Com o advento da internet e a evolução e expansão das redes sociais os autores, como todo o mercado no geral, tiveram que se adaptar. Para essas adaptações foram necessários compreender os gatilhos e ferramentas que as novas plataformas de entretenimento oferecem. Análises como: público de interesse, nicho de mercado, conteúdo e melhores horários para postagens, começaram a fazer parte do dia a dia dos escritores e escritoras nacionais. Do dia para noite os autores nacionais tiveram que incrementar suas páginas com ferramentas e estratégias de marketing e publicidade. Se você está nesse turbilhão de informações do que postar no “Reels” ou qual música colocar no “TikTok”, me acompanhem. Vamos desvendar os mistérios das redes sociais juntos!
O autor e a rede social
Quem me dera se, após a conclusão da escrita do livro, suas correções, registros e artes, tudo estivesse pronto. Quem me dera! Essa é só a ponta do iceberg. Depois da conclusão da escrita do livro, vimos nas edições anteriores que o caminho só está começando e, é exatamente esses desafios, que estimulam os autores nacionais a desbravarem novos mundos.
E falando de mundo, hoje vamos começar – e quando digo começar, é começar mesmo – a desvendar os segredos e truques das redes sociais e sua importância para o autor criar “identidade e autoridade” no mundo da escrita.
Realizar postagens, fazer vídeos curtos, vídeos ao vivo, curtir, comentar, compartilhar e não esquecer de ativar o sininho. Essas tarefas podem te enlouquecer
então deixarei algumas dicas preciosas para deixar sua vida de escritor nas redes mais fácil.
Antes de sair fazendo um monte de postagens responda as perguntas abaixo:
-
Quem é você como autor/autora?
-
Qual imagem você deseja passar para as pessoas e para os leitores?
-
O que você deseja oferecer para as pessoas e para os leitores?
-
Quem são os seus leitores?
-
Quais conteúdos você deseja mostrar em sua página?
-
Qual/Quais redes sociais você terá tempo de alimentar diária/ semanalmente?
Com essas questões rascunhadas em um papel, você pode começar a definir seu perfil nas redes sociais e seu planejamento de postagens.
Dependendo do que você desejar postar/divulgar para seus leitores e público em geral, você pode utilizar ferramentas para criar anúncios e postagens, por exemplo: com o aplicativo “Canva”, ou mesmo os programas do pacote “Adobe”. Além de programas e aplicativos, cada celular vem com alguns programas de edição de imagem e vídeo, que você pode testar e utilizar. Se você não tem a mínima ideia de onde começar a criar suas postagens, você pode comprar pacotes de postagens prontos, ou contratar um profissional da área de Design para alinhar suas postagens e publicações ao seu nicho de leitores.
Uma dica preciosa é se inspirar em autores e autoras do mesmo nicho que o seu e ver como eles trabalham suas postagens, mas é como eu disse: para se “inspirar”, combinado?
Quando as perguntas estiverem respondidas, sua página criada e as postagens e vídeos estiverem prontas para ganharem as redes, não esqueça de fazer um cronograma de postagens e usar e abusar das opções de agendamento de postagem que algumas plataformas oferecem. Dessa maneira você não ficará postando loucamente todo dia, mas ficará interagindo um pouquinho a cada dia com as postagens automáticas que você já programou.
É nessa questão que os autores precisam se atentar, as “INTERAÇÕES”. Não basta postar, precisa interagir. Se você deseja que o público conheça seu trabalho, você precisa divulgar e conversar com as pessoas, interagir nos comentários, criar carisma e empatia, afinal seus leitores gostam do “seu jeito de ser”, das suas histórias e da forma como você trata as questões sociais. Abuse das interações, compartilhamentos e comentários.
E as lives? Eu terei que fazer lives e vídeos ao vivo?
Imagem de DCStudio por Freepik
Não, se você não quiser, ou se sentir muito pressionado ao ficar em frente a uma câmera, você não precisa fazer. As lives e vídeos são portas de divulgação muito potentes, mas é necessário um bom preparo para iniciar lives. Para algumas pessoas é muito natural gravar vídeos ou fazer lives, já para outras é bem difícil. Então respeite seus limites. Se você quiser experimentar participar de uma live, mas não quer começar uma sozinha, então opte por entrar em lives em coletivos de literatura, poesia, onde cada autor terá alguns minutos para falar do seu texto, ou recitar sua poesia. Dessa forma você começa a ganhar experiência e ficar mais à vontade para criar seus conteúdos por vídeo.
Para facilitar segue algumas indicações de grupos literários do Instagram para vocês conhecerem e compartilharem novas ideias com os demais autores:
- @the_wolf_bard – participe das campanhas, divulgação de autores pela vitrine, da revista e das postagens interativas semanais.
- @mulheres.e.poesias – participe dos desafios de escrita e das lives
- @culturamilanesa – participe das lives, divulgação, lançamentos e do microfone aberto às quartas-feiras às 20hs
- @somosilegais – venham curtir as produções do coletivo de autores e os desafios literários.
- @achadosclube – lives semanais com divulgação de autores nacionais e entrevistas.
- @geração.literaria – Divulgação, entrevistas, venda dos livros, lançamentos, lives e leitura de trechos de autores nacionais.
- @autoresal – lançamentos de coletâneas e desafios semanais de escrita aberto a todos.
E se vocês quiserem entender, bem direitinho, o que “não fazer como autor”, segue uma super indicação, muito bem- humorada:
Livro: Como se tornar um escritor malsucedido – 182 dicas infalíveis para irritar ou afastar os leitores sem fazer força – Pelo ponto de vista do escritor ultrapassado, worstseller Sr. C.Gueta. Publicação independente da – Sociedade de Autores Literários – SAL
Disponível pela Amazon na página:
Como vocês viram, essa é só uma pequena amostra das oportunidades de divulgação on-line que os autores têm à sua disposição. Ainda tem muito mais pessoal para se aproveitar nesse mundo das redes sociais.
E aí? Gostaram das dicas? Isso é só o comecinho, mas na próxima matéria podemos continuar falando sobre o autor e sua identidade/autoridade nas redes sociais.
Aguardo vocês na nossa próxima edição!
Por LILIAN STOCCO