Diagramação, uma das partes de extrema importância na publicação de um livro. É aquela parte que irá se comunicar diretamente com o leitor, e se dará por meio de suas artes, layout e grafismos o sentido que o autor deseja passar. Pode ser digital ou impressa e possui uma infinidade de detalhes para você trabalhar juntamente com seu designer, e assim construir uma boa comunicação visual e textual com seu leitor. Se uma capa bem trabalhada pode conquistar um novo leitor, imagine o que uma diagramação mais afinada com sua premissa pode trazer de positivo na relação obra/leitor? É um mundo gigantesco a se explorar, que nos possibilita conquistar novos leitores e entregar um projeto unificado com o conteúdo trabalhado na sua história. Quer conhecer as características de uma boa diagramação? Venham comigo para descobrir o mundo fantástico da diagramação para seu livro decolar.
Matéria 11
Diagramação – um mundo de possibilidades.
O projeto de diagramação de um livro com seus grafismos, tipografias, composição e imagens pode encantar o leitor e o direcionar para mergulhar de cabeça na sua história. Igualmente como a capa, a diagramação gera amores e ódio logo a primeira vista. Com os componentes da diagramação é possível atrair o olhar para determinadas partes do livro, chamar a atenção, alertar ao leitor que aquilo que você está contando é de extrema importância e será responsável pela grande virada na sua história.
Mas como utilizar a diagramação de maneira consciente para construir esse direcionamento do olhar?
Esta questão nos faz ir novamente de encontro com um profissional que já mencionei diversas vezes nas matérias anteriores ao longo deste ano. “O Designer”.
Aliás, se você está lendo essa matéria e não teve a oportunidade de conferir as edições e anteriores, indico que após a leitura dessa edição retorne e conheça cada tópico trabalhado anteriormente. Tenho certeza que você irá se surpreender com o conteúdo e com a gama de arte e cultura da revista The Bard.
Como voltamos ao nosso amigo Designer, devo colocar aqui as funções que esse pode lhe oferecer em questão a diagramação. É através dos serviços prestados por esse profissional que podemos alinhar como o texto e a imagem se conversam. É possível a inserção de grafismos, tipografias diversificadas e ícones que deem força para a sua narrativa cativar ainda mais seu leitor. Também não posso esquecer de mencionar a fluidez de leitura que a organização adequada do texto permite na diagramação.
Da mesma forma que esses serviços podem trazer benefícios, também podem trazer malefícios. Um texto com diagramação carregada demais, cheia de ícones, blocos, traços, cores, imagens e tipografias pode condenar um livro inteiro.
Afinal se o leitor se cansar, devido aos recursos gráficos ele irá parar de ler o livro, além de não recomendar para mais ninguém e assim o trabalho de diagramação pode ser prejudicial.
Lembre-se, no design “menos é mais”. O importante sempre é a harmonia e a unidade entre uma página e outra permitindo a boa continuidade, legibilidade e conforto para a leitura completa da obra.
Vamos agora ver o passo a passo que um designer realiza para a construção de uma boa diagramação:
Conhecendo a obra – Designer não é adivinho! Começo com essa frase, pois é de inteira responsabilidade do autor dizer para o designer do que se trata o livro, quais cores você tem em mente ou gosta para seu trabalho. Fornecer ideias iniciais do que você deseja é a melhor maneira de instrumentalizar o designer e alinhar a comunicação entre ambos. Forneça logo de início:
*As suas idéias iniciais para o projeto (não esconda nada dele);
*A sinopse bem estruturada e se possível a sinopse estendida ou mesmo um resumo contando todos as partes da sua história;
Cores, ilustrações, imagens que você queira colocar no livro;
Todas as informações pré e pós textuais;
Se você tiver alguma preferência por tipografias, deixe o designer saber;
Com todos esses detalhes fica mais fácil, para o designer realizar seu trabalho de uma maneira mais assertiva e evitando futuros ruídos na comunicação.
Rascunho inicial – Após o alinhamento entre você e o designer, ele irá produzir o primeiro protótipo da diagramação do seu livro para avaliação. Esse ponto é de fundamental importância, pois nessa etapa você deve observar cada parte da diagramação e orientar o designer sobre o que te agradou ou não referente a comunicação entre o layout e sua história. Aqui posso dar duas dicas preciosas:
*Seja sincero e mostre ao designer o que te agrada ou não;
*Ouça o designer e compreenda o conceito de cada parte da diagramação das páginas do seu livro.
Essa troca será grandiosa para alinhar ainda mais sua história com o layout proposto pelo designer.
Avaliação final – Nessa etapa você receberá o trabalho final da diagramação do seu livro, com todos os elementos gráficos para permitir uma boa leitura para seus futuros leitores.
Verifique cada parte novamente com cuidado e atenção. Tome nota de qualquer item diferente para informar ao profissional. Lembre-se, você é o responsável por mostrar o que deseja para o profissional, então não deixe escapar nada.
Após a avaliação final, a diagramação do miolo do seu livro estará completo e poderá seguir para plataformas digitais (e-book) e para gráficas (livro físico)
Para fechar com chave de ouro vou mostrar abaixo algumas características importantes de uma diagramação com dicas especiais para vocês conferirem:
Com todas essas etapas e dicas, seu arsenal está completo para pesquisar e procurar qual será a melhor forma de trabalhar sua diagramação.
Pense na sua premissa, na sua história e analise qual seria a melhor opção para impactar o seu futuro leitor com um projeto gráfico de tirar o fôlego?
Nos encontramos na próxima matéria onde iremos continuar a conversar sobre o processo criativo e os desafios na vida de autor.
Aguardo vocês na nossa próxima edição!
Por LILIAN STOCCO