Resenha: Em “Parece a verdade”, conheceremos a história de Sofie, que tem a vida desmoronada quando perde a mãe num acidente. Com apenas 16 anos, se vê sozinha e obrigada a morar no Canadá, com um pai que a abandonou quando ainda era pequena. Já não bastasse tantas mudanças, novamente sofre um acidente. Entretanto, esse acidente será um divisor de águas real, e algo muito especial será desvendado à jovem moça. Será que Sofie conseguirá vivenciar um momento de sossego e paz em meio a tanta confusão? O que o destino reserva para Sofie? Existe destino? Somente lendo para obter essas respostas. Que livro lindíssimo! Abordando temas tão atuais e reais como relações entre pais e filhos e o resultado da ausência ou distanciamento desses personagens, bullying e sobre as dificuldades e dúvidas que permeiam a fase da adolescência. Além de trazer algo mais profundo, porém sem rótulos sobre vida e morte, nos fazendo indagar sobre será que existe uma forma exata de se viver, além de que será a morte e o fim. Reflexivo, forte e com uma trama muito bem conduzida assim é “Parece a verdade”. Saliento ainda, que não leia essa história com uma mente fechada, ela precisa de sensibilidade para que se alcance seu real entendimento.
Sinopse: Após supostamente perder a mãe num acidente de carro, Sofie (uma adolescente de 16 anos), sozinha e sem ter onde morar, se ver obrigada a viajar para outro país (Canadá), para morar com o pai (um homem viciado em trabalho que a abandonou quando ela ainda era pequena). Num mundo totalmente novo, nossa protagonista passa por grandes desafios em sua nova jornada. Só que um novo acidente lhe revelará algo inesperado e tudo o que ela acreditava ser real. Nas páginas desse livro, busco a reflexão entre a vida (o que fazemos dela?) e a morte (para onde iremos, afinal?). Início também uma crítica ao distanciamento dos pais em relação aos filhos, que não tendo “orientação em casa”, buscam fora e muitas vezes o que encontram são as formas erradas. O bullying nas escolas e suas consequências também ganha destaque, bem como a EQM (Experiência quase morte) e a Teoria do caos são abordadas e discutidas.
Sobre o autor: Wescley Marques, autor publicado no Brasil e em Portugal com o livro “Parece a verdade”, pela Editora Chiado. Atualmente, mora em Fortaleza – Ceará, com sua esposa e filho.
Por CARLA SANTIAGO