Alta pressão
No mundo da moda, muito se vê cobra engolindo cobra. E não é uma rima, é a competição devorando a autoestima. Padrões inalcançáveis, estilo mudando o tempo todo. Um vaivém incessante de cargos ocupados e desocupados.
Muitas querem o emprego, poucas conseguem se manter no trabalho tão cobiçado e ao mesmo tempo tão temido.
Recém formada em jornalismo, a tímida Andy procura um trabalho na revista tão renomada Runway, e mesmo indo contra os requisitos da moda, ela consegue o trabalho tão desejado por várias modelos e mulheres que julgam ser mais adequadas para o perfil da vaga.
O desenrolar da história se mostra pela editora chefe, Miranda, exigindo milhares de coisas para sua secretária, muito além do ambiente de trabalho, o que deixa claro porque tantas outras não conseguiram se manter lá por muito tempo. Temida e respeitada por todos, ela tem como sua paixão e total dedicação a sua carreira, o que faz dela um alvo constante de críticas e é taxada como insensível por passar por alguns divórcios.
Fica evidente alguns conflitos na trama, a competição para estar nos desfiles de moda, o distanciamento dos amigos e do namorado, já que o trabalho exige tamanha disposição da nossa protagonista.
O filme O diabo veste prada retrata bem a alta pressão que é para uma mulher estar, além disso, permanecer no ambiente assustador da moda, onde muito se espera perfeição, boas maneiras, um corpo esguio, muitas escolhas difíceis e o constante sentimento de aflição, correria e ansiedade.
Mesmo sendo um ambiente dominado por mulheres, há inveja, bullying, sarcasmo e uma grande competição para tomar o lugar de liderança, o topo da cadeia, o cargo de Miranda.
E é possível refletir bastante acerca da tamanha pressão e expectativa em cima da mulher, o machismo, a ganância e um olhar ativo sobre como as coisas devem mudar, nem sempre pra melhor…
O filme O diabo veste prada está disponível no Star+; Lançamento: 2006; Gênero: Comédia/Drama; Classificação: Livre; Duração: 1h 49 min; Elenco: Meryl Streep, Anne Hathaway, Emily Blunt, Stanley Tucci, Adrian Grenier, Simon Baker, Gisele Bündchen, Daniel Sunjata.
Por CACÁ MATOS