Da vencedora corrida para concepção até o último fechar de pálpebras, todo ser humano é cercado por um infindável turbilhão de desafios. Nascer, crescer, amar, superar, evoluir e muitas vezes cair para recomeçar.
A dinâmica da vida é feita de desafios, nenhum ser vivo está livre de obstáculos, sempre há limites para serem superados e novas faculdades aguardando desenvolvimento.
Nós da Revista Internacional The Bard, aproveitamos essa dinâmica imanente a própria vida para lançar uma coluna de desafios poéticos. Sob a coordenação do advogado e poeta Marcelo Papareli, cada edição a partir de agora, contará com um desafio poético e temático, onde os poemas selecionados serão publicados em dia e hora marcada para divulgação do resultado.
Desta forma, a Revista será publicada em seu calendário normal, contudo, um espaço próprio ficará reservado para divulgação dos poemas selecionados. Trata-se de um movimento poético com a finalidade de estimular a escrita, desafiar a criatividade e ao mesmo tempo congregar poetas e poetisas em torno de datas e eventos que marcaram época e que registram nossa própria história.
E o tema inaugural da coluna será o Natal, uma data comemorada por tantos povos, uma época de magia, de sentimentos de ressignificação, de menino Jesus, de simbologias diversas para cada crença, enfim, o natal de cada coração. No dia 24 de dezembro após as 12 badaladas noturnas, 25 poemas selecionados serão liberados para o conhecimento público. Ali os 25 poetas e poetisas terão suas obras expostas. A grande vencedora será sempre a Arte, os poetas e poetisas darão as mãos numa grande aliança poética, 25 terão seus poemas publicados, e os demais deixarão registrado o brilho de seus corações participando do desafio.
Agradecimentos
Saudações poéticas! Nesta noite de Natal, nós, da Revista The Bard, unimos nossos corações aos corações de todos os poetas que aceitaram nosso convite desafiador. Enlaçamos nossos mais nobres sentimentos a todos leitores que amorosamente nos prestigiam, e apresentamos os 25 poetas vencedores.
Parabéns a todos que participaram, e todos nós formamos uma grande ciranda em torno dos 25 poetas escolhidos. Evoé! Poetas, parabéns pelas luzes em forma de verbos, versos e prosas. A arte é aqui celebrada no seu mais alto grau de sofisticação, com alegria, espírito de fraternidade e respeito. É preciso ser forte para aceitar desafios, é preciso ser sábio para aprender com eles, é preciso ser nobre para aplaudir os vencedores.
Na condição de colunista, refresquei minha alma numa oportuna chuva literária. Ainda sob os efeitos de uma crise pandêmica, pude sentir mil nuances dos mais variados sentimentos, e, mesmo sem poder julgá-los, muitos elegi como prece. Caminhemos juntos entre os desafios da vida. Cá neste canto, nos desafios literários, esta jornada está apenas começando; vem ser desafiado, vem comigo!
Poema do colunista
Natal
festa que celebra a vida
estrela manjedoura magos
noite de Belém pura magia
vida que superou a morte
festa dos milagres e ensinos
martírio dor e incompreensão
lágrimas de mil peregrinos
e inolvidável lição do perdão
glória ressureição e vida
comunhão divina lição
paz na terra um dia será
nova estrela é teu coração
Por Marcelo Papareli