Livro: Se um viajante numa noite de inverno.
Autor: Ítalo Calvino.
Nunca havia lido nada igual. “Se um viajante numa noite de inverno.” é um livro que trata de romances apócrifos, ou seja, romances clandestinos, dos quais não se sabe ao certo a origem. Nas palavras do próprio autor seria um romance sobre o prazer de ler romances. E é exatamente sobre isso.
É encantador como Calvino te coloca como personagem principal, sim, você leitor será o personagem principal aqui. Você vai entrar em uma livraria, vai comprar um livro, o último romance de Ítalo Calvino “Se um viajante numa noite de inverno”. Vai pra casa, vai abrir o livro no capítulo 1, vai receber instruções muitos divertidas sobre como apreciar de maneira satisfatória essa obra. E somente então vai se prender a uma história muito interessante sobre um viajante numa estação de trem com sua misteriosa mala.
Após você ficar totalmente envolvido nessa trama, verá que o livro possui erros, e que será necessário substituí-lo para poder saber o final. E então, caro leitor, você entrará em um círculo de histórias igualmente intrigantes.
Toda essa genialidade te mostra como o autor pode ter o poder de te prender e de aguçar a sua curiosidade. Ele te mostra as várias ferramentas de que a literatura dispõe para incentivar a leitura, para despertar no leitor o prazer de se ler uma boa história.
Por PATRÍCIA SOUZA