MUNDO ANIME – One Piece – O maior desenho de todos os tempo

MUNDO ANIME – One Piece – O maior desenho de todos os tempo

One Piece é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por EiichiroOda. Foi serializado na revista de mangás hōnen da Shueisha Weekly ShōnenJump desde julho de 1997, com seus capítulos individuais compilados em 107 volumes tankōbon em novembro de 2023.

A história segue as aventuras de Monkey D. Luffy, um menino cujo corpo ganhou as propriedades da borracha após comer involuntariamente uma Akuma no Mi. Com sua tripulação pirata, os Piratas do Chapéu de Palha, Luffy explora a Grand Line em busca do falecido Rei dos Piratas Gol D. Roger O tesouro supremo de conhecido como “OnePiece” para se tornar o próximo Rei dos Piratas.

O mangá gerou uma franquia de mídia, tendo sido adaptado em um filme de festival produzido pela ProductionIG, e uma série de anime produzida pela Toei Animation, que começou a ser transmitida no Japão em 1999. Além disso, a Toei desenvolveu quatorze filmes de animação, um OVA e treze especiais de televisão. Várias empresas desenvolveram vários tipos de publicidade e mídia, como um jogo de cartas e vários videogames.

A série de mangá foi licenciada para lançamento em inglês na América do Norte e no Reino Unido pela Viz. Media e na Austrália pela MadmanEntertainment. A série de anime foi licenciada por 4KidsEntertainment para um lançamento em inglês na América do Norte em 2004, antes que a licença fosse retirada e posteriormente adquirida pela Funimation em 2007.

OnePiece recebeu elogios por sua narrativa, arte, caracterização e humor. Recebeu muitos prêmios e é classificado por críticos, revisores e leitores como um dos melhores mangás de todos os tempos. Vários volumes do mangá quebraram recordes de publicação, incluindo a maior tiragem inicial de qualquer livro no Japão.

Em 2015, OnePiece estabeleceu o Recorde Mundial do Guinness para “o maior número de cópias publicadas para a mesma série de quadrinhos por um único autor”. Foi o mangá mais vendido por onze anos consecutivos de 2008 a 2018, e é o único mangá que teve uma impressão inicial de volumes acima de 3 milhões continuamente por mais de 10 anos, bem como o único que alcançou mais de 1 milhões de cópias vendidas em todos os seus 100 tankōbon publicados volumes.

Além disso, OnePiece é o único mangá cujos volumes ficaram em primeiro lugar todos os anos em quatorze anos de existência do Ranking de Vendas de Mangá da Oricon.

Em julho de 2021, OnePiece tinha mais de 490 milhões de cópias em circulação em 58 países e regiões em todo o mundo, tornando-se a série de mangá mais vendida da história e a série de quadrinhos mais vendida impressa em volume de livros. É também uma das franquias de mídia de maior bilheteria de todos os tempos.

 

PREMISSA

A série foca em Monkey D. Luffy, um jovem feito de borracha, que, inspirado em seu ídolo de infância, o poderoso pirata Red-HairedShanks, parte em uma jornada do East BlueSea para encontrar o tesouro mítico,OnePiece, e se proclama o Rei dos Piratas. Em um esforço para organizar sua própria tripulação, os Piratas do Chapéu de Palha, Luffy resgata e faz amizade com um caçador de piratas e espadachim chamado RoronoaZoro, e eles partem em busca do tesouro titular.

Eles são acompanhados em sua jornada por Nami, uma ladra e navegadora obcecada por dinheiro;Usopp, um franco-atirador e mentiroso compulsivo; e Sanji, um cozinheiro pervertido, mas cavalheiresco.

Eles adquirem um navio, o GoingMerry, e se envolvem em confrontos com notórios piratas do East Blue.Enquanto Luffy e sua equipe partem em suas aventuras, outros se juntam à equipe mais tarde na série, incluindoTony TonyChopper, um médico derenas antropomorfizado; Nico Robin, arqueóloga e ex-assassina da BaroqueWorks; Franky, um construtor navalciborgue; Brook, um músico esqueleto e espadachim; e Jimbei, um timoneiro homem-peixe e ex-membro dos Sete Senhores da Guerra do Mar.

O mundo de OnePiece é povoado por humanos e muitas outras raças, como a Tribo Longarm (uma tribo composta por humanoides com braços longos), a TriboLongleg (raça de indivíduos de pernas muito longas), homens-peixe e tritões (dois raças de híbridos de peixes/humanos), anões, martas (uma raça de humanóides com características de animais), Lunarians e residentes das Ilhas do Céu (humanóides alados semelhantes a anjos) e gigantes. É coberto por dois vastos oceanos, divididos por uma enorme cordilheira chamada Linha Vermelha, que também é o único continente do mundo.

A Grand Line, um mar que corre perpendicularmente à RedLine, divide-os ainda em quatro mares: North Blue,East Blue, West Blue, e South Blue. Aoredor da Grand Line estão duas regiões chamadas CalmBelts, semelhantes às latitudes dos cavalos, que quase não experimentam vento ou correntes oceânicas e são o terreno fértil para enormes criaturas marinhas chamadas reis do mar. Por isso, os cinturões calmos são barreiras muito eficazes para quem tenta entrar na Grand Line.

No entanto, navios da marinha, membros de uma organização intergovernamental conhecida como Governo Mundial, são capazes de usar uma pedra de prisma do mar para mascarar sua presença dos reis do mar e podem simplesmente passar pelos cinturões de calma. Todos os outros navios são forçados a seguir uma rota mais perigosa, passando por uma montanha na primeira interseção da Grand Line e da RedLine, um sistema de canais conhecido como Reverse Mountain.A água do mar de cada um dos quatro mares sobe aquela montanha e se funde no topo para fluir por um quinto canal e para a primeira metade da Grand Line, chamada Paraíso porque é comparada à segunda metade. A segunda metade da Grand Line, além da segunda interseção com a RedLine, é conhecida como o Novo Mundo.

O Log Pose funciona bloqueando o campo magnético de uma ilha e, em seguida, bloqueando o campo magnético de outra ilha. O tempo para definir depende da ilha. Este processo pode ser contornado obtendo uma Eternal Pose, uma variação de Log Pose definida permanentemente para uma ilha específica e nunca muda.

O mundo de OnePiece inclui animais que funcionam como dispositivos. Caracóis Transpônder são animais parecidos com caracóis que agem como um telefone giratório, máquina de fax ou câmera. Mostradores, as conchas de certos animais que vivem no céu, podem ser usadas para armazenar energia cinética, vento, som, imagens, calor e similares e têm várias aplicações.

 

CONCEITO

O interesse de EiichiroOda por piratas começou em sua infância, assistindo à série animada VickytheViking, que o inspirou a querer desenhar uma série de mangá sobre piratas. A leitura de biografias de piratas influenciou Oda a incorporaras características de piratas da realidade em muitos dos personagens de OnePiece; por exemplo, o personagem Marshall D. Teach é baseado e nomeado após o pirata histórico Edward “Blackbeard” Teach.

Além da história da pirataria, a maior influência de Oda é Akira Toriyama e sua série Dragon Ball, que é um de seus mangás favoritos. Ele também se inspirou em O Mágico de Oz, alegando não suportar histórias onde a recompensa da aventura é a própria aventura, optando por uma história onde a viagem é importante, mas ainda mais importante é o objetivo, ou seja, o tesouro OnePiece é de fato um tesouro.

Enquanto trabalhava como assistente de NobuhiroWatsuki (autor de SamuraiX), Oda começou a escrever OnePiece em 1996. Começou como duas histórias one-shot intituladas Romance Dawn — que mais tarde seria usado como título para o primeiro capítulo de OnePiece. Ambos apresentavam o personagem de Luffy e incluíam elementos que apareceriam mais tarde na série principal. O primeiro desses contos foi publicado em agosto de1996 na AkamaruJump e mais tarde na OnePiece Red. A segunda foi publicada na 41ª edição da WeeklyShōnenJumpem 1996, e reimpressa em 1998 na coleção de contos de Oda.

Em entrevista à TBS, Takanori Asada, o editor original de OnePiece, revelou que o mangá foi rejeitado pela WeeklyShōnenJump três vezes antes da Shueisha concordar em publicar a série.

 

DESENVOLVIMENTO

Ao criar uma Akuma no Mi, Oda pensa em algo que satisfaça um desejo humano; ele acrescentou que ele não vê por que ele desenharia uma Akuma noMi, a menos que a aparência da fruta incitasse alguém a comê-la. Os nomes de muitos ataques especiais, assim como outros conceitos no mangá, consistem em uma forma de trocadilhos em que frases escritas em kanji são combinadas com uma leitura idiossincrática. Os nomes das técnicas de alguns personagens são frequentemente misturados com outros idiomas, e os nomes de várias técnicas de espada de Zoro são projetados como piadas; eles parecem assustadores quando lidos à vista, mas soam como tipos de comida quando lidos em voz alta. Por exemplo, o movimento de assinatura de Zoro é Onigiri, escrito como demoncut, masé pronunciado da mesma forma que bolinho de arroz em japonês.

Eisaku Inoue, o diretor de animação, disse que os criadores não usaram essas leituras de kanji no anime, pois “podem ter reduzido as risadas pela metade”. No entanto, KonosukeUda, o diretor, disseque acredita que os criadores “fizeram o anime bem próximo do mangá”.

Oda foi “sensível” sobre como seu trabalho seria traduzido. Em muitos casos, a versão em inglês do mangá OnePiece usa uma onomatopeia para várias onomatopeias usadas na versão japonesa. Por exemplo,” saaa ” (o som da chuva leve, perto de uma névoa) e “zaaa”(o som da chuva) são traduzidos como”fshhhhhhh”.

Ao contrário de outros artistas de mangá, Oda desenha tudo oque se move para criar uma aparência consistente, deixando sua equipe para desenhar os fundos com base nos esboços que ele desenhou. Desta forma, ele deseja manter uma representação uniforme, deixando apenas a realização dos fundos para sua equipe, com base em seus esboços.

Essa carga de trabalho o obriga a manter ritmos de produção apertados, começando das cinco da manhã até as duas da manhã do dia seguinte, com pequenas pausas apenas para as refeições. O programa de trabalho da Oda inclui os três primeiros dias da semana, dedicados à escrita do storyboard e o tempo restante para a tinta definitiva dos quadros e para a eventual coloração. Quando um leitor perguntou por quem Nami estava apaixonada, Oda respondeu que dificilmente haveria qualquer caso de amor dentro da tripulação de Luffy.

O autor também explicou que deliberadamente evita incluí-los em OnePiece, já que a série é um mangás hōnen e os garotos que o leem não estão interessados em histórias de amor.

 

PUBLICAÇÃO

Escrito e ilustrado por EiichiroOda, OnePiece foi serializado pela Shueisha na antologia de mangás hōnen WeeklyShōnenJump desde 22de julho de 1997. A Shueisha reuniu seus capítulos em volumes tankōbonindividuais. O primeiro volume foi lançado em 24 de dezembro de 1997. Em 4 de agosto de 2022, um total de103 volumes foram lançados.

O mangá OnePiece foi licenciado para um lançamento em inglês pela Viz. Media, que o publicou por capítulos na antologia de mangá Shonen Jump, desde o lançamento da revista em novembro de 2002, e em volumes encadernados desde 30 de junho de 2003. Em 2009, a Viz, anunciou o lançamento de cinco volumes por mês durante o primeiro semestre de 2010 para acompanhar a serialização no Japão.

Após a descontinuação da impressão ShonenJump, a Viz começou a lançar OnePiece em capítulos em seu sucessor digital, WeeklyShonen Jump, em 30 de janeiro de 2012. No Reino Unido, os volumes foram publicados pela Gollancz Manga, começando em março de 2006, até que a Viz Media assumiu após o décimo quarto volume.

Na Austrália e Nova Zelândia, os volumes em inglês foram distribuídos pela Madman Entertainment desde 10de novembro de 2008. Na Polônia, Japonica Polonica Fantastica está publicando o mangá, Glénatna França, Panini Comics no México, LARPEditores e mais tarde por Ivrea na Argentina, Planeta de Libros naEspanha, Edizioni Star Comics na Itália, e Sangatsu Manga na Finlândia.

Escrito e ilustrado por EiichiroOda, OnePiece foi serializado pela Shueisha na antologia de mangás hōnen WeeklyShōnenJump desde 22de julho de 1997. A Shueisha reuniu seus capítulos em volumes tankōbonindividuais. O primeiro volume foi lançado em 24 de dezembro de 1997. Em 4 de agosto de 2022, um total de103 volumes foram lançados.

O mangá OnePiece foi licenciado para um lançamento em inglês pela Viz. Media, que o publicou por meio de capítulos na antologia de mangá Shonen Jump, desde o lançamento da revista em novembro de 2002, e em volumes encadernados desde 30 de junho de 2003. Em 2009, a Viz anunciou o lançamento de cinco volumes por mês durante o primeiro semestre de 2010 para acompanhar a serialização no Japão.

Após a descontinuação da impressão ShonenJump, a Viz começou a lançar OnePiece em capítulos em seu sucessor digital, WeeklyShonen Jump, em 30 de janeiro de 2012. No Reino Unido, os volumes foram publicados pela Gollancz Manga, começando em março de 2006, até que a Viz. Media assumiu após o décimo quarto volume.

Na Austrália e Nova Zelândia, os volumes em inglês foram distribuídos pela Madman Entertainment desde 10de novembro de 2008. Na Polônia, Japonica Polônica Fantástica está publicando o mangá, Glénatna França, Panini Comics no México, LARPEditores e mais tarde por Ivrea na Argentina, Planeta de Libros naEspanha, Edizioni Star Comics na Itália, e Sangatsu Manga na Finlândia.

 

A SÉRIE ANIMADA

A Toei Animation produz uma série de anime baseada no mangá OnePiece. A série, que estreou no Japão na Fuji Television em 20 de outubro de 1999, exibiu mais de 1.000 episódios e foi exportada para vários países ao redor do mundo. Dois episódios cruzados com a adaptação do anime de Toriko foram ao ar. O primeiro deles, que também foi o primeiro episódio de Toriko, foi ao arem 3 de abril de 2011. Um segundo especial, que também cruzou com Dragon Ball Z, foi ao ar em 7 de abril de2013.

Em 8 de junho de 2004, a 4Kids Entertainment adquiriu a licença para distribuição de OnePiece na América do Norte. A 4Kids contratou a Viz Media para lidar com a distribuição de vídeo doméstico. Os músicos internos do 4Kidsescreveram uma nova trilha sonora e uma música tema apelidada de “PirateRap”. A dublagem da 4Kids exigia edições de conteúdo e duração, o que reduziu os primeiros 143 episódios para 104.

Inicialmente, a 4Kids criou originalmente uma versão em inglês do primeiro tema de abertura,“We Are!” por Russel Velázquez.

Ele estreou nos Estados Unidos em 18 de setembro de 2004, em primeira execução na Fox como parte do bloco de programação de fim de semana FoxBox TV, e mais tarde foi ao ar no Desenho animado Network em seu bloco de programação de ação de sábado à noite, Toonami em abril de 2005. Ele também foi ao ar em outros blocos e programação, como sua programação de horário nobre de segunda a quinta à noite e seu bloco de ação pós-escola durante a semana Miguzi em 2006. A produção foi interrompida em 2006 após o episódio 143/104. Viz. também cessou seu lançamento de vídeo caseiro da série após o volume 11.

Em 22 de julho de 2010, uma entrevista com Anime News Network e Mark Kirk, vice-presidente sênior de mídia digital da 4KidsEntertainment, revelou que a 4Kids adquiriu uma peça como parte de um pacote com outros animes, e que a empresa não exibiu a série antes de licenciá-la. No entanto, uma vez que a 4Kids percebeu que OnePiece não era apropriado para seu público-alvo, a empresa decidiu editá-lo em uma série mais voltada para crianças até que eles tivessem a oportunidade de abandonar legalmente a licença. Kirk disse que a experiência de produzir OnePiece”arruinou a reputação da empresa”. Desde então, a 4Kids estabeleceu um conjunto mais rigoroso de diretrizes, verificações e equilíbrios para determinar qual anime a empresa adquire.

Em 13 de abril de 2007, a Funimation licenciou a série e iniciou a produção em uma versão em inglês de OnePiece. Em uma entrevista com o dublador Christopher Sabat, ele afirmou que a Funimation estava interessada em adquirir OnePiece desde o início, e produziu um”episódio de teste”, no qual Sabat interpretou o personagem de Helmeppo e Eric Vale fez o papel do personagem principal, Monkey D.Luffy.

Após retomar a produção da dublagem em inglês renovada, que apresentava menos censura por causa de menos restrições na programação acabo, a Funimation lançou seu primeiro conjunto de caixa de DVD bilíngue sem cortes contendo 13 episódios em 27 de maio de 2008.

Conjuntos de tamanho semelhante seguidos com quatorze conjuntos lançado. Os episódios dublados pela Funimation estrearam no Cartoon Network em 29 de setembro de 2007 e foram ao ar até sua remoção em 22 de março de 2008.

Em 28 de outubro de 2011, a Funimation postou um comunicado de imprensa em seu site oficial confirmando a aquisição de episódios 206–263, e a proporção, começando com o episódio 207, seria alterada para o formato widescreen 16:9. Em 18 de maio de 2013, a série sem cortes começou a ser exibida no AdultSwim’s reviveu o bloco de programação tarde da noite de Toonami a partir do episódio 207 em diante. OnePiece foi removido do bloco Toonami após 18 de março de 2017.

Em maio de 2009, Funimation, Toei Animation, Shueisha e Fuji Television anunciaram que iriam transmitir a série numa hora da transmissão semanal japonesa sem custo. Originalmente programado para começar em 30 de maio de 2009, como episódio 403, a falta de segurança resultou em um vazamento do episódio, e a Funimation atrasou a oferta até o episódio 415 em 29 de agosto de 2009.

Em 12 de fevereiro de 2013, foi anunciado que a Manga Entertainment começaria a lançar o dub Funimati onde OnePiece no Reino Unido em um formato de box de DVD. Crunchyroll começou a transmitir a série em 2 de novembro de 2013, para os Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e América Latina.

 

FILMES 

Quinze filmes de animação baseados na série OnePiece foram lançados no Japão. Os filmes são normalmente lançados em março conforme as férias de primavera das escolas japonesas. Os filmes apresentam enredos independentes e completamente originais, ou recontagens alternativas de arcos de histórias com animação de qualidade superior à que o anime semanal permite.

Os três primeiros filmes eram tipicamente filmes duplos emparelhados com outros filmes de anime e, portanto, geralmente tinham uma hora ou menos de duração. Os próprios filmes oferecem contradições na cronologia e no design que os tornam incompatíveis com uma única continuidade.

A Funimation licenciou o oitavo, décimo e décimo segundo filmes para lançamento na América do Norte, e esses filmes receberam dublagem interna pela empresa.

Continua na próxima edição…

Por RAFAEL ZIMICHUT

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo