Akira Toriyama nasceu em 5 de abril de 1955 – 1 de março de 2024) foi um artista de mangá e designer de personagens japonês. Ele primeiro alcançou o reconhecimento popular por criar a popular série de mangá Dr. Slump, antes de criar Dragon Ball (seu trabalho mais famoso) e atuar como designer de personagens para vários videogames populares, como a série Dragon Quest, Chrono Trigger e Dragão azul. Toriyama passou a ser considerado um dos autores mais importantes da história do mangá com suas obras altamente influentes e populares, particularmente Dragon Ball, que muitos artistas de mangá citam como fonte de inspiração.
Imagem de Quebrandocontrole
Ele ganhou o Prêmio Shogakukan Manga de 1981 de melhor mangá shōnen com Dr. Slump, e vendeu mais de 35 milhões de cópias no Japão. Foi adaptado para uma série de anime de sucesso, com um segundo anime criado em 1997, 13 anos após o término do mangá.
Sua próxima série, Dragon Ball, se tornaria um dos mangás mais populares e bem-sucedidos do mundo. Tendo vendido 260 milhões de cópias em todo o mundo, é uma das séries de mangá mais vendidas de todos os tempos e é considerada uma das principais razões para o período em que a circulação de mangá estava em seu auge em meados da década de 1980 e meados da década de 1990. No exterior, as adaptações de anime de Dragon Ball tiveram mais sucesso do que o mangá e são creditadas por aumentar a popularidade do anime no mundo ocidental. Em 2019, Toriyama foi condecorado Cavaleiro da Ordre des Arts et des Lettres francesa por suas contribuições às artes.
VIDA
Akira Toriyama nasceu na cidade de Kiyosu, província de Aichi, Japão. Ele tinha uma irmã mais nova. Toriyama desenhava desde muito jovem, principalmente dos animais e veículos que ele gostava. Ele relatou ter ficado maravilhado depois de ver Cento e Um Dálmatas (1961) e disse que se aprofundou no mundo da ilustração na esperança de fazer desenhos tão bons.
Ele ficou chocado novamente na escola primária quando viu a coleção de mangás do irmão mais velho de um colega de classe, e novamente quando viu um aparelho de televisão pela primeira vez na casa de um vizinho.
Ele citou Astro Boy (1952–1968), de Osamu Tezuka, como a fonte original de seu interesse por mangá. Toriyama lembrou que quando ele estava no ensino fundamental todos os seus colegas desenhavam imitando animes e mangás, por não terem muitas formas de entretenimento. Ele acreditava que começou a avançar acima de todos os outros quando começou a desenhar seus amigos. Apesar de estar envolvido com mangá na escola primária, Toriyama disse que fez uma pausa no ensino médio, provavelmente porque ficou mais interessado em filmes e programas de TV. Quando questionado se ele teve alguma experiência formativa com entretenimento tokusatsu, Toriyama disse que gostou do programa de TV Ultraman e da série Gamera de filmes kaiju.
Toriyama disse que era óbvio que ele frequentaria uma escola focada em design criativo, mas admitiu que estava mais interessado em se divertir com os amigos. Embora ele ainda não lesse muitos mangás, ele mesmo desenhava um de vez em quando. Apesar da forte oposição de seus pais, Toriyama estava confiante em ingressar no mercado de trabalho após a formatura, em vez de continuar seus estudos. Ele trabalhou em uma agência de publicidade em Nagoya desenhando cartazes por três anos. Embora Toriyama tenha dito que se adaptou rapidamente ao trabalho, ele admitiu que muitas vezes se atrasava porque não era uma “pessoa matinal” e muitas vezes era repreendido por se vestir casualmente, até que se cansou do ambiente e desistiu.
PRIMEIROS TRABALHOS
Para buscar dinheiro depois de deixar o emprego aos 23 anos, Toriyama entrou na indústria de mangá submetendo um trabalho para um concurso amador na Weekly Shōnen Magazine da Kodansha, que ele comprou aleatoriamente em uma cafeteria. O momento não era adequado para esse concurso, mas outra revista de mangá, Weekly Shōnen Jump, aceitava inscrições para o Prêmio de Revelação todos os meses.
Kazuhiko Torishima, que se tornaria seu editor, leu e gostou do mangá de Toriyama, mas não foi elegível para competir porque era uma paródia de Star Wars em vez de uma obra original. Torishima enviou um telegrama ao artista e o incentivou a continuar desenhando e enviando mangás. Isso resultou em Wonder Island, que se tornou o primeiro trabalho publicado de Toriyama quando apareceu na Weekly Shōnen Jump em 1978. Terminou em último lugar na pesquisa dos leitores.
Toriyama disse mais tarde que planejava abandonar o mangá depois de receber o pagamento, mas como Wonder Island 2 (1978) também foi um “fracasso”, sua teimosia não o deixou e ele continuou a desenhar histórias fracassadas por um período; reivindicando cerca de 500 páginas, incluindo o publicado Today’s Highlight Island (1979).
Ele disse que aprendeu muito durante este ano e até se divertiu um pouco. Quando Torishima lhe disse para desenhar uma personagem feminina principal, Toriyama criou hesitantemente Tomato the Cutesy Gumshoe, de 1979, que teve algum sucesso. Sentindo-se encorajado, ele decidiu desenhar outra protagonista feminina e criou Dr. Slump.
Imagem de Cbr.com, Dr. Slump
Dr. Slump, que foi serializado na Weekly Shōnen Jump de 1980 a 1984, foi um enorme sucesso e fez de Toriyama um nome familiar. Segue as aventuras de um professor pervertido e sua pequena, mas superforte robô Arale.
Em 1981, Dr. Slump rendeu a Toriyama o Prêmio Shogakukan Manga de melhor série de mangá shōnen ou shōjo do ano. Uma adaptação para anime começou a ser exibida no mesmo ano, durante o horário nobre de quarta-feira, às 19h, na Fuji TV. As adaptações do trabalho de Toriyama ocupariam esse intervalo de tempo continuamente por 18 anos – através da série original de Dr. Slump, Dragon Ball e suas duas sequências, e finalmente um Dr. vendeu mais de 35 milhões de cópias no Japão.
Embora Dr. Slump fosse popular, Toriyama queria encerrar a série cerca de seis meses após criá-la, mas a editora Shueisha só permitiria que ele fizesse isso se ele concordasse em iniciar outra série para eles logo depois. Então ele trabalhou com Torishima em vários one-shots para Weekly Shōnen Jump e no Fresh Jump mensal.
Em 1981, Toriyama foi um dos dez artistas selecionados para criar um trabalho de 45 páginas para o concurso Reader’s Choice da Weekly Shōnen Jump. Seu mangá Pola & Roid ficou em primeiro lugar. Toriyama foi selecionado para participar do concurso novamente em 1982 e submeteu Mad Matic. Seu one-shot Pink foi publicado na edição de dezembro da Fresh Jump. Selecionado para participar do concurso Reader ‘s Choice da Weekly Shōnen Jump pela terceira vez, Toriyama teve o azar de conseguir a primeira vaga e teve que trabalhar no Ano Novo em Chobit de 1983. Irritado por ser impopular, ele decidiu tentar novamente e criou Chobit 2 (1983).
Um fã-clube oficial de Toriyama, Akira Toriyama Hozonkai, foi estabelecido em 1982. Seus boletins informativos eram chamados de Bird Land Press e foram enviados aos membros até o fechamento do clube em 1987. Toriyama fundou o Bird Studio no início dos anos 1980, o que é uma brincadeira com seu nome; “tori” que significa “pássaro”. Ele começou a contratar um assistente, principalmente para trabalhar nos antecedentes.
DRAGON BALL
Torishima sugeriu que, como Toriyama gostava de filmes de kung fu, ele deveria criar um mangá kung fu shōnen. Isso levou ao Dragon Boy de duas partes, publicado nas edições de agosto e outubro de 1983 da Fresh Jump.
Segue um menino, adepto de artes marciais, que acompanha uma princesa em uma viagem de volta ao seu país natal. Dragon Boy foi bem recebido e evoluiu para se tornar a série Dragon Ball em 1984. Mas antes disso, The Adventure of Tongpoo foi publicado na 52ª edição da Weekly Shōnen Jump de 1983 e também continha elementos que seriam incluídos em Dragon Ball.
Serializado na Weekly Shōnen Jump de 1984 a 1995 e tendo vendido 159,5 milhões de cópias tankōbon somente no Japão, Dragon Ball é uma das séries de mangá mais vendidas de todos os tempos. Começou como um mangá de aventura/gag, mas mais tarde se transformou em uma série de luta de artes marciais, considerada por muitos como o ” mangá shōnen mais influente “.
Dragon Ball foi uma das principais razões para a circulação da revista atingir um recorde de 6,53 milhões de cópias (1995). No final da série, Toriyama disse que pediu a todos os envolvidos que o deixassem terminar o mangá, para que ele pudesse “dar alguns novos passos na vida”.
Imagem de Cbr.com, Dragon Ball
Durante esse período de quase 11 anos, ele produziu 519 capítulos que foram reunidos em 42 volumes. Além disso, o sucesso do mangá levou a cinco adaptações de anime, vários filmes de animação, vários videogames e megamercadorias. Além de sua popularidade no Japão, Dragon Ball também teve sucesso internacionalmente, incluindo Ásia, Europa e Américas, com 300-350 milhões de cópias do mangá vendidas em todo o mundo.
Enquanto Toriyama serializava Dragon Ball semanalmente, ele continuou a criar mangás one-shot ocasionais. Em 1986, Mr. Ho foi publicado na 49ª edição da Weekly Shōnen Jump. No ano seguinte foi publicado Young Master Ken’nosuke, que tinha um cenário de jidaigeki japonês. Toriyama publicou dois one-shots da Weekly Shōnen Jump em 1988; O Velho e o Pequeno Mamejiro. Karamaru e o Dia Perfeito seguiram na edição #13 de 1989.
Também durante a serialização de Dragon Ball, Torishima o recrutou para trabalhar como designer de personagens para o videogame RPG de 1986, Dragon Quest. O artista admitiu que foi envolvido sem nem saber o que era um RPG e que isso deixou sua agenda já lotada ainda mais agitada, mas ficou feliz por ter feito parte depois de curtir o jogo finalizado. Toriyama continuou a trabalhar em todas as parcelas da série Dragon Quest até sua morte. Ele também atuou como designer de personagens do RPG Super Famicom Chrono Trigger (1995) e dos jogos de luta Tobal No. 1 (1996) e Tobal 2 (1997) para PlayStation.
O filme do festival de 23 de setembro de 1988, Kosuke & Rikimaru: O Dragão da Ilha Konpei, marcou a primeira vez que Toriyama fez contribuições substanciais para uma animação. Ele teve a ideia original da história, coescreveu o roteiro com seu diretor Toyoo Ashida e desenhou os personagens. Foi exibido no Jump Anime Carnival, que foi realizado para comemorar o 20º aniversário do Weekly Shōnen Jump.
OUTROS PROJETOS
Uma terceira adaptação de anime baseada em Dragon Ball, intitulada Dragon Ball GT, começou a ser exibida em 1996, embora não tenha sido baseada diretamente no mangá de Toriyama. Ele esteve envolvido em alguns elementos abrangentes, incluindo o nome da série e designs para o elenco principal. Toriyama continuou desenhando mangás neste período, predominantemente one-shots e peças curtas (100-200 páginas), incluindo Cowa! (1997–1998), Kajika (1998) e Sand Land (2000).
Imagem de Toei Animation
Em 6 de dezembro de 2002, Toriyama fez sua única aparição promocional nos Estados Unidos no lançamento do homólogo norte-americano da Weekly Shōnen Jump, Shonen Jump, na cidade de Nova York. Dragon Ball e Sand Land de Toriyama foram publicados na revista na primeira edição, que também incluiu uma entrevista detalhada com ele.
Em 27 de março de 2005, a CQ Motors começou a vender um carro elétrico projetado por Toriyama. O QVOLT individual faz parte da série Choro-Q de pequenos carros elétricos da empresa, com apenas 9 sendo produzidos. Custava 1.990.000 ienes (cerca de US$ 19.000), tinha velocidade máxima de 30 km/h (19 mph) e estava disponível em cinco cores. Toriyama afirmou que o carro levou mais de um ano para ser projetado:
“mas devido às minhas habilidades geniais de construção de minimodelos, finalmente cheguei ao final do que foi uma jornada muito emocionante.”
Ele trabalhou em um one-shot de 2006 chamado Cross Epoch, em cooperação com o criador de One Piece, Eiichiro Oda. A história é um pequeno crossover que apresenta personagens tanto de Dragon Ball quanto de One Piece. Toriyama foi o designer de personagens e artista do RPG Blue Dragon exclusivo do Mistwalker para Xbox 360 de 2006, trabalhando com Hironobu Sakaguchi e Nobuo Uematsu, com quem ele já havia trabalhado em Chrono Trigger. Na época, Toriyama sentiu que o anime Blue Dragon de 2007 poderia ser potencialmente seu trabalho final em animação.
Em 2008, ele colaborou com Masakazu Katsura, seu bom amigo e criador de I”s e Zetman, para o one-shot Sachie-chan Good!! da Jump SQ. Mais tarde foi publicado na América do Norte no SJ Alpha Yearbook 2013 gratuito, que foi enviado aos assinantes anuais da revista digital de mangá Shonen Jump Alpha em dezembro de 2012. Os dois trabalharam juntos novamente em 2009, para o one-shot de três capítulos Jiya na Weekly Young Jump.
Toriyama foi contratado pela 20th Century Fox como consultor criativo em Dragonball Evolution, uma adaptação cinematográfica americana de Dragon Ball. Ele também foi creditado como produtor executivo do filme de 2009, que falhou tanto crítica quanto financeiramente. Toriyama afirmou mais tarde em 2013 que sentiu que o roteiro não “capturava o mundo ou as características” de sua série e era “insípido” e pouco interessante, então ele os alertou e deu sugestões de mudanças. Mas os produtores de Hollywood não deram ouvidos ao seu conselho:
“E tal como pensei, o resultado foi um filme que não posso chamar de Dragon Ball”.
Avex Trax contratou Toriyama para desenhar um retrato da cantora pop Ayumi Hamasaki, e foi impresso no CD de seu single “Rule” de 2009, que foi usado como música tema do filme.
Toriyama desenhou um mangá de 2009 intitulado Delicious Island’s Mr. U para o Projeto de Sociedade Rural de Anjou, uma organização ambiental sem fins lucrativos que ensina a importância da agricultura e da natureza para crianças pequenas. Eles originalmente pediram que ele fizesse as ilustrações para um panfleto, mas Toriyama gostou do projeto e decidiu expandi-lo para uma história. Ele está incluído em um livreto sobre conscientização ambiental distribuído pela prefeitura de Anjo. Como parte do projeto “Top of the Super Legend” da Weekly Shōnen Jump, uma série de seis one-shots de artistas famosos da Jump, Toriyama criou Kintoki para sua edição de 15 de novembro de 2010. Ele colaborou com a Weekly Shōnen Jump para criar um vídeo para aumentar a conscientização e apoiar as pessoas afetadas pelo terremoto e tsunami de Tōhoku em 2011 em 11 de março de 2011.
RETORNO DE DRAGON BALL
Em 2012, Dragon Ball Z: Battle of Gods foi anunciado em desenvolvimento, com Toriyama envolvido em sua criação. O filme marcou o primeiro filme teatral da série em 17 anos, e a primeira vez que Toriyama se envolveu em um já na fase de roteiro. O filme estreou em 30 de março de 2013. Um ” ingresso duplo ” especial que poderia ser usado para ver Battle of Gods e One Piece Film: Z foi criado com nova arte de Toriyama e Eiichiro Oda.
Em 27 de março de 2013, a exposição “Akira Toriyama: O Mundo de Dragon Ball ” foi inaugurada na loja de departamentos Takashimaya em Nihonbashi, atraindo 72.000 visitantes em seus primeiros dezenove dias. A exposição foi separada em sete áreas. O primeiro forneceu uma visão da história da série o segundo mostrou os mais de 400 personagens da série o terceiro exibiu os manuscritos de mangá de Toriyama de cenas memoráveis o quarto mostrou ilustrações coloridas especiais o quinto exibiu materiais raros relacionados a Dragon Ball o sexto incluiu esboços de design e células de animação do anime, e o sétimo exibiu vídeos relacionados a Dragon Ball. Ficou lá até 15 de abril, quando se mudou para Osaka de 17 a 23 de abril, e terminou em Nagoya, terra natal de Toriyama, de 27 de julho a 1º de setembro.
Para comemorar o 45º aniversário da Weekly Shōnen Jump, Toriyama lançou uma nova série de mangá em sua edição de 13 de julho de 2013 intitulada Jaco the Galactic Patrolman. A Viz Media começou a serializá-lo em inglês em sua revista digital Weekly Shonen Jump, começando apenas dois dias depois. O capítulo final revela que a história se passa antes dos eventos de Dragon Ball e apresenta alguns de seus personagens. Seria o último mangá que Toriyama escreveu e ilustrou.
O filme seguinte de Battle of Gods, Resurrection ‘F’, lançado em 18 de abril de 2015, apresenta ainda mais contribuições de Toriyama, que escreveu pessoalmente seu roteiro original. Toriyama forneceu o esboço básico da história e alguns designs de personagens para Dragon Ball Super, que começou a serialização na V Jump em junho de 2015, com uma contraparte de anime em julho. Embora o anime tenha terminado em 2018, ele continuou a fornecer ideias de histórias para o mangá enquanto Toyotarou o ilustrava. Dragon Ball Super: Broly, lançado nos cinemas em 14 de dezembro de 2018, e Dragon Ball Super: Super Hero, lançado em 11 de junho de 2022, continuaram o profundo envolvimento de Toriyama com os filmes.
Imagem de Filmes no Google Play
Em janeiro de 2024, foi revelado um logotipo que Toriyama desenhou para comemorar o 20º aniversário de sua cidade natal, Kiyosu. Toriyama criou um novo arco de história para a adaptação original em animação líquida de 2024 de seu mangá Sand Land. Ele também criou a história e o design dos personagens para a próxima série de anime Dragon Ball Daima.
Toriyama se casou com Yoshimi Katō em 2 de maio de 1982. Ela é uma ex-artista de mangá de Nagoya sob o pseudônimo de “Nachi Mikami”, e ocasionalmente ajudou Toriyama e seu assistente no Dr. Slump quando eles estavam com pouco tempo. Eles tiveram dois filhos: um filho chamado Sasuke nascido em 23 de março de 1987, e uma filha chamada Kikka nascida em outubro de 1990.
Toriyama morava em seu estúdio caseiro em Kiyosu. Ele era um recluso conhecido, que evitava aparecer em público ou na mídia. Em uma extensão de sua timidez, Toriyama usou um avatar chamado “Robotoriyama” desde dezembro de 1980 para se representar em mangás e entrevistas.
Toriyama adorava carros e motocicletas, algo que herdou de seu pai, que costumava correr de motos e operou uma oficina mecânica por um breve período, embora ele próprio não entendesse de mecânica. O autor era um amante dos animais, tendo mantido muitas espécies diferentes de pássaros, cães, gatos, peixes, lagartos e insetos como animais de estimação desde a infância. Alguns foram usados como modelos para personagens que ele criou, como Karin e Beerus. Toriyama sempre teve uma paixão por modelos de plástico, e projetou vários para a marca Fine Molds. Ele também colecionou autógrafos de artistas famosos de mangá, tendo mais de 30 incluindo Yudetamago e Hisashi Eguchi, hobby que deu ao personagem Peasuke Soramame.
MORTE
Em 1º de março de 2024, Toriyama morreu de um hematoma subdural agudo, aos 68 anos. Um funeral foi realizado de forma privada com a presença apenas de sua família. Sua morte foi anunciada por sua produtora Bird Studio uma semana depois, em 8 de março. De acordo com fontes próximas a Toriyama, ele planejava se submeter a uma cirurgia para um tumor cerebral em fevereiro de 2024.
Imagem de O dia por Google
A notícia de sua morte causou grande pesar entre os admiradores de suas obras, que recorreram às redes sociais para expressar suas condolências e celebrar seu legado. No Twitter, os trending topics de Akira Toriyama e Dragon Ball ultrapassaram o discurso do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre o Estado da União, que foi realizado ao mesmo tempo em que a notícia da morte de Toriyama foi anunciada.
Homenagens ao artista foram feitas pelo criador de One Piece, Eiichiro Oda, pelo criador de Naruto, Masashi Kishimoto, pelo criador de Bleach, Tite Kubo, pelo criador de My Hero Academia, Kōhei Horikoshi, por Yu Yu Hakusho e pelo criador de Hunter × Hunter, Yoshihiro Togashi, pelo criador de Video Girl Ai, Masakazu Katsura. e o designer de videogames Yuji Horii, que trabalhou com Toriyama em Dragon Quest e Chrono Trigger.
Em Tóquio, os fãs lamentaram publicamente ao visitar uma estátua em tamanho real do protagonista de Dragon Ball, Goku, localizada fora da sede da fabricante de brinquedos Bandai. O secretário-chefe de gabinete do Japão, Yoshimasa Hayashi, atribuiu a Toriyama e seu trabalho o desempenho de um “papel extremamente importante na demonstração do poder brando do Japão ” em todo o mundo.
RESPOSTA INTERNACIONAL
O presidente francês, Emmanuel Macron, compartilhou uma foto de uma ilustração autografada que Toriyama lhe deu de presente e prestou homenagem a ele e a seus fãs nas redes sociais. O primeiro-ministro francês Gabriel Attal também prestou homenagem e afirmou que nem mesmo “as [Esferas do Dragão] e Shenron ” poderiam reanimá-lo. Os ministérios das Relações Exteriores da China e de El Salvador emitiram declarações de condolências pela morte de Toriyama. Justin Chatwin, que interpretou Goku no filme live-action Dragonball Evolution, pediu desculpas pela qualidade do filme postando em sua história no Instagram:
“desculpe, estragamos tanto aquela adaptação”.
Vários dubladores mexicanos que dublaram personagens de Dragon Ball em espanhol para a América Latina também lamentaram a morte de Toriyama nas redes sociais. Uma grande reunião foi realizada na Plaza de la Constitución na Cidade do México, onde centenas de fãs fizeram o movimento da mão Genki-dama (braços para cima, palma voltada para o zênite, reunindo energia) para homenagear o artista. Durante o 18º Prêmio Seiyu em 9 de março, um momento de silêncio foi realizado para Toriyama e a dubladora Tarako, que morreu em 4 de março, em reconhecimento por suas contribuições para a indústria de anime.
Em 10 de março, na Argentina, milhares de fãs se reuniram no monumento Obelisco para lembrar Toriyama. Em Lima, Peru, mais de 40 artistas liderados por “Peko” pintaram um mural em homenagem a Toriyama, que mostra personagens de Dragon Ball, bem como o próprio Toriyama, medindo seis metros de altura e mais de 110 metros de comprimento.
ESTILO
Toriyama admirava Astro Boy, de Osamu Tezuka, e ficou impressionado com Cento e Um Dálmatas, de Walt Disney, do qual ele se lembrava por sua animação de alta qualidade. Ele era fã de filmes de artes marciais de Hong Kong, especialmente filmes de Bruce Lee, como Operação Dragão (1973) e filmes de Jackie Chan, como Mestre Bêbado (1978), que passou a ter uma grande influência em seu trabalho posterior. Ele também citou os filmes de ficção científica Alien (1979) e Galaxy Quest (1999) como influências. Toriyama afirmou que foi influenciado pelo animador Toyoo Ashida e pela adaptação de sua própria série de anime Dragon Ball, com a qual ele aprendeu que separar as cores em vez de misturá-las torna a arte mais limpa e as ilustrações coloridas mais fáceis.
Foram os efeitos sonoros de Toriyama em Mysterious Rain Jack que chamaram a atenção de Kazuhiko Torishima, que explicou que geralmente eles são escritos em katakana, mas Toriyama usou o alfabeto romano, que ele achou refrescante. Torishima afirmou que Toriyama pretendia ser um artista de mangá de gag porque as competições às quais ele se inscreveu inicialmente exigiam que as inscrições na categoria de gag tivessem apenas 15 páginas, em comparação com as inscrições de mangá de história que deveriam ter 31.
Em sua opinião, Toriyama se destacou no preto e branco, utilizando áreas pretas por não ter tido dinheiro para comprar screentone quando começou a desenhar mangá. Ele também descreveu Toriyama como um mestre da conveniência e “desleixado, mas no bom sentido”. Por exemplo, em Dragon Ball, destruir o cenário do ambiente e dar cabelos loiros aos Super Saiyajins foi feito para ter menos trabalho de desenho e tinta.
Torishima afirmou que Toriyama desenhava o que achava interessante e não se preocupava com o que seus leitores pensavam, nem se inspirava muito em outros quadrinhos, pois optou por não reler trabalhos anteriores ou ler mangás feitos por outros artistas, uma prática que Torishima apoiou. Além disso, o livro A History of Modern Manga (2023) descreve Toriyama como:
“um perfeccionista de coração” que “não hesitou em redesenhar painéis inteiros sob o olhar preocupado de seu editor na Jump “.
Dr. Slump é principalmente uma série de comédia, cheia de trocadilhos, humor higiênico e insinuações sexuais. Mas também continha muitos elementos de ficção científica: alienígenas, personagens antropomórficos, viagens no tempo e paródias de obras como Godzilla, Star Wars e Star Trek. Toriyama também incluiu muitas pessoas da vida real na série, como seus assistentes, esposa e colegas (como Masakazu Katsura), mas mais notavelmente seu editor Kazuhiko Torishima como o principal antagonista da série, Dr. Uma piada no Dr. Slump que utiliza fezes foi relatada como uma inspiração para o emoji Pile of Poo.
Quando Dragon Ball começou, era vagamente baseado no clássico romance chinês Jornada ao Oeste, com Goku sendo Sun Wukong e Bulma como Tang Sanzang. Também foi inspirado em filmes de artes marciais de Hong Kong, particularmente aqueles de Jackie Chan, e foi ambientado em um mundo fictício baseado na Ásia, inspirando-se em várias culturas asiáticas, incluindo japonesa, chinesa, indiana, asiática central, Culturas árabe e indonésia.
Toriyama continuou a usar seu estilo cômico característico no início, mas ao longo da serialização isso mudou lentamente, com ele transformando a série em um “mangá de luta quase puro” mais tarde. Ele não planejou com antecedência o que aconteceria na série, em vez disso optou por desenhar à medida que avançava. Isso, somado ao fato de ele simplesmente esquecer coisas que já havia desenhado, fez com que ele se encontrasse em situações das quais precisava se livrar.
Toriyama foi contratado para ilustrar os personagens e monstros do primeiro videogame Dragon Quest (1986), a fim de separá-lo de outros RPGs da época. Ele trabalhou em todas as parcelas da série até falecer. Para cada jogo, Yuji Horii primeiro envia esboços dos personagens com suas informações básicas para Toriyama, que então os redesenha.
Por último, Horii aprova o trabalho finalizado. Toriyama explicou em 1995 que para videogames, como os sprites são tão pequenos, desde que tenham uma característica distintiva para que as pessoas possam dizer qual personagem é, ele pode fazer designs complexos sem se preocupar em ter que reproduzir como ele normalmente faria no mangá. Além dos designs de personagens e monstros, Toriyama também faz a arte das embalagens dos jogos e, para Dragon Quest VIII, os barcos e navios.
Em 2016, Toriyama revelou que devido ao período de tempo e cenário estabelecidos da série, suas opções artísticas são limitadas, o que torna cada iteração mais difícil de projetar do que a anterior. O personagem Slime da série, que se tornou o mascote da franquia, é considerado uma das figuras mais reconhecidas nos jogos.
O crítico de mangá Jason Thompson declarou a arte de Toriyama influente, dizendo que seu “estilo extremamente pessoal e reconhecível” foi a razão da popularidade de Dragon Ball. Ele ressalta que o popular mangá shōnen do final dos anos 1980 e início dos anos 1990 tinha heróis ” viris “, como City Hunter e Fist of the North Star, enquanto Dragon Ball estrelou o pequeno e caricaturado Goku, iniciando assim uma tendência que Thompson diz que continua até hoje.
Imagem de Animeunited, Dragon Ball Super
O próprio Toriyama disse que foi contra a convenção normal de que os personagens mais fortes deveriam ser os maiores em termos de tamanho físico, projetando muitos dos personagens mais poderosos da série com estaturas pequenas. Thompson concluiu sua análise dizendo que:
“apenas Akira Toriyama desenhava assim na época e que Dragon Ball é “um mangá de ação desenhado por um artista de mangá gag”.
James S. Yadao, autor de The Rough Guide to Manga, aponta que uma mudança artística ocorre na série, à medida que os personagens gradualmente:
“perdem a aparência arredondada e inocente que [Toriyama] estabeleceu em Dr. Slump e ganham ângulos mais nítidos que saltam da página com sua energia e intensidade.”
LEGADO E ELOGIOS
“O papel do meu mangá é ser um trabalho de entretenimento por completo. Ouso dizer que não me importo mesmo que [meus trabalhos] não tenham deixado nada para trás, desde que tenham entretido seus leitores. —Akira Toriyama, 2013
Patrick St. Michel do The Japan Times comparou Toriyama ao animador Walt Disney e ao criador da Marvel Comics Stan Lee:
“Todos esses três indivíduos, incluindo Toriyama, tinham um estilo artístico pessoal que se tornou uma abreviatura para suas respectivas mídias.”
Falando de Dragon Ball, David Brothers da ComicsAlliance escreveu que:
“Como Osamu Tezuka e Jack Kirby antes dele, Toriyama criou uma história com suas próprias mãos que penetrou profundamente nos corações de seus leitores, criando um amor por ambos os elenco e meio ao mesmo tempo.”
Thompson afirmou em 2011 que:
“Dragon Ball é de longe o mangá shonen mais influente dos últimos 30 anos, e hoje, quase todos os artistas da Shōnen Jump o listam como um de seus favoritos e se aproveitam dele de várias maneiras.”
Patrick W. Galbraith, professor associado da Escola de Comunicação Internacional da Universidade Senshu, disse da mesma forma:
“Pode-se sentir o DNA do trabalho de Toriyama em todos os lançamentos shōnen subsequentes.”
Em uma rara entrevista de 2013, comentando sobre o sucesso global de Dragon Ball, Toriyama admitiu:
“Francamente, não entendo muito bem por que isso aconteceu. Enquanto o mangá estava sendo serializado, a única coisa que eu queria enquanto continuava desenhando era fazer garotos japoneses felizes.”
Ele havia declarado anteriormente em 2010:
“A verdade é que eu não gostava muito de ser um artista de mangá. Só há relativamente pouco tempo é que percebi que é um trabalho maravilhoso.”
Muitos artistas nomearam Toriyama e Dragon Ball como influências, incluindo o autor de One Piece, Eiichiro Oda, o criador de Naruto, Masashi Kishimoto, o autor de Fairy Tail e Rave, Hiro Mashima, o ilustrador de Boruto: Naruto Next Generations, Mikio. Ikemoto, autor de Venus Versus Virus, Atsushi Suzumi, criador de Bleach, Tite Kubo, autor de Black Cat, Kentaro Yabuki, e autor de Mr. O artista alemão de quadrinhos Hans Steinbach foi fortemente influenciado por Toriyama, e o cartunista tailandês Wisut Ponnimit citou Toriyama como:
“um de seus cartunistas favoritos. St. mercadoria.”
Ian Jones-Quartey, produtor da série animada americana Steven Universe, é fã de Dragon Ball e Dr. Slump, e usa os designs de veículos de Toriyama como referência para os seus. Ele também afirmou que:
“Somos todos grandes fãs de Toriyama em [Steven Universe], o que mostra um pouco.”
O diretor francês Pierre Perifel citou Toriyama e Dragon Ball como influências em seu filme de animação da DreamWorks, The Bad Guys.
Em 2008, a Oricon conduziu uma pesquisa com os artistas de mangá favoritos das pessoas, com Toriyama ficando em segundo lugar, atrás apenas do autor de Nana, Ai Yazawa. Ele foi o número um entre os entrevistados do sexo masculino e entre aqueles com mais de 30 anos. Eles realizaram uma enquete sobre o Mangaka que mudou a história do mangá em 2010, mangaka sendo a palavra japonesa para um artista de mangá. Toriyama ficou em segundo lugar, atrás apenas de Osamu Tezuka, devido às suas obras serem altamente influentes e populares em todo o mundo.
PRÊMIOS
Toriyama ganhou o Prêmio Especial do Festival do 40º Aniversário no Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême de 2013, homenageando seus anos no desenho animado. Na verdade, ele recebeu o maior número de votos para o prêmio Grand Prix de la ville d’Angoulême do festival naquele ano, embora o comitê de seleção tenha escolhido Willem como o ganhador.
Em uma pesquisa da NTT Docomo de 2014 para o artista de mangá que melhor representa o Japão, Toriyama ficou em terceiro lugar. Nesse mesmo ano, o entomologista Enio B. Cano nomeou uma nova espécie de besouro, Ogyges toriyamai, em homenagem a Toriyama, e outra, Ogyges mutenroshii, em homenagem ao personagem de Dragon Ball, Muten Roshi. Toriyama foi condecorado como Cavaleiro ou “Cavaleiro” da Ordre des Arts et des Lettres pelo governo francês em 30 de maio de 2019, por suas contribuições às artes.
Ele também foi indicado em 2019 para entrar no Hall da Fama de Will Eisner.
Toriyama foi homenageado com o prêmio pelo conjunto de sua obra no Tokyo Anime Awards Festival de 2024. Devido ao seu trabalho de design de videogame, a IGN nomeou Toriyama em 74º lugar em sua lista dos 100 melhores criadores de jogos de todos os tempos.
OBRAS
Além de Dr. Slump (1980–1984) e Dragon Ball (1984–1995), Toriyama desenhou predominantemente mangás one-shot e peças curtas (100–200 páginas), incluindo Pink (1982), Go! Ir! Ackman (1993–1994), Cowa! (1997–1998), Kajika (1998), Sand Land (2000) e Jaco, o Patrulheiro Galáctico (2013). Muitos de seus one-shots foram coletados em sua série de antologia de três volumes, Akira Toriyama’s Manga Theatre (1983–1997). Ele também colaborou com outros artistas de mangá, como Katsura e Oda, para produzir one-shots e curtas-metragens cruzados.
Imagem de Shueisha
Toriyama também, criou muitos designs de personagens para vários videogames, como a série Dragon Quest (1986–2023), Chrono Trigger (1995), Blue Dragon (2006) e alguns videogames Dragon Ball. Ele também projetou vários personagens e mascotes para várias revistas de mangá de propriedade da Shueisha, seu empregador de longa data e a maior editora do Japão.
Além de trabalhos relacionados ao mangá, Toriyama também criou diversas ilustrações, capas de álbuns e livros, kits de modelos, mascotes e logotipos. Por exemplo, ele esboçou várias versões do logotipo Dragon Ball Z, que a Toei Animation então refinou em um design definitivo.
RELAÇÃO COM AYRTON SENNA
Ian Jones-Quartey, produtor da série animada americana Akira Toriyama era um grande fã do piloto brasileiro Ayrton Senna. Um dia, os dois se conheceram e Toriyama fez um desenho da equipe McLaren com os personagens de Dragon Ball, sendo pessoas da equipe. São eles: Goku como Ayrton Senna, Gohan, Bulma, Kuririn e Mestre Kame.
Imagem de Shueisha
Por RAFAEL ZIMICHUT