FILME: A IMPERATRIZ
A Série alemã da Netflix, “A Imperatriz” toma liberdades criativas para contar a história da imperatriz austríaca Elisabeth da Baviera.
Comparada a Lady Di e considerada uma das primeiras celebridades da realeza europeia, Elisabeth — apelidada de Sisi — nasceu em 24 de dezembro de 1837 em Munique, Baviera. Filha do duque Maximilian Joseph da Baviera e da princesa Ludovika da Baviera, a menina de espírito livre teve uma educação informal, gostava de literatura e frequentemente fugia das aulas para explorar o campo. No entanto, a vida sem responsabilidades mudou completamente quando a jovem se casou com o imperador Franz Josef, aos 16 anos.
Em 1853, a princesa Sophie da Baviera, mãe do imperador Franz Josef, de 23 anos, decidiu que queria ter uma sobrinha como nora, e então, arranjou um casamento entre seu filho e a filha mais velha de sua irmã Ludovika, a jovem Helene, irmã de Elisabeth. Porém, assim como um romance hollywoodiano, o imperador acabou se apaixonando instantaneamente por Sisi.
Desafiando a mãe, Franz pediu Elisabeth em casamento e informou Sophie que se não pudesse se casar com Sisi, não se casaria com mais ninguém. Os jovens oficializaram a união oito meses depois do anúncio oficial da relação, na Catedral Agostiniana de Viena, em 24 de abril de 1854. Juntos, tiveram quatro filhos.
E é nessa história real que se baseia “A Imperatriz”, série da Netflix que tem uma pegada pop, uma excelente produção, assim como figurinos impecáveis e excelente atuações.
Não é de hoje que histórias da realeza entram pelas portas de nossa casa, mas acredite, essa série merece ser recebida com champanhe.
Infelizmente “A Imperatriz” tem apenas uma temporada e seis episódios, porém temos informações que a segunda temporada será gravada.
Uma nota interessante é que Elisabeth sofria de melancolia, que é o nome dado a uma doença conhecida hoje como depressão) e de um grave distúrbio alimentar. Mas tudo isso ainda piorou quando a vida da imperatriz passou a ser marcada por grandes perdas.
Boa série regada por uma incrível aula de história!
Beijos
Por CLAUDIA FAGGI