura, amor e perda da inocência. À medida que se alterna entre a perspectiva de um homem reservado e a de uma garota curiosa, a narrativa surpreende pela multiplicidade de significados. Dialogando com clássicos da Literatura universal, O silêncio dos livros indaga qual seria o destino de uma sociedade que, fascinada pelos avanços tecnológicos, abolisse os livros. E lança um desafio aos que teimam em proclamar, sombriamente, a morte de um dos maiores símbolos da Civilização.

 Sobre o autor: Fausto Luciano Panicacci é Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade do Minho (Portugal). Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, estudou Fotografia, História do Cinema e História da Arte. Além de O silêncio dos livros (romance), é autor de Naufrágios (coletânea de contos e poemas), e de obra jurídica. Promotor de Justiça e escritor, foi professor de pós-graduação no GVLAW da FGV-SP. Integra os grupos literários O que restou e Library. –Este texto se refere à uma edição alternativa kindle_edition.

Por CARLA SANTIAGO

Pular para o conteúdo