FILME: Certas Pessoas
Certas Pessoas é um filme da Netflix e ponto.
Não, não é tão simples assim, a comédia romântica vai muito além disso.
Todo mundo sabe que a intolerância é um dos principais cânceres da sociedade, não é um fenômeno recente, afinal possui raízes históricas.
E eu acredito que todo filme que coloca em discussão a necessidade de respeitar o outro é válido. A arte tem a responsabilidade de contribuir para a luta cotidiana contra qualquer tipo de preconceito. Por esse motivo o filme Certas Pessoas é uma produção bem-intencionada, que defende a necessidade de aprender com as diferenças.
Esse é o meu principal elogio à película.
Os protagonistas são o branco-judeu Ezra (Jonah Hill) e a negra-muçulmana Amira (Lauren London), jovens na casa dos 30 anos que se apaixonam e precisarão fazer as coisas funcionarem entre as suas respectivas famílias que não estão tão abertas ao outro. O filme é um remake não oficial de Adivinhe Quem vem para Jantar (1967), mas focado numa geração pós-adolescente que deseja ser descolada, mas que na verdade são como os nossos pais, como dizia Elis Regina.
O roteiro assinado por Jonah Hill e Kenya Barris mostra um panorama de divergências culturais, passando por tópicos étnicos investindo em aspectos históricos. Certas Pessoas também trata as divergências milenares entre judeus e muçulmanos.
Portanto, além das distâncias entre as vivências de brancos e negros classe média norte-americanos, o casal tem a diferença religiosa.
Bom filme!
Por CLAUDIA FAGGI