ARTIGOS – O Castelovers (poema minimalista) por Ana Maria Castelo Branco e Dnilson Castelo Branco

ARTIGOS – O Castelovers (poema minimalista) por Ana Maria Castelo Branco e Dnilson Castelo Branco

 O estilo de poema minimalista denominado Castelovers surgiu no ano 2021 como proposta de exaltação ao amor, à natureza, aos seres humanos e os seus anseios, seus conselhos, seus dizeres, seus saberes, seus sentimentos, seus sonhos… de forma bela, natural e única.

 É uma composição do casal Ana Maria Castelo Branco e José Dnilson Castelo Branco, que tem tido vários adeptos do estilo nas redes sociais: Facebook, Instagram, Whatsapp, cujos depoimentos relatam ser o Castelovers um estilo de poesia “empolgante” que nos faz sempre querer escrever mais de um.

 Com o advento das redes sociais, concordamos que uma imagem vale mais que mil palavras, por isso, há uma preferência pela disposição do Castelovers em foto.

 Castelovers vai além da poesia… Digamos que é uma pirâmide, um castelo de amantes, onde existe de fato, o mundo das ideias com tudo o que é belo e nos permite uma conexão lúdica com o que realmente alegra a nossa alma num universo onírico.

 Castelovers é um estilo de poema minimalista em que o autor deve escrever de forma piramidal, ou seja: o primeiro verso é composto por uma palavra, o segundo por duas palavras, o terceiro por três palavras e o quarto e último verso deve ser formado por quatro palavras. Além disso, em cada verso, o número de caracteres deve ser superior ao verso anterior para ir formando a pirâmide.

 No Castelovers é importante o formato: uma pirâmide. Rimas não é condição, mas vai partir da ins(piração) do poeta/poetisa e não se adota a pontuação. Se for indispensável, somente para dar sentido ao texto, admitem-se as vírgulas.

 O texto deve estar em caixa alta (todo em maiúsculo). Aceitam-se todas as classes de palavras, o importante no poema é exaltar poeticamente à natureza, o ser humano, o amor, as ideologias, as crenças, o social… O formato consiste numa pirâmide centralizada. Acima do texto, alinhado à esquerda deve está escrito CASTELOVERS e abaixo da pirâmide alinhado à direita, o nome do autor.

 Nesse tipo de poema, preza-se pela extração da poesia, não é apenas o formato pirâmide, mas as palavras, além de exaltar o amor, a natureza ou o ser humano… devem ser poéticas, permitindo a quem as lê uma conexão com o que transcende a existência, uma conexão mágica e/ou lúdica com as palavras. A imagem quando utilizada deve completar o texto verbal.

 No Facebook, nós temos o grupo Castelovers, poemas minimalistas, todos podem participar através do link abaixo.

 Seguem exemplos de Castelovers para inspirar a nossa criatividade, tanto escrito, quanto em foto poema:

 

CASTELOVERS

 

NO

CÉU ESTRELADO

UMA LUA CINTILANTE

QUERENDO ABRAÇAR OS SONHOS

 

Ana Maria Castelo Branco

 

 

 

CASTELOVERS

 

SENDO

VOCÊ MESMO

NÃO TEMERÁS NINGUÉM

SUA LUZ RESPLANDECERÁ SEMPRE

 

José Dnilson Castelo Branco

 

 

 

CASTELOVERS

 

CÉU

AZUL, UM

PÁSSARO NO NINHO

CALMARIA EM MEU OLHAR

 

Ana Maria Castelo Branco

 

 

 

 

CASTELOVERS

 

ESTILO

POÉTICO EM

FORMA PIRAMIDAL QUE

EXALTA AMOR, SERES, NATUREZA

 

Ana Maria Castelo Branco

 

 

 

 

CASTELOVERS

 

BORDAREI

UMA CORTINA

COM AMANHECER

PARA USÁ-LA NA JANELA

 

Ana Maria Castelo Branco

 

Por ANA MARIA CASTELO BRANCO E DNILSON CASTELO BRANCO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo