1-Escapismo, fantasia e sobrevivência
No contexto popular, alguns estilos literários são tratados como sérios e outros como fúteis ou bobos.
Imagem de Freepik
Biografias, romances literários, clássicos da literatura são considerados algo digno de serem lidos, enquanto romances contemporâneos e de entretenimento são tipo como passa tempo e até perda de tempo.
Quantas vezes escutamos e li que literatura de ficção, e principalmente a fantasia são vistas como escapismo. Mas, será que isso é ruim?
Em pleno 2024, a vida das pessoas começa antes do sol nascer, dedicam grande parte do seu tempo ao estudo e ao trabalho, chegando em casa exaustas. Além disso a rotina de produtividade exacerbada nos deixa culpados de usar nosso tempo livre para realmente descansar. Centenas de cursos são vendidos com o intuito de mudar sua vida ensinando “truques simples” que custam vários salários e muitas vezes dão em nada, além de um mercado de trabalho que cobra uma especialização exponencial, não aumenta os salários, e ainda ameaça com o mercado de reserva, onde existem trabalhadores que “daria tudo para estar no seu lugar”.
Mas o que isto tem a ver com a literatura de fantasia?
Felizmente, depois dos período incerto da pandemia, muito se foi revisto no quesito saúde mental. O trabalhe enquanto eles dormem, finalmente foi questionado, e o descanso valorizado.
O descanso, o ócio tão temido, nos deixa vulneráveis sim, e muitas vezes até entediados. Mas é do tédio que nasce a criatividade. Você já reparou que crianças entendidas criam brincadeiras com qualquer coisa? Cabos de vassoura viram espadas, lençóis viram tendas de circo? É preciso descansar a mente, para tudo aquilo que você aprendeu se conecte com outras informações e seus insights venham à tona.
Imagem de Freepik
Todo o ser humano é criativo, mas isso desde cedo nos é podado, sendo considerado inútil. Mas o que seria do médio sem a criatividade e a intuição, e sua capacidade de conectar informações para descobrir curas para seus pacientes? O que seria do engenheiro sem a criatividade para explorar novos materiais e criar técnicas de construção? A criatividade infantil toma uma nova roupagem no intelecto de um adulto saudável, sendo usado em todas as áreas de sua vida.
Porém, há momentos na vida que não temos o luxo de descansar. Seja no período em que se usa toda a energia para um projeto pessoal, seja durante os primeiros anos de um filho, seja no último ano dos estudos, e até em situações em que se está aprisionado, seja por doenças ou abusos, e que a única maneira de descansar e sobreviver é o escapismo.
Autor Liuzishan por Freepik
Há vários relatos de pessoas que a literatura os ajudou durante um processo cirúrgico longo, onde as semanas no hospital se tornavam um pouco mais agradáveis a luz páginas recheadas de histórias. Com personagens que desafiavam seus limites, enfrentavam seus medos, onde o sentimento de catarse os ajudava a enfrentar sua própria situação, mesmo que de forma subliminar.
Tolkien sabia do poder da fantasia e nos dizia:
“A Fantasia é escapista, e essa é a sua glória. Se um soldado é aprisionado pelo inimigo, não consideramos que é seu dever escapar?… Se valorizamos a liberdade da mente e da alma, se somos partidários da liberdade, então é nosso óbvio dever escapar, e levar conosco tantas pessoas quanto conseguirmos!”
Imagem de Freepik
A própria ciência nos aponta que é o escapismo é uma forma de sobrevivência, que nos tira de um mundo cruel e obscuro para nos levar a lugares melhores e nos ajudar a suportar aquele momento crítico que estamos passando.
Por isso a importância da fantasia: Ela nos transporta a lugares nunca vistos: Reinos distantes, planetas novos onde conhecemos personagens que nos tem muito a ensinar, onde colocamos nossas dores na jornada dele, e vencemos os nossos próprios desafios ao passar das páginas.
Imagem de Freepik
Por isso, se permita descansar, se permita escapar dentre as páginas de um livro, apenas para se divertir e descansar. Você está fazendo muito por sua saúde mental, mesmo que não saiba.
2-Fantasia mesclada com outros gêneros
Quando se fala sobre fantasia, logo se vêm a mente histórias épicas, como Senhor dos Anéis e Guerra dos tronos (As crônicas de gelo e fogo) por suas características marcantes: guerras, heróis de capa espada lutando contra o mal, e muita magia.
Imagem de Freepik
Porém o gênero fantasia é muito mais amplo, abrangendo até misturas com outros gêneros tornando ainda mais interessante e com nuances inusitadas as histórias lidas.
Vamos descobrir um pouco mais destas fantasias mescladas com indicações de livros nacionais?
Romantasy
O termo vem da mistura de Romance + Fantasy
É um estilo muito conhecido pelos livros de Sarah J Maas, onde histórias belíssimas de fantasia tem um apelo forte no relacionamento romântico dos personagens.
Imagem de Freepik
Em livros nacionais, vemos essa mistura em Os talismãs de Jade, onde A protagonista adentra em um mundo novo, em que a guerra pode acabar pela colisão destes mundos, e em muitas decisões ela precisa escolher entre a razão e o coração.
Os Talismãs de Jade
Autora Paula Carminatti
Fantasia + Ficção científica
Uma Princesa de Marte é o exemplo perfeito desta mistura entre a ficção científica e fantasia.
Imagem de Pikisuperstar por Freepik
Aqui no Brasil temos Novas verdades, um único amor, que é uma ficção científica cheia de romance que também nos faz trilhar pelo fantástico ao conhecer o novo mundo explorado pela protagonista. Já temos o segundo livro da trilogia publicado, onde novas histórias são apresentadas por um novo ponto de vista.
Novas verdades, um único amor
Autora E. E. Soviersovsky
Anuhar: O guardião do Ar
Autora E. E. Soviersovsky
Em Projeto Escher, a fantasia sombria nos surpreende entre sonhos e pesadelos, que podem ser manipulados pela ciência, em meio a uma conspiração da ABIN
Projeto Escher: Os caminhantes do Sonho
Autora: Josi Guerreiro
Fantasia + Steampunk
Essa mistura do gênero Steampunk, onde máquinas a vapor fazem o mundo destas histórias funcionar junto ao brilho da fantasia, existem nos livros Máquinas Mortas e A invenção de Hugo Cabret.
Imagem de Benzoix por Freepik
Aqui em território nacional, Ave do Sertão nos mostra na prática como essa magia e ciência se misturam no meio de um sertão distópico.
Ave do Sertão
Autores: Paula Carminatti e João Peçanha
Fantasia Urbana
A fantasia urbana, é uma fantasia que não acontece em mundos novos, mas sim em nossa realidade, mesclando cenários que passamos todos os dias com criaturas fantásticas, magia. Obras como a saga Percy Jackson e Harry Potter são referências do estilo.
Imagem de Freepik
No Brasil temos O réquiem das sombras, obras que mscla anjos e signos em nossa realidade, onde essas criaturas fantásticas se misturam aos humanos em Faxinal do céu, do Paraná, para procurar pelos Signos do zodíaco desaparecidos.
Final Apocalyse: O réquiem das sombras
Autoria: Josi Guerreiro
Por JOSI GUERREIRO