GERAÇÃO LITERÁRIA – Desvendando os nossos autores

GERAÇÃO LITERÁRIA – Desvendando os nossos autores

 Luciana Oliveira
@autora.lucianaoliveira

 A liberdade da autopublicação

 O quanto você presa pela sua liberdade? Pessoalmente, autopublicar foi assumir o controle, decidir datas, estabelecer metas e realizar projetos nos quais acredito. Chegar a essa conclusão, no entanto, não foi simples. Quando se é novo no mercado editorial, tanta liberdade pode ser algo assustador. Após algumas decisões equivocadas, seguidas de muito estudo, fiz a opção por dois motivos: orçamento e claro, liberdade. Para quem não quer começar investindo grandes quantias, por prudência ou simples impossibilidade, autopublicar é sinônimo de baixo orçamento.

 A iniciar pelo registro, ISBN e ficha catalográfica que podem ser requeridos diretamente a CBL, até as artes de capa e diagramação. Sim, pois não é somente sobre ser um bom escritor, mas perceber que há muitos caminhos interligados no mundo literário: marketing, copyright, design gráfico…

 Porém, tantas horas gastas em estudos trarão não só resultado, mas a satisfação de saber que existe um pouco de você em cada parte do seu livro.

 

 

 

Príscilla Lima.
@ priscillalima_romances

 Novelas

 Com um público cada vez mais exigente, as novelas estão passando por várias adaptações. As séries de TV tomaram um espaço que antes era totalmente noveleiro. Lutando para manter a audiência, as novelas estão inovando e ficando cada vez mais próximas de superproduções. Hoje o público busca algo que os surpreendam, desde imagens até enredos que os façam viajar junto aos personagens.

 Com um mercado amplo de autores, o Brasil tem grandes possibilidades de crescer muito mais, tornando-se uma grande fábrica de histórias. Na década de sessenta, setenta e oitenta a censura não permitia cenas de sexo nas novelas, porém nos anos noventa se tornou comum ser surpreendido com cenas picantes. Com essa inovação o mundo das novelas ficou dividido entre os expectadores que gostam de cenas com mais realismo e os que cheios de pudores se afastaram do viciante hábito de estar sentados em frente à TV no horário nobre. As novas gerações foram privadas desta tradição noveleira, e com isso novos hábitos foram surgindo. Hoje a TV brasileira quer conquistar seu público novamente, trazendo de volta versões de novelas antigas mais atualizadas e deixando os pais mais à vontade para apresentar aos filhos, algo que fez parte da sua infância. Uma novela bem escrita é cultura, sendo possível mostrar todas as riquezas de um país através de personagens incríveis. O novo expectador quer algo próximo da realidade, mas sem tanto realismo, podendo assim fugir das preocupações com o mundo louco que estamos vivendo, algo que nos permite esquecer apenas por alguns minutos da nossa realidade. Os autores brasileiros estão cheios de criatividade e vontade de mostrar que nas páginas de livros pode estar escondida uma incrível história, que poderá ser contada através das telas de TV e assim levando a cultura de diversas maneiras ao público que não abre mão de assistir grandes histórias. Todo expectador quer ser surpreendido, quer ver diante dos olhos algo que gostaria de viver em suas vidas e não será possível.

 Um autor de novelas e de livros precisam ser bons contadores de histórias, o mundo imaginário se aproxima do real quando bem representado. Escrever e produzir é uma arte, temos público esperando por elas todos os dias. É preciso dar oportunidade para novos autores, para que o mundo fantástico das novelas não acabe, que se torne tão atrativo quanto as plataformas de filmes e séries. Novelas são como livros digitais, tudo depende do que está escrito e a reprodução será perfeita. As novelas nos abrem um amplo leque de gêneros, podem ser de época, rurais, ficção científicas, modernas, enfim o que o autor desejar e conseguir descrever muito bem através de palavras. Novelas de época tem um público fiel com suas histórias cheias de romantismo, algo que agrada muito as mulheres. Os temais rurais agradam a família toda, principalmente os homens que se encantam com a natureza e os personagens rústicos. As novelas de ficção científicas nos prendem, nos deixando cheios de curiosidade e ansiosos pelos próximos capítulos. Novelas modernas enchem os olhos das mulheres, em todas as produções sempre tem uma mulher chique e bem resolvida, mas é claro que o que mais chama atenção é o par romântico, ela sempre estará acompanhada de um homem perfeito. (risos) O entretenimento está ligado a emoções e as cenas de novelas entram com mais facilidade na mente e no coração das pessoas. Eu sempre digo! Tudo por ser culto quando bem produzido…

 

Fabiana Francisco

@ borboletaferida2020

 A Era das Redes Sociais

 “A internet aumentou a comunicação e a distância entre as pessoas.”

 -Lord Thony J. S. Dias

 Em toda a história da humanidade, as pessoas organizaram diferentes formas de estabelecer conexões e se comunicarem. A sociedade moderna está repleta dos mais diferentes recursos tecnológicos; atualmente crianças, jovens, adultos e idosos possuem aparelhos celulares, smartphones, tablets e computadores que permitem fácil acesso à Internet, especialmente às redes sociais. A predominância do ambiente online e sua influência em nossas vidas é gigante, pois as redes sociais são facilitadores de conexões sociais entre pessoas, grupos e organizações que compartilham dos mesmos valores ou interesses, promovendo as mais deferentes interações. É inegável o sucesso obtido por meio das redes sociais que conhecemos.

 Dificilmente conseguimos pensar nossas vidas sem a presença dessas plataformas. Existem inúmeras redes sociais e, a cada ano, surgem novas para se destacarem e tornarem-se a tendência da vez. Cada uma dessas redes sociais tem características específicas e peculiares atendendo um público cada vez mais exigente, sedento por novidades e extremamente volátil. Apesar das redes sociais serem uma grande conquista da atualidade é preciso cautela ao usá-las para não incorrer em prejuízos a curto e longo prazo, como a falta e/ou o vazamento da privacidade, o aumento da criminalidade cibernética e o isolamento social, que contrapondo a ideia de que as redes sociais aproximam pessoas distantes fisicamente, também distancia aqueles que estão próximos. Quantos de nós já não nos vimos numa mesa ou num evento social onde os presentes mais se preocupavam em relacionar-se com os ausentes e em postar os últimos acontecimentos ignorando todos a sua volta, deixando de viver o momento para não perder um click sequer?

 Além do fato de que o uso excessivo pode tornar-se um vício, desencadeando problemas como estresse, baixa autoestima, ansiedade, depressão, individualismo, agressividade entre outros transtornos e patologias já conhecidas da medicina moderna. Cabe ainda ressaltar que as redes sociais também são um ambiente propício para a propagação de informações enganosas e notícias falsas, uma vez que o usuário pode escrever – e compartilhar – o que quiser nas redes, sem a necessidade de mencionar fontes adequadas e nem apurar a veracidade destes conteúdos.

 

Por GERAÇÃO LITERÁRIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo