Como neste ano estamos trabalhando o que nos move como autores nacionais, o que nos conecta, quem pode nos ajudar a dar o passo seguinte e assim construir nossa carreira, vamos falar nessa edição sobre as editoras. O que elas podem nos oferecer? Quais as formas com que podemos criar parcerias e lançar nossas histórias. Vamos conhecer detalhadamente essa rede de apoio fantástica que tantos autores utilizam para mostrar sua história ao mundo. Me acompanhem. Vamos desvendar os mistérios dos bastidores da escrita nacional juntos!
Com qual editora eu vou
O nosso mercado editorial possui uma gama de possibilidades gigantescas para nós autores nacionais. Existem oportunidades, parcerias, concursos entre outros eventos que atraem novos autores a adentrarem o mundo da escrita nacional. Mas a questão para os autores que estão começando é na sua maioria a mesma: Com qual editora eu devo publicar meu livro?
Questão simples e ao mesmo tempo complicada para se responder, mas que vale a pena investir um bom tempo para pesquisar adequadamente e acertar em cheio na escolha.
Pensando na escolha, pesquisar adequadamente qual editora o seu livro precisa e criar essa afinidade auxilia em todas as etapas da produção de um livro e sua publicação.
A questão aqui é: não ofereça seu livro de romance para uma editora que só publica terror. A pronúncia será baixa nesse caso e provavelmente seu projeto por mais espetacular que seja irá ser recusado.
Criar afinidade é tudo!
Imagem de Seventyfourimages por Envato
Então vamos dividir em três partes essa pesquisa para facilitar o passo a passo:
1 – Qual é o assunto que o meu livro está tratando e o gênero dele?
Meu livro é um romance. Perfeito! Qual tipo de romance? É nesse momento que muitos autores ficam em dúvida. Por mais simples que seja essa informação ela será de fundamental importância para a seleção adequada da editora que irá publicar o seu livro.
Então descobrir se seu romance é histórico, romântico, erótico, new adult, jovem adulto, entre tantos outros tipos será muito importante para você iniciar a sua pesquisa.
Isso irá ocorrer da mesma maneira para todos os demais gêneros literários. Então para responder essa pergunta, primeiro, pesquise adequadamente como o seu texto se enquadra. Se tiver dúvidas consulte seu leitor crítico, esse profissional poderá lhe ajudar prontamente e indicar o gênero e nicho que representa o seu texto.
2 – Quais editoras eu desejo publicar?
Sabendo corretamente qual é o nicho editorial da sua obra, o próximo passo é a pesquisa novamente. Para começar verifique e faça uma lista de todas as editoras que você tem interesse em publicar. Pesquise em seguida as formas de publicação que cada editora oferece para você autor. Cada informação será importante nesse processo.
3 – Quais são os nichos e selos que cada editora trabalha?
Se você chegou até essa etapa, o negócio agora é pesquisar. Como assim!? Você descobriu o seu nicho, mas e sua editora? Será que ela gostaria de publicar sua obra? Nem sempre a editora que nós queremos publicar, pode publicar nosso nicho. Essa pergunta é a parte final e mais importante para você autor. Quais são os nichos e gêneros literários que cada uma delas trabalha, pesquise também sobre os selos literários e se estão abertos a novas publicações no calendário de lançamento delas. Desse modo você poderá descartar as editoras que não se enquadram adequadamente para o seu texto e entrar em contato com as que se encaixam perfeitamente ao seu trabalho. Vamos colocar aqui “descarte as editoras que não se enquadram naquele momento” entre aspas, pois futuramente essas editoras podem ser úteis para outras publicações ou mesmo para você indicar aos amigos autores.
Com todas essas questões resolvidas fica muito mais fácil criar uma boa afinidade entre seu texto e a editora selecionada. Ser acertivo nesse momento pode ser de extrema importância para que a editora selecione o seu texto para publicação, tanto independente como patrocinada.
Para facilitar essa longa jornada deixo abaixo algumas indicações de editoras para vocês aumentarem sua lista de opções para publicação:
- Editora Itapuca (https://www.editoraitapuca.com.br/)
- Lura Editorial (https://www.luraeditorial.com.br/)
- Insight Editorial (https://insighteditorial.com.br/)
- A Arte da Palavra (https://www.aartedapalavraeditora.com/)
- Grupo Companhia das Letras – Paralela (https://www.companhiadasletras.com.br/Busca? selo=Paralela)
- Editora Viseu (https://editoraviseu.com/)
- Editora Darkside (https://www.darksidebooks.com.br/)
- Editora Wish (https://www.editorawish.com.br/)
- Editora Pipoca e nanquim (https://pipocaenanquim.com.br/)
- Editora Arqueiro (https://www.editoraarqueiro.com.br/)
- Editora Patuá (https://www.editorapatua.com.br/)
- Editora Transversal (https://oitoemeio.com.br/transversal/)
- Editora Intrinseca (https://intrinseca.com.br/)
- Editora Pandorga (https://loja.editorapandorga.com.br/)
- Editora Rocco (https://rocco.com.br/)
- Editora Flyve (https://www.editoraflyve.com/)
A lista é grande e essas são só as que eu conheço, imagine se cada leitor dessa revista compartilhasse uma editora da sua região. A lista ficaria gigantesca e as oportunidades também. Se você tem uma indicação que ainda não está aqui na lista, envie para mim o nome da editora pelas redes sociais. Assim podemos divulgar as editoras de cada região.
E aí? Gostaram das dicas? Isso é só o comecinho, mas na próxima matéria podemos continuar falando mais sobre a vida de autor e as maneiras com que podemos publicar nossos livros.
Aguardo vocês na nossa próxima edição!
Por LILIAN STOCCO