LIVRO: Madame Bovary
AUTOR: Gustave Flaubert
Na verdade o livro começa com a história de Charles Bovary, que mais adiante virá a ser o marido da nossa personagem principal. Charles é um sujeito bem mediano que não conseguiu ser um médico de fato, era motivo de chacota na escola, teve um primeiro casamento arranjado por sua mãe, ficou viúvo e, por intermédio da profissão de agente de saúde, conhece o pai de Emma.
Apaixonado e encantado pela beleza e sofisticação da garota ele a pede em casamento.
Emma sempre fora uma sonhadora e influenciada pelos muitos romances que lera, fantasiava uma vida de luxo e de paixões arrebatadoras. Frustrada com o dia a dia monótono de uma vida simples, sem grandes riquezas e com um marido amoroso porém insosso, Emma tentará preencher esse vazio com aventuras amorosas. Sua vida parece sair do controle com tantas reviravoltas. Esse seu desespero em viver uma vida que a satisfaça pode significar sua ruína.
“Ela confundia, em seu desejo, as sensualidades do luxo com as alegrias do coração, a elegância dos hábitos e as delicadezas do sentimento.”
Apesar de ser um romance de época a escrita é fluída e agradável. As descrições dos personagens, de sentimentos e de cenário são riquíssimas e encantadoras.
Um romance bem real recheado de conflitos com um final surpreendente. Aquele clássico digno de releitura.
Por PATRÍCIA SOUZA