RAÍZES DE MOÇAMBIQUE – Dança tradicional

RAÍZES DE MOÇAMBIQUE – Dança tradicional

Moçambique é um país localizado no oriente da África austral. Também é um país de multilingue, onde convivem cerca de vinte línguas bantu. O português é a língua oficial e é de uso obrigatório na educação e nas instituições públicas.

Toda via, iremos mais uma vez, apresentar o dialeto falado no centro de Moçambique concretamente na Zambézia o “Elomwe”. O  Elomwe é a língua maís falada na provincia da Zambézia, com cerca de 37.1% de falantes (idem) maioritariamente nos distritos de Alto-Molocué, Gurué, Ilé, Namarroi, pebane e Gile.

Os textos ” poemas” foram traduzidos pela drª. Raviesa Chiria Braz formada em línguas bantu na universidade Eduardo mondlane.

 

Dança Mapiko

A dança mapiko é uma dança originária da comunidade “makonde” e é sem dúvida, a dança mais conhecida e mais divulgada em toda a provincia de “Cabo delgado” , sendo que sua difusão chega a ultrapassar as fronteiras nacionais.

Imagem de “A dança mapiko”

A dança mapiko está ligada aos ritos de iniciação masculina (quando o jovem está pronto pra procriar) e é a mais importante dança dos makondes. Nela são usadas máscaras com o mesmo nome(makonde/mapiko).

Máscara makonde/mapiko

Esta dança é muito importante na vida dos makondes, havendo uma aura de mistérios e segredos rodeando a preparação das máscaras e a dança propriamente dita, sendo por exemplo importante que não saiba a identidade do dançarino.

Para a dança, um jovem mascara-se de homem ou animal, vestindo panos e usando uma máscara mapiko na cabeça. Existem vários passos que o dançarino executa, sempre em sintonia com a música dos tambores, apresentando uma espécie de encenação teatral, que encanta e diverte todos os que assistem. Depois de um êxtase de actividade por parte do dançarino, segue-se uma encenação de perseguição e fuga entre o dançarino e um grupo de aldeões.

Imagem de “A dança mapiko”

Por DANNY AMADO E CHABIR TADEU

 

Pular para o conteúdo