FILME: GREEN BOOK – O GUIA
O que posso dizer e com a máxima certeza é que Green Book – O Guia é um dos filmes mais incríveis que eu assisti!
A história é real e fala diretamente sobre aceitação de si mesmo e do próximo. O longa acompanha a viagem do pianista Don Shirley (Mahershala Ali) e seu motorista Tony Vallelonga (Viggo Mortensen) pelo sul dos EUA durante os anos de segregação – o título é uma referência ao guia de viagem que indicava para os afro-americanos os hotéis e restaurantes em que seriam aceitos. Shirley é um músico sofisticado, Vallelonga é um italiano brucutu.
No caminho traçado pelos viajantes é possível observar dois seres humanos vencendo seus preconceitos e evoluindo de uma relação de trabalho para uma amizade improvável.
E realmente isso aconteceu! E é nessa hora que nasce em nós, telespectadores, uma dose significativa de esperança em acreditar que o ser humano pode se transformar positivamente. É possível mudar. É necessário se libertar de qualquer tipo de preconceito que ainda insiste em nos cercar.
Os diálogos são inteligentes e inspiradores. A fotografia é cheia de cor. A trilha sonora é nostálgica. O filme é arrebatador.
As atuações carismáticas de Ali e Mortensen são cativantes. O jeito grosseiro do motorista se mistura a austeridade de Don Shirley em situações cômicas e dramáticas.
Assista e se apaixone por essa lição de vida e de amor.
Siga acreditando que o ser humano ainda tem muito de humano!
Beijos no coração.
Por CLAUDIA FAGGI