Era uma vez uma família que morava na cidade de Quixadá. O nome da mãe era Luna e o nome do pai era Thony. Eles tinham nove filhos e amavam a todos. Mas o casal tinha uma filha que era muito pequena e se chamava Flora. Ela era muito frágil, educada e seus pais sempre tiveram um cuidado mais especial com ela.
Seus filhos eram todos especiais, a mais velha se chamava Val, a oitava filha se chamava Lice, o sétimo filho se chamava Elton, o sexto filho se chamava Tarso, a quinta se chamava Grace, Flora era a quarta filha do casal. A terceira se chama Meyse, a segunda filha se chama Fauna e a primeira se chama Amora.
Os pais de Flora e suas irmãs mais velhas saíam muito cedo para trabalhar. As crianças ficavam sob a responsabilidade de Elton, que era muito atencioso e trabalhava à noite, junto com o irmão Tarso, na padaria 7 de Setembro, que ficava na mesma rua onde a família morava.
Tarso ficava encarregado de levar as irmãs para a escola que fica perto de sua casa, enquanto Elton ficava encarregado de fazer a comida, Grace era quem dava banho nos pequenos. Meyse contava histórias todas as tardes para toda a família. Meyse cuidava de todos os assuntos familiares de seu pai e de sua mãe. Meyse cuidava de todos os assuntos de seus tios, tias, primos e primas. Os familiares da parte de sua mãe moravam na fazenda Jordão e a família da parte de seu pai morava em Baturité. E quando chegavam na cidade, Meyse os ajudava, isso desde os 12 anos.
Tudo ia muito bem, a família de Flora vivia com o pouco que seus pais, irmãos e irmãs ganhavam, era dinheiro suficiente para que nunca faltasse comida na mesa. Todos se divertiam e brincavam com as outras crianças da rua e todos os amavam muito. Era uma família que construiu seu nome na base do respeito e da honestidade.
Mas, certo dia, a família de Flora recebeu a visita de uma senhora que queria levar uma das filhas do casal. Eles ficaram apreensivos, nervosos e com medo que essa senhora levasse Flora, que era a mais frágil e delicada. Flora tinha um sopro no coração e isso a deixava muito fraca e às vezes acamada.
A senhora, que se chamava Estrela, explicou ao casal Luna e Thony que veio ajudar a cuidar das crianças porque eles tinham muitos filhos e precisavam de ajuda. Luna não gostou do que ouviu e foi conversar em particular com Thony.
Thony e Luna pediram licença a dona Estrela e foram conversar no quarto. A casa tinha dois quartos, sala, cozinha, banheiro e um pequeno quintal onde as crianças gostavam de brincar.
Enquanto aguardava a decisão do casal, dona Estrela decidiu falar com Flora, Meyse, Fauna e Amora. Ela disse que onde ela morava tinha muita comida, muitas crianças para brincar e que iam gostar muito da casa de dona Estrela. Ela também disse que precisava que uma das meninas tivesse a responsabilidade de cuidar da casa dela, fazendo todos os serviços domésticos, lavando e passando as roupas.
Ao ouvir essa última frase, Flora correu e entrou na sala onde seus pais conversavam. Ela contou tudo para Luna e Thony e disse que não queria ficar longe de nenhum familiar. Thony e Luna abraçaram a pequena Flora e prometeram que nunca os deixariam com outras pessoas. Thony chorou ao ver Flora chorar com medo de ficar sem a família que ela tanto amava.
Após este fato, o casal Luna e Thony saíram da sala e foram conversar com dona Estrela. Ela ficou constrangida e desconfiada ao ver Flora com os pais. Luna explicou a Estrela que nunca abandonaria os filhos e que jamais os deixaria servir de criados em sua casa. A dona Estrela saiu furiosa e prometeu voltar e levar consigo uma ou duas filhas de Luna. Thony disse que Estrela não era bem-vinda em sua casa e que ela deveria partir para sempre.
Todos se abraçam e prometem cuidar cada vez mais uns dos outros. Depois de tudo esclarecido, Flora agradeceu aos pais por ouvi-la e por ter ouvido a fala de Estrela. Luna disse que nunca lhe passou pela cabeça abandonar os filhos e Flora perguntou:
— Mas ela queria logo eu que sou a menor e a mais frágil?
Nunca fale isso, Flora. Você é o nosso tesouro mais valioso, assim como seus irmãos, tesouros valiosos que recebemos de Deus.
Um dia, enquanto Flora ia estudar, encontrou uma senhora vestida de preto. Quando Flora ergueu os olhos para se desculpar com a senhora, levou um susto, era dona Estrela. Flora ficou tão nervosa que correu para casa e ao chegar desmaiou nos braços de sua irmã Meyse. Meyse correu para a casa vizinha, falou o que aconteceu e ligou para os pais e eles tiveram que levar Flora para o hospital.
Flora ficou internada por dois meses, sua frágil saúde havia se deteriorado devido à presença de dona Estrela e ao medo de ser sequestrada por ela. Estrela voltou à casa da família Silva e queria uma das filhas de Luna e Thony. Ela comprou uma casa na mesma rua da família de Flora.
A família Silva agora teria que redobrar os cuidados com todos. Fauna, um dia, decidiu ir sozinha para a escola e dona Estrela a seguiu e a sequestrou, levando-a para casa. Por sorte, Tarso estava voltando da casa do amigo Carlos e viu dona Estrela e Fauna entrarem na casa. Tarso correu e conseguiu pegar Fauna no momento em que ela entrava em casa. Correram para casa e fecharam as portas. Eles esperaram que seus pais e irmãs voltassem do trabalho.
Seu Thony e dona Luna foram denunciar a polícia o que dona Estrela fez com sua filha. Ela foi intimada pelo delegado Carneiro para comparecer à delegacia e esclarecer o motivo desse crime. Ao chegar na delegacia, dona Estrela confessou tudo e disse que nunca mais faria algo assim com o casal Luna e Thony.
Vários dias se passaram e a família de Flora havia se esquecido da visita de dona Estrela. Mas Flora não conseguia parar de imaginar como seria sua vida longe de sua família. Certo dia, quando seu pai chegou do trabalho, Flora foi conversar com ele sobre o assunto. Thony disse que dona Estrela havia se mudado para a cidade de São Paulo e que nunca mais a veriam.
Todos os filhos do casal Thony e Luna seguiram suas vidas em paz e sem medo de perder um de seus parentes. Agora, todos eles formaram suas próprias famílias.
Elton e Tarso se inscreveram no concurso da Polícia Militar do Ceará e conseguiram passar. Elton se casou com Susanna e teve um filho chamado Felipe. Dez anos depois, eles se separaram. Susana está sozinha, Elton casou-se novamente e teve um filho. Fatinha é sua atual esposa e o filho deles se chama Nathan.
Tarso se casou e teve dois filhos. Tamires e Tarso Júnior. Um casamento abençoado por Deus.
Val decidiu ser mãe solteira e teve três filhos: Marcos, Márcio e Marlon. Lice se casou e teve dois filhos: Érika e Éwerton. O casamento deles foi muito complicado, Lice se separou e eles se reconciliaram várias vezes.
Fauna se casou com o motorista Vauíres e teve dois filhos: Dilan e Larissa. Meyse se casou com Jota e teve um filho chamado Anthony. Grace se casou com Eudes, teve um filho, Erick, e se separou, casou-se com Jucier, e teve uma filha chamada Krysna.
Amora se casou com Louis e teve um filho chamado Lukas. Flora conseguiu se recuperar da doença, casou-se com Carlito e teve uma filha chamada Dora. Flora agora sofre de ansiedade, faz terapia semanalmente, consulta um psiquiatra duas vezes por ano, mas fica muito feliz em poder contar sua história para a filha e seus amigos. Flora mora na casa que pertenceu aos pais e sente-se grata por poder construir sua família na casa onde sempre morou.
No final do ano, a família do Sr. Thony e dona Luna se reúnem para colocar as coisas em ordem. Isso ainda em vida de Seu Thony e Dona Luna. Após a morte deles, a família quase não se vê, apenas as três filhas mantêm o hábito de se encontrar no final do ano, Meyse, Flora e Grace.
Agora que cada um tem seus compromissos, a família se distanciou, mas continuaram se amando e mantendo o mesmo cuidado de sempre. Todos os dias eles se falam via WhatsApp para saber como todos estão se sentindo. E todos estão felizes e são amados.
Por FRANCISCA NARCISA DA SILVA