TUDO SOBRE CINEMA – Maria Antonieta

TUDO SOBRE CINEMA – Maria Antonieta

 

FILME: Maria Antonieta

 

Existem vários filmes que contam a história de Maria Antonieta, a rainha da França decapitada pela revolução francesa, mas é o filme “Maria Antonieta” de 2006, dirigido por Sofia Coppola que traz um novo olhar sobre a história de vida da última rainha da França, além da incrível, inovadora e surpreendente trilha sonora.

Maria Antonieta ficou conhecida pelas suas extravagantes festas em Versalhes, onde procurava se entreter enquanto seu marido cumpria com os deveres da monarquia. Segundo alguns historiadores, um dos motivos que levaram o início da revolução francesa é o fato de Maria Antonieta promover estes grandes bailes e jogatinas para a nobreza, sendo que os gastos saem direto do cofre real, enquanto o povo sofria com a fome e a pobreza, o casal e seus amigos viviam como verdadeiros glutões em seus castelos.

O filme além de contar a história de Maria Antonieta também descreve como a rainha migrou do estilo Barroco para o Rococó. Ou seja, a seleção do figurino para o filme é extremamente rico de informação da época.

Quem foi Maria Antonieta?

Maria Antônia Josefa Joana nasceu em Viena, em 1755, em uma família nobre, onde recebeu uma boa educação e era treinada para ser uma perfeita lady para cumprir com o seu dever político.

O seu casamento com o futuro rei da França foi arranjado pela sua mãe, Maria Teresa, para que a Áustria e a França fizessem as pazes. Em 1769, Maria Antônia fica noiva de Luís Augusto, delfim da França, com um dote fixado em 200 mil coroas. O casamento real acontece em 1770, a qual passou a ser chamada de “Marie Antoinette, Dauphine de France”.

Após o seu casamento, Maria Antonieta deixa Viena e passa a morar em Versalhes, na França. Onde teve dificuldades de engravidar por causa de seu marido Luís Augusto que não demonstrava interesse pelo ato de procriar devido a uma doença. Durante este período, Maria Antonieta sofreu com ameaças vindo de sua mãe que precisava que o matrimônio da filha fosse comprovadamente consumado, em outras palavras ela precisava engravidar para garantir a aliança entre os reinos.

Somente após o tratamento de Luís Augusto que Maria Antonieta teve quatro filhos, sendo que um deles faleceu ainda criança.

Maria Antonieta está na Netflix e é um filme incrível!

Beijos

Clique aqui para assistir

 

Por CLAUDIA FAGGI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo