“A palavra é meu coração pulsando em mim,
É minha alma, com sede de poesia. ”
Queridos leitores da Coluna Poetas e Poetisas, apresento-me com os versos acima porque a poesia esteve sempre presente em minha vida, não recordo de nenhum momento de ausência. Ela é um horizonte que me leva a um estado de contemplação. E é desta forma que consigo absorver a essência de tudo que vejo e sinto na vida! O olhar é preenchido com a beleza de amanheceres e com a infinitude do mar azul que toca o céu. Como podem perceber, até onde os olhos alcançam, não há vazios, há completude e poesia.
A poesia é uma das artes mais antigas do mundo, portanto, precede a escrita e ganha novos significados ao transcender o universo das emoções e das coisas inexplicáveis. Etimologicamente, a palavra “poesia” vem do grego antigo “poesis” que significa “criação”, é a arte de escrever em versos, com o poder de modificar a realidade, segundo a percepção e sentimentos do artista.
Nesta edição, apresento como inspiração a grande poetisa Cecília Meireles, por ter sido a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira, com vasta obra publicada. Sua obra poética apresenta um olhar sensível para elementos da natureza e para a transitoriedade da vida, abordando temáticas como o tempo, o amor, a liberdade e o infinito. Claramente, sua obra evidencia que a poetisa buscou compreender o mundo a partir de suas próprias experiências. Uma de suas célebres frases diz: “Liberdade de voar num horizonte qualquer, liberdade de pousar onde o coração quiser. ” Com isso podemos compreender um conceito importante de liberdade e que podemos ser livres para alcançar, através da escrita e de nossas próprias experiências, os corações que pulsam no universo!
É inegável que a arte da poesia vem nos encantando ao longo dos tempos. A Coluna Poetas e Poetisas tem como referências grandes imortais que por aqui passaram e deixaram suas marcas, seus legados. E o mais importante, é um convite, um espaço totalmente aberto para que novos poetas e poetisas que anseiam por expressão e visibilidade se apresentem no cenário contemporâneo e possam ser conhecidos mundialmente através da Revista The Bard! Uma revista que ecoa no mundo levando beleza, arte e poesia! Deleitem-se com a sensibilidade e magia de toda poesia dos poetas e poetisas nacionais e internacionais da The Bard!
Por EDNA LESSA