Filme: A Voz do Empoderamento
O filme indiano baseia-se na vida de uma ativista social e prostituta, Gangubai Kothewali, de família abastada, filha de um advogado da pequena cidade de Kathiawad, que foge junto com o contador do pai para Bombaim (hoje Mumbai) com o sonho de tornar-se atriz de cinema e… termina sendo vendida para um bordel por um infame contador e namorado acostumado a esse tipo de atitude, ou seja, o rapaz é um farsante.
O bordel situava-se no distrito da luz vermelha de Bombaim, um enorme bairro dedicado à prostituição, por sinal o maior da Ásia, localizado numa das mais populosas cidades do planeta.
Gangubai eventualmente acaba operando seu próprio bordel, enriquecendo e tornando-se lobista e ativista dos direitos das trabalhadoras de sexo.
A Voz do Empoderamento mostra uma mulher que reúne forças e coragem para se sobrepor ao mundo cruel à sua volta e na sequência consegue arrastar outras mulheres com o intuito de salvá-las.
São mulheres sem opção, depois que entram nesse bairro por vontade própria ou enganadas, como é o caso da nossa protagonista, voltar para casa significa atestar a sua própria morte.
Durante muitos anos, mulheres sempre foram tratadas como objeto e jogadas à margem, sem direito a voto e tratadas como posse do seu marido. Além disso, o poder sobre o próprio corpo e vontade ainda é algo discutido, mesmo que não deveria.
O Filme está na Netflix
Aproveite
Por CLÁUDIA FAGGI